O impacto da pandemia do Covid-19 e o consequente aumento das compras online no transporte de cargas de encomendas no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216841 |
Resumo: | O tema central deste trabalho tem como escopo a identificação dos impactos das medidas de restrição e distanciamento social impostas pela pandemia no fluxo de transporte de cargas de encomendas no Brasil. Inúmeras são as consequências da pandemia da Covid-19. No espectro do que é concreto, tem-se os mais de 4 milhões de óbitos, os extensos mais de 16 meses de medidas de distanciamento social, os impactos econômicos em todas as esferas e o avanço da ciência na produção de vacinas em tempo recorde. No que tange o abstrato, ficam principalmente as sequelas psicológicas da mudança do que a sociedade moderna conhecia como normal e o luto dos milhões de familiares que perderam seus entes queridos. Nesse sentido, faz-se crucial mensurar as consequências para que seja possível compreender como a pandemia afetou, e ainda afeta, as diversas nações em sua estrutura, seja ela econômica, social, política ou logística. Assim, se eventualmente a humanidade voltar a enfrentar um cenário pandêmico, estará mais preparada para lidar com seus desdobramentos. Concluiu-se que o fluxo incremental de veículos que circularam pelas rodovias brasileiras no ano de 2020 devido ao aumento de demanda gerado pelas medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19 foi de 84 veículos por dia. É notório que todo esse volume adicional de caminhões circulando nas vias diminuem a vida útil das rodovias Brasileiras. Diante deste cenário, é valido ressaltar que a extrema dependência da matriz de transportes do país nos transportes rodoviários vai no sentido contrário à celeridade esperada pelos consumidores da atualidade. |
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O impacto da pandemia do Covid-19 e o consequente aumento das compras online no transporte de cargas de encomendas no BrasilThe impact of Covid-19 pandemic and the consequential increase in online purchases on the transport of orders in BrazilTransporteE-commerceCovid-19TranspotO tema central deste trabalho tem como escopo a identificação dos impactos das medidas de restrição e distanciamento social impostas pela pandemia no fluxo de transporte de cargas de encomendas no Brasil. Inúmeras são as consequências da pandemia da Covid-19. No espectro do que é concreto, tem-se os mais de 4 milhões de óbitos, os extensos mais de 16 meses de medidas de distanciamento social, os impactos econômicos em todas as esferas e o avanço da ciência na produção de vacinas em tempo recorde. No que tange o abstrato, ficam principalmente as sequelas psicológicas da mudança do que a sociedade moderna conhecia como normal e o luto dos milhões de familiares que perderam seus entes queridos. Nesse sentido, faz-se crucial mensurar as consequências para que seja possível compreender como a pandemia afetou, e ainda afeta, as diversas nações em sua estrutura, seja ela econômica, social, política ou logística. Assim, se eventualmente a humanidade voltar a enfrentar um cenário pandêmico, estará mais preparada para lidar com seus desdobramentos. Concluiu-se que o fluxo incremental de veículos que circularam pelas rodovias brasileiras no ano de 2020 devido ao aumento de demanda gerado pelas medidas de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19 foi de 84 veículos por dia. É notório que todo esse volume adicional de caminhões circulando nas vias diminuem a vida útil das rodovias Brasileiras. Diante deste cenário, é valido ressaltar que a extrema dependência da matriz de transportes do país nos transportes rodoviários vai no sentido contrário à celeridade esperada pelos consumidores da atualidade.The central theme of this work is to identify the impacts of the social distance measures imposed by the pandemic on transportation of online order delivery packages in Brazil. Countless are the consequences of the Covid-19 pandemic worldwide. In the spectrum of what is concrete, there are more than 4 million deaths, the extensive over 16 months of social distance measures, economic impacts in all spheres and the advancement of science in vaccine production in record time. Regarding what is abstract, there are mainly the psychological sequels of the change of what modern society knew as normal and the mourning of the millions of relatives who lost their loved ones. In this sense, it is crucial to understand the measurable consequences so that it is possible to document how the pandemic affected, and still affects, the various nations in its structure, be it economic, social, political or logistics. Thus, if humanity eventually faces a pandemic scenario again, it will be better prepared to deal with its developments. It was concluded that the incremental flow of vehicles that circulated Brazilian highways in 2020 due to the increase in demand generated by the social isolation measures imposed by the Covid-19 pandemic was 84 trucks per day. It is notorious that all this additional volume of trucks running on roads decrease the lifecycle of Brazilian highways. In view of this scenario, it is worth mentioning that the extreme dependence of the country's transport matrix on road transport goes in the opposite direction than expected by today's consumers.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Luzenira Brasileiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Nayara Costa2022-02-21T16:52:04Z2022-02-21T16:52:04Z2022-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-18T06:19:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:40:58.673853Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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