A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Cláudia de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92394
Resumo: O trabalho delineia um panorama do perfil leitor de professores de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, que ministram aulas a classes dos anos iniciais da escolaridade, discutindo questões como freqüência e hábitos de leitura, vínculos afetivos com a literatura, tipo e finalidades da leitura que realizam. Para tanto, resgata, junto aos professores, memórias de suas vivências de leitura em três fases distintas: primeira infância, vida escolar e adolescência e, finalmente, vida adulta. Muito se tem discutido sobre a relevância da figura dos professores na formação leitora das crianças e jovens, atribuindo-se as dificuldades desse processo, entre outras causas, às deficiências de sua própria formação leitora. Esse estudo de caso procurou traçar o perfil de alguns professores quanto a seus processos de leitura e, a partir disso, se propôs a analisar as práticas educativas com leitura de dois participantes (previamente inseridos nas categorias sujeito leitor e sujeito não leitor), buscando elementos de diferenciação quantitativos e qualitativos entre as respectivas práticas. O objetivo principal da investigação foi verificar como a existência de um perfil leitor por fruição na figura dos professores poderia influenciar práticas educativas com a leitura mais assertivas, segundo os pressupostos teóricos explicitados. A análise dos dados permitiu concluir que ter um perfil leitor por fruição, manifestado por vínculos afetivos com a leitura e a literatura, é aspecto relevante, mas não configura condição para que um professor desenvolva práticas de ensino da leitura mais significativas....
id UNSP_fde0a44faf1d5452cecb2c7a24fd11b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92394
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leituraEducaçãoLeituraProfessores - FormaçãoReading and learningTeacher educationReader educationO trabalho delineia um panorama do perfil leitor de professores de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, que ministram aulas a classes dos anos iniciais da escolaridade, discutindo questões como freqüência e hábitos de leitura, vínculos afetivos com a literatura, tipo e finalidades da leitura que realizam. Para tanto, resgata, junto aos professores, memórias de suas vivências de leitura em três fases distintas: primeira infância, vida escolar e adolescência e, finalmente, vida adulta. Muito se tem discutido sobre a relevância da figura dos professores na formação leitora das crianças e jovens, atribuindo-se as dificuldades desse processo, entre outras causas, às deficiências de sua própria formação leitora. Esse estudo de caso procurou traçar o perfil de alguns professores quanto a seus processos de leitura e, a partir disso, se propôs a analisar as práticas educativas com leitura de dois participantes (previamente inseridos nas categorias sujeito leitor e sujeito não leitor), buscando elementos de diferenciação quantitativos e qualitativos entre as respectivas práticas. O objetivo principal da investigação foi verificar como a existência de um perfil leitor por fruição na figura dos professores poderia influenciar práticas educativas com a leitura mais assertivas, segundo os pressupostos teóricos explicitados. A análise dos dados permitiu concluir que ter um perfil leitor por fruição, manifestado por vínculos afetivos com a leitura e a literatura, é aspecto relevante, mas não configura condição para que um professor desenvolva práticas de ensino da leitura mais significativas....This work presents a view about an outline of reader teachers from a public school of Presidente Prudente, São Paulo State; these teachers work with students from first grade. This study discusses some aspects such as frequency, reading habits, affective entailment with literature, kinds and objectives of their own reading. To do so, the study ransoms the teachers reading memories during three stages of their lives: Young childhood, school age and adolescence, and finally as adults. Many researchers have presented a discussion about how important the teacher is for the reader development, in some of these studies the difficulties of this process is attributed to a failure in the teachers' development as a reader. This case study intends to present an outline of some teachers and their reading process, and then, analyze the way a reader and a not reader teacher work with reading. We also intend to verify quantitative and qualitative elements that differ their work. Our aim was to verify if a reader teacher can develop a better work that a teacher that does not read very often, according to a theoretical support. The analysis of the data allowed to end that to have a profile reader for fruition, manifested by affectionate bonds with the reading and the literature, it is relevant aspect, but it doesn't configure condition for a teacher to develop practices of teaching of the reading most significant...(Complete abstract, click electronic address below).Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Ana Cláudia de [UNESP]2014-06-11T19:26:01Z2014-06-11T19:26:01Z2006-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f.application/pdfSOUSA, Ana Cláudia de. A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura. 2006. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.http://hdl.handle.net/11449/92394000490062sousa_ac_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92394Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:55:59.802587Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
title A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
spellingShingle A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
Sousa, Ana Cláudia de [UNESP]
Educação
Leitura
Professores - Formação
Reading and learning
Teacher education
Reader education
title_short A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
title_full A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
title_fullStr A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
title_full_unstemmed A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
title_sort A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura
author Sousa, Ana Cláudia de [UNESP]
author_facet Sousa, Ana Cláudia de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Cláudia de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura
Professores - Formação
Reading and learning
Teacher education
Reader education
topic Educação
Leitura
Professores - Formação
Reading and learning
Teacher education
Reader education
description O trabalho delineia um panorama do perfil leitor de professores de uma escola municipal de ensino fundamental do município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, que ministram aulas a classes dos anos iniciais da escolaridade, discutindo questões como freqüência e hábitos de leitura, vínculos afetivos com a literatura, tipo e finalidades da leitura que realizam. Para tanto, resgata, junto aos professores, memórias de suas vivências de leitura em três fases distintas: primeira infância, vida escolar e adolescência e, finalmente, vida adulta. Muito se tem discutido sobre a relevância da figura dos professores na formação leitora das crianças e jovens, atribuindo-se as dificuldades desse processo, entre outras causas, às deficiências de sua própria formação leitora. Esse estudo de caso procurou traçar o perfil de alguns professores quanto a seus processos de leitura e, a partir disso, se propôs a analisar as práticas educativas com leitura de dois participantes (previamente inseridos nas categorias sujeito leitor e sujeito não leitor), buscando elementos de diferenciação quantitativos e qualitativos entre as respectivas práticas. O objetivo principal da investigação foi verificar como a existência de um perfil leitor por fruição na figura dos professores poderia influenciar práticas educativas com a leitura mais assertivas, segundo os pressupostos teóricos explicitados. A análise dos dados permitiu concluir que ter um perfil leitor por fruição, manifestado por vínculos afetivos com a leitura e a literatura, é aspecto relevante, mas não configura condição para que um professor desenvolva práticas de ensino da leitura mais significativas....
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-21
2014-06-11T19:26:01Z
2014-06-11T19:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Ana Cláudia de. A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura. 2006. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/92394
000490062
sousa_ac_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
identifier_str_mv SOUSA, Ana Cláudia de. A formação de professores-leitores: as marcas de um caminho e suas relações com uma educação para a leitura. 2006. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
000490062
sousa_ac_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
url http://hdl.handle.net/11449/92394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 108 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129474600894464