Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/94046 |
Resumo: | O presente trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola”, do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP), que se consolidou a partir de diversos estudos sobre a recepção de narrativas juvenis por alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação incluiu a realização de um trabalho de incentivo à leitura, promovendo o contato dos alunos com narrativas literárias, no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries, ou 6º ao 9º ano), da Escola Estadual “Jardim Primavera”, da cidade de Cerqueira César. A aplicação do projeto, em parceria com professores da escola, dispôs da carga horária semanal da disciplina de Leitura e Produção de Textos do Ensino Fundamental II, durante o segundo semestre do ano de 2009. Essa parceria demandou também um programa de aperfeiçoamento da prática docente no ensino da leitura, por meio de encontros de formação. Desse modo, o projeto trazia os seguintes objetivos: estudar o papel da literatura infanto-juvenil para a efetiva formação do leitor, buscando contribuir para a superação do baixo desempenho dos alunos das escolas públicas na competência leitora; discutir sobre o aproveitamento de narrativas literárias na sala de aula, abrangendo aspectos ligados à prática docente e às metodologias de ensino da literatura; e analisar as impressões de leitura desses alunos, com base nos postulados da Estética da Recepção (Hans Robert Jauss). Após a aplicação dos projetos de leitura nas doze turmas da escola, procedeu-se a análise dos resultados quantitativos, para a seleção do corpus de análise, em função do que se verificou a possibilidade de um estudo comparativo da recepção nas três turmas de sétima série, para as quais foi oferecida para leitura... |
id |
UNSP_fda5831ae803a6e0d1ed0a352f4abac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/94046 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulistaLiteratura infanto-juvenilLeituraLiteraturaChildren‟s literatureReading – Studying and teachingLiterature – History and criticiO presente trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola”, do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP), que se consolidou a partir de diversos estudos sobre a recepção de narrativas juvenis por alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação incluiu a realização de um trabalho de incentivo à leitura, promovendo o contato dos alunos com narrativas literárias, no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries, ou 6º ao 9º ano), da Escola Estadual “Jardim Primavera”, da cidade de Cerqueira César. A aplicação do projeto, em parceria com professores da escola, dispôs da carga horária semanal da disciplina de Leitura e Produção de Textos do Ensino Fundamental II, durante o segundo semestre do ano de 2009. Essa parceria demandou também um programa de aperfeiçoamento da prática docente no ensino da leitura, por meio de encontros de formação. Desse modo, o projeto trazia os seguintes objetivos: estudar o papel da literatura infanto-juvenil para a efetiva formação do leitor, buscando contribuir para a superação do baixo desempenho dos alunos das escolas públicas na competência leitora; discutir sobre o aproveitamento de narrativas literárias na sala de aula, abrangendo aspectos ligados à prática docente e às metodologias de ensino da literatura; e analisar as impressões de leitura desses alunos, com base nos postulados da Estética da Recepção (Hans Robert Jauss). Após a aplicação dos projetos de leitura nas doze turmas da escola, procedeu-se a análise dos resultados quantitativos, para a seleção do corpus de análise, em função do que se verificou a possibilidade de um estudo comparativo da recepção nas três turmas de sétima série, para as quais foi oferecida para leitura...The current work is bonded to the “Reading and Literature at School” Research Group, at the Literature Department of “Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP)”, which consolidated itself from the several studies about the youthful narratives reception by Elementary School pupils. The action research included the performance of a work of literature incentive, promoting the contact between the pupils and the literary narratives, in Elementary School (from level 5 to 8, or 6 to 9), in “Jardim Primavera” Public School, in “Cerqueira César” city. The project application, into partnership with the teachers of the school, disposed of the weekly hours of the “Reading and Writing” subject in Elementar y School, during the second semester in 2009. This partnership also demanded an improving program of the teaching practice in reading teaching, by the means of schooling meetings. In this way, the project had the following objectives: studying the children‟s literature role to the effective reader schooling, trying to contribute to the surpassing of the pupils with poor performances in reading ability in public schools; discussing about the use of literary narratives in classroom, including aspects bonded to the teaching practice and to the methodologies of literature teaching; and analyzing these pupils‟ reading feelings, based on principles of the Reception Aesthetics (Hans Robert Jauss). After the application of the reading projects in eleven different classes of the school, it was carried out the analysis of the quantitative data results to the selection of the corpus of analysis, according to what was observed, the possibility of a comparative study of the acceptance in the three... (Complete abstract click electronic access below)Secretaria de Estado de Educação de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fábio Coutinho [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2011-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis262 f. : il.application/pdfSILVA, Fábio Coutinho. Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista. 2011. 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/94046000649935silva_fc_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94046Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:19:15.193283Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista |
title |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista |
spellingShingle |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista Silva, Fábio Coutinho [UNESP] Literatura infanto-juvenil Leitura Literatura Children‟s literature Reading – Studying and teaching Literature – History and critici |
title_short |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista |
title_full |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista |
title_fullStr |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista |
title_full_unstemmed |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista |
title_sort |
Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista |
author |
Silva, Fábio Coutinho [UNESP] |
author_facet |
Silva, Fábio Coutinho [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fábio Coutinho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infanto-juvenil Leitura Literatura Children‟s literature Reading – Studying and teaching Literature – History and critici |
topic |
Literatura infanto-juvenil Leitura Literatura Children‟s literature Reading – Studying and teaching Literature – History and critici |
description |
O presente trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola”, do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP), que se consolidou a partir de diversos estudos sobre a recepção de narrativas juvenis por alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação incluiu a realização de um trabalho de incentivo à leitura, promovendo o contato dos alunos com narrativas literárias, no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries, ou 6º ao 9º ano), da Escola Estadual “Jardim Primavera”, da cidade de Cerqueira César. A aplicação do projeto, em parceria com professores da escola, dispôs da carga horária semanal da disciplina de Leitura e Produção de Textos do Ensino Fundamental II, durante o segundo semestre do ano de 2009. Essa parceria demandou também um programa de aperfeiçoamento da prática docente no ensino da leitura, por meio de encontros de formação. Desse modo, o projeto trazia os seguintes objetivos: estudar o papel da literatura infanto-juvenil para a efetiva formação do leitor, buscando contribuir para a superação do baixo desempenho dos alunos das escolas públicas na competência leitora; discutir sobre o aproveitamento de narrativas literárias na sala de aula, abrangendo aspectos ligados à prática docente e às metodologias de ensino da literatura; e analisar as impressões de leitura desses alunos, com base nos postulados da Estética da Recepção (Hans Robert Jauss). Após a aplicação dos projetos de leitura nas doze turmas da escola, procedeu-se a análise dos resultados quantitativos, para a seleção do corpus de análise, em função do que se verificou a possibilidade de um estudo comparativo da recepção nas três turmas de sétima série, para as quais foi oferecida para leitura... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-07 2014-06-11T19:26:52Z 2014-06-11T19:26:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Fábio Coutinho. Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista. 2011. 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011. http://hdl.handle.net/11449/94046 000649935 silva_fc_me_assis.pdf 33004048019P1 |
identifier_str_mv |
SILVA, Fábio Coutinho. Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista. 2011. 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011. 000649935 silva_fc_me_assis.pdf 33004048019P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/94046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
262 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128346831192064 |