A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92394 |
Resumo: | O trabalho delineia um panorama do perfil leitor de professores de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, que ministram aulas a classes dos anos iniciais da escolaridade, discutindo questões como freqüência e hábitos de leitura, vínculos afetivos com a literatura, tipo e finalidades da leitura que realizam. Para tanto, resgata, junto aos professores, memórias de suas vivências de leitura em três fases distintas: primeira infância, vida escolar e adolescência e, finalmente, vida adulta. Muito se tem discutido sobre a relevância da figura dos professores na formação leitora das crianças e jovens, atribuindo-se as dificuldades desse processo, entre outras causas, às deficiências de sua própria formação leitora. Esse estudo de caso procurou traçar o perfil de alguns professores quanto a seus processos de leitura e, a partir disso, se propôs a analisar as práticas educativas com leitura de dois participantes (previamente inseridos nas categorias sujeito leitor e sujeito não leitor), buscando elementos de diferenciação quantitativos e qualitativos entre as respectivas práticas. O objetivo principal da investigação foi verificar como a existência de um perfil leitor por fruição na figura dos professores poderia influenciar práticas educativas com a leitura mais assertivas, segundo os pressupostos teóricos explicitados. A análise dos dados permitiu concluir que ter um perfil leitor por fruição, manifestado por vínculos afetivos com a leitura e a literatura, é aspecto relevante, mas não configura condição para que um professor desenvolva práticas de ensino da leitura mais significativas.... |
id |
UNSP_fde0a44faf1d5452cecb2c7a24fd11b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92394 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leituraEducaçãoLeituraProfessores - FormaçãoReading and learningTeacher educationReader educationO trabalho delineia um panorama do perfil leitor de professores de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, que ministram aulas a classes dos anos iniciais da escolaridade, discutindo questões como freqüência e hábitos de leitura, vínculos afetivos com a literatura, tipo e finalidades da leitura que realizam. Para tanto, resgata, junto aos professores, memórias de suas vivências de leitura em três fases distintas: primeira infância, vida escolar e adolescência e, finalmente, vida adulta. Muito se tem discutido sobre a relevância da figura dos professores na formação leitora das crianças e jovens, atribuindo-se as dificuldades desse processo, entre outras causas, às deficiências de sua própria formação leitora. Esse estudo de caso procurou traçar o perfil de alguns professores quanto a seus processos de leitura e, a partir disso, se propôs a analisar as práticas educativas com leitura de dois participantes (previamente inseridos nas categorias sujeito leitor e sujeito não leitor), buscando elementos de diferenciação quantitativos e qualitativos entre as respectivas práticas. O objetivo principal da investigação foi verificar como a existência de um perfil leitor por fruição na figura dos professores poderia influenciar práticas educativas com a leitura mais assertivas, segundo os pressupostos teóricos explicitados. A análise dos dados permitiu concluir que ter um perfil leitor por fruição, manifestado por vínculos afetivos com a leitura e a literatura, é aspecto relevante, mas não configura condição para que um professor desenvolva práticas de ensino da leitura mais significativas....This work presents a view about an outline of reader teachers from a public school of Presidente Prudente, São Paulo State; these teachers work with students from first grade. This study discusses some aspects such as frequency, reading habits, affective entailment with literature, kinds and objectives of their own reading. To do so, the study ransoms the teachers reading memories during three stages of their lives: Young childhood, school age and adolescence, and finally as adults. Many researchers have presented a discussion about how important the teacher is for the reader development, in some of these studies the difficulties of this process is attributed to a failure in the teachers' development as a reader. This case study intends to present an outline of some teachers and their reading process, and then, analyze the way a reader and a not reader teacher work with reading. We also intend to verify quantitative and qualitative elements that differ their work. Our aim was to verify if a reader teacher can develop a better work that a teacher that does not read very often, according to a theoretical support. The analysis of the data allowed to end that to have a profile reader for fruition, manifested by affectionate bonds with the reading and the literature, it is relevant aspect, but it doesn't configure condition for a teacher to develop practices of teaching of the reading most significant...(Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Ana Cláudia de [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2006-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f.application/pdfSOUSA, Ana Cláudia de. A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura. 2006. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92394000490062sousa_ac_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:59.802587Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura |
title |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura |
spellingShingle |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura Sousa, Ana Cláudia de [UNESP] Educação Leitura Professores - Formação Reading and learning Teacher education Reader education |
title_short |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura |
title_full |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura |
title_fullStr |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura |
title_full_unstemmed |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura |
title_sort |
A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura |
author |
Sousa, Ana Cláudia de [UNESP] |
author_facet |
Sousa, Ana Cláudia de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Cláudia de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Leitura Professores - Formação Reading and learning Teacher education Reader education |
topic |
Educação Leitura Professores - Formação Reading and learning Teacher education Reader education |
description |
O trabalho delineia um panorama do perfil leitor de professores de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, que ministram aulas a classes dos anos iniciais da escolaridade, discutindo questões como freqüência e hábitos de leitura, vínculos afetivos com a literatura, tipo e finalidades da leitura que realizam. Para tanto, resgata, junto aos professores, memórias de suas vivências de leitura em três fases distintas: primeira infância, vida escolar e adolescência e, finalmente, vida adulta. Muito se tem discutido sobre a relevância da figura dos professores na formação leitora das crianças e jovens, atribuindo-se as dificuldades desse processo, entre outras causas, às deficiências de sua própria formação leitora. Esse estudo de caso procurou traçar o perfil de alguns professores quanto a seus processos de leitura e, a partir disso, se propôs a analisar as práticas educativas com leitura de dois participantes (previamente inseridos nas categorias sujeito leitor e sujeito não leitor), buscando elementos de diferenciação quantitativos e qualitativos entre as respectivas práticas. O objetivo principal da investigação foi verificar como a existência de um perfil leitor por fruição na figura dos professores poderia influenciar práticas educativas com a leitura mais assertivas, segundo os pressupostos teóricos explicitados. A análise dos dados permitiu concluir que ter um perfil leitor por fruição, manifestado por vínculos afetivos com a leitura e a literatura, é aspecto relevante, mas não configura condição para que um professor desenvolva práticas de ensino da leitura mais significativas.... |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-21 2014-06-11T19:26:01Z 2014-06-11T19:26:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Ana Cláudia de. A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura. 2006. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006. http://hdl.handle.net/11449/92394 000490062 sousa_ac_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Ana Cláudia de. A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura. 2006. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006. 000490062 sousa_ac_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
108 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129474600894464 |