O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236449 |
Resumo: | Esta pesquisa tem a intenção de demonstrar, analisar e explicitar as diferentes estratégias de autofiguração que compõem a escrita autoficcional de Lygia Fagundes Telles e destacar A Disciplina do Amor como pioneira dentro da estética dos contos da autora. Tal afirmação se evidencia pelo fato de que a obra abriu caminho para a publicação posterior de outras obras autoficcionais - como Invenção e Memória (2000), Durante Aquele Estranho Chá (2002, 2010c) e Conspiração de Nuvens (2007), consolidando-se enquanto uma nova tendência. Neste sentido, pretende-se demonstrar a nova tendência estética da escritora a partir da comparação de um corpus pré-definido (seleção específica de alguns contos representativos) do livro de contos anterior à obra pioneira, a obra pioneira e um posterior, sendo eles: Antes do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES, 1980, 2010a) e Invenção e Memória (TELLES, 2000, 2009a). Para as delimitações da narrativa autoficcional, vale-se, neste trabalho, dos postulados dos mais diversos teóricos envolvidos na primeira onda de análises das “escritas do eu”, como Philippe Lejeune e Serge Doubrovsky e, também, de estudos mais recentes de Faedrich (2015) e Ferrari (2015), que sintetizam tal percurso teórico e aplicam o gênero a autores brasileiros. |
id |
UNSP_fcbdb4c3af45e2d3520d9a1dc9f19a4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/236449 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes TellesThe autofictional pioneering of A Disciplina do Amor in the short story by Lygia Fagundes TellesEscritas de siAutoficçãoLygia Fagundes TellesA Disciplina do AmorAntes do Baile VerdeInvenção e MemóriaSelf WritingAutofictionEsta pesquisa tem a intenção de demonstrar, analisar e explicitar as diferentes estratégias de autofiguração que compõem a escrita autoficcional de Lygia Fagundes Telles e destacar A Disciplina do Amor como pioneira dentro da estética dos contos da autora. Tal afirmação se evidencia pelo fato de que a obra abriu caminho para a publicação posterior de outras obras autoficcionais - como Invenção e Memória (2000), Durante Aquele Estranho Chá (2002, 2010c) e Conspiração de Nuvens (2007), consolidando-se enquanto uma nova tendência. Neste sentido, pretende-se demonstrar a nova tendência estética da escritora a partir da comparação de um corpus pré-definido (seleção específica de alguns contos representativos) do livro de contos anterior à obra pioneira, a obra pioneira e um posterior, sendo eles: Antes do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES, 1980, 2010a) e Invenção e Memória (TELLES, 2000, 2009a). Para as delimitações da narrativa autoficcional, vale-se, neste trabalho, dos postulados dos mais diversos teóricos envolvidos na primeira onda de análises das “escritas do eu”, como Philippe Lejeune e Serge Doubrovsky e, também, de estudos mais recentes de Faedrich (2015) e Ferrari (2015), que sintetizam tal percurso teórico e aplicam o gênero a autores brasileiros.The present essay intends to analyze, verify and explain the different self-figuration strategies that compose the autofictional writing of Lygia Fagundes Telles and highlight A Disciplina do Amor as a pioneer in the aesthetics of the author's short story, as the composition opened paths for the later publication of other autofictional works- as Invenção e Memória (2000), Durante Aquele Estranho Chá (2002, 2010c) and Conspiração de Nuvens (2007), being consolidating as a new trend. In this regard, it is intended to prove the writer’s new aesthetic trend by comparing a pre-defined corpus (specific selection of some representative texts) from the storybook prior to the pioneer work, her pioneer work and a later one, namely respectively: Antes do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES, 1980, 2010a) and Invenção e Memória (2000, 2009a). For the delimitations of autofictional narrative, this essay draws on the postulates of the most diverse theorists involved in the first wave of analyzes of the autobiographical and autofictional writing, such as Philippe Lejeune and Serge Doubrovsky, and also more recent studies by Faedrich (2015) and Ferrari (2015), who synthesize this theoretical path and apply the genre to Brazilian authors.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Andressa Cristina de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendes, Ana Caroline Moura2022-09-05T18:20:17Z2022-09-05T18:20:17Z2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23644933004030016P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236449Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:27:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles The autofictional pioneering of A Disciplina do Amor in the short story by Lygia Fagundes Telles |
title |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles |
spellingShingle |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles Mendes, Ana Caroline Moura Escritas de si Autoficção Lygia Fagundes Telles A Disciplina do Amor Antes do Baile Verde Invenção e Memória Self Writing Autofiction |
title_short |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles |
title_full |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles |
title_fullStr |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles |
title_full_unstemmed |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles |
title_sort |
O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles |
author |
Mendes, Ana Caroline Moura |
author_facet |
Mendes, Ana Caroline Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Andressa Cristina de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Caroline Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escritas de si Autoficção Lygia Fagundes Telles A Disciplina do Amor Antes do Baile Verde Invenção e Memória Self Writing Autofiction |
topic |
Escritas de si Autoficção Lygia Fagundes Telles A Disciplina do Amor Antes do Baile Verde Invenção e Memória Self Writing Autofiction |
description |
Esta pesquisa tem a intenção de demonstrar, analisar e explicitar as diferentes estratégias de autofiguração que compõem a escrita autoficcional de Lygia Fagundes Telles e destacar A Disciplina do Amor como pioneira dentro da estética dos contos da autora. Tal afirmação se evidencia pelo fato de que a obra abriu caminho para a publicação posterior de outras obras autoficcionais - como Invenção e Memória (2000), Durante Aquele Estranho Chá (2002, 2010c) e Conspiração de Nuvens (2007), consolidando-se enquanto uma nova tendência. Neste sentido, pretende-se demonstrar a nova tendência estética da escritora a partir da comparação de um corpus pré-definido (seleção específica de alguns contos representativos) do livro de contos anterior à obra pioneira, a obra pioneira e um posterior, sendo eles: Antes do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES, 1980, 2010a) e Invenção e Memória (TELLES, 2000, 2009a). Para as delimitações da narrativa autoficcional, vale-se, neste trabalho, dos postulados dos mais diversos teóricos envolvidos na primeira onda de análises das “escritas do eu”, como Philippe Lejeune e Serge Doubrovsky e, também, de estudos mais recentes de Faedrich (2015) e Ferrari (2015), que sintetizam tal percurso teórico e aplicam o gênero a autores brasileiros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-05T18:20:17Z 2022-09-05T18:20:17Z 2022-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/236449 33004030016P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/236449 |
identifier_str_mv |
33004030016P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045447638450176 |