Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102264
Resumo: O presente estudo analisa as mudanças na interação professor-aluno em sala de aula após aplicação de um programa de Treinamento em Habilidades Sociais em onze participantes do corpo docente e diretivo de uma escola pública de Ensino Fundamental - Ciclo II. Utiliza um delineamento experimental com dois grupos que recebem intervenção (Treinamento em Habilidades Sociais - THS) em momentos diferentes e são avaliados antes e depois da intervenção por meio do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); para a distribuição dos participantes nos dois grupos usa-se a randomização por emparelhamento, a partir dos resultados obtidos no Escore Total do pré-teste. O procedimento de coleta de dados abrange a identificação de necessidades de treinamento em habilidades sociais, a elaboração de um programa de treinamento decorrente das necessidades identificadas e a avaliação das mudanças após a intervenção. Para a identificação de situações interpessoais a serem abordadas no THS e para as avaliações pré e pósintervenção são incluídos, além do IHS-Del-Prette, os procedimentos de entrevista semi-estruturada com a diretora, observação pela pesquisadora e registro pelos professores, em termos funcionais, de ocorrências de práticas interativas em sala de aula. O programa segue os pressupostos do Treinamento em Habilidades Sociais, é ministrado em catorze horas distribuídas em doze encontros de setenta minutos, e a avaliação do processo ocorre a cada sessão e ao final de cada habilidade treinada mediante feedback verbal do grupo e questionários, sendo finalizada por questionário relativo à avaliação geral do programa. Os resultados não indicam diferença estatisticamente significativa entre as fases pré e pós-intervenção no IHS-Del-Prette, o que leva a questionar o caráter geral do instrumento utilizado para avaliar as habilidades sociais educativas.
id UNSP_fe66c5b2d16dde602b1654f84f9ec48f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102264
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola públicaProfessores - FormaçãoEducação - Habilidades sociaisInteração professor-alunoCapacitação de professoresO presente estudo analisa as mudanças na interação professor-aluno em sala de aula após aplicação de um programa de Treinamento em Habilidades Sociais em onze participantes do corpo docente e diretivo de uma escola pública de Ensino Fundamental - Ciclo II. Utiliza um delineamento experimental com dois grupos que recebem intervenção (Treinamento em Habilidades Sociais - THS) em momentos diferentes e são avaliados antes e depois da intervenção por meio do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); para a distribuição dos participantes nos dois grupos usa-se a randomização por emparelhamento, a partir dos resultados obtidos no Escore Total do pré-teste. O procedimento de coleta de dados abrange a identificação de necessidades de treinamento em habilidades sociais, a elaboração de um programa de treinamento decorrente das necessidades identificadas e a avaliação das mudanças após a intervenção. Para a identificação de situações interpessoais a serem abordadas no THS e para as avaliações pré e pósintervenção são incluídos, além do IHS-Del-Prette, os procedimentos de entrevista semi-estruturada com a diretora, observação pela pesquisadora e registro pelos professores, em termos funcionais, de ocorrências de práticas interativas em sala de aula. O programa segue os pressupostos do Treinamento em Habilidades Sociais, é ministrado em catorze horas distribuídas em doze encontros de setenta minutos, e a avaliação do processo ocorre a cada sessão e ao final de cada habilidade treinada mediante feedback verbal do grupo e questionários, sendo finalizada por questionário relativo à avaliação geral do programa. Os resultados não indicam diferença estatisticamente significativa entre as fases pré e pós-intervenção no IHS-Del-Prette, o que leva a questionar o caráter geral do instrumento utilizado para avaliar as habilidades sociais educativas.The present study analyses the changes in teacher-student interaction in classroom context after a Social Skills Training Program carried out in a public school. Participants were eleven people from the school board and teachers from an Elementary School. Research design was experimental, in which there were two groups receiving intervention (Social Skills Training Program - SSTP) in different moments. These groups were evaluated pre and post the intervention through the Social Skills Inventory (IHS-Del-Prette). Participants were paired and randomized by the researcher considering, for the distribution in the two groups, the results of the total score in the pre test obtained by the participants. The data collecting aimed at identifying the interpersonal situations that would consist in demands for further work in the SSTP and for the pre and post evaluation, and it was accomplished through the identification of social skills needs, the elaboration of a SSTP based on the identified needs, the evaluation of the changes after the intervention. This procedure also involved, along with the IHS-Del-Prette, semi-structured interviews with the principal; observation conducted by the researcher and the register of events, by the teachers, related to the interactive practices in the classroom, described in functional terms. Based on the purposes of the Social Skills Training, the current SSTP took 12 seventy-minute sessions (a total of 14 hours).The evaluation of the process occurred in each session and at the end of each trained skill, through feedbacks provided by the group and the usage of questionnaires. The procedure was finished by another questionnaire related to the general evaluation of the program.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Tania Moron Saes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Corrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]2014-06-11T19:31:46Z2014-06-11T19:31:46Z2008-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis140 f. : il. color.application/pdfCORRÊA, Carmen Izaura Molina. Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública. 2008. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102264000548986correa_cim_dr_mar.pdf33004110040P56535356022897474Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102264Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
title Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
spellingShingle Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
Corrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]
Professores - Formação
Educação - Habilidades sociais
Interação professor-aluno
Capacitação de professores
title_short Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
title_full Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
title_fullStr Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
title_full_unstemmed Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
title_sort Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública
author Corrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]
author_facet Corrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Tania Moron Saes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Carmen Izaura Molina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação - Habilidades sociais
Interação professor-aluno
Capacitação de professores
topic Professores - Formação
Educação - Habilidades sociais
Interação professor-aluno
Capacitação de professores
description O presente estudo analisa as mudanças na interação professor-aluno em sala de aula após aplicação de um programa de Treinamento em Habilidades Sociais em onze participantes do corpo docente e diretivo de uma escola pública de Ensino Fundamental - Ciclo II. Utiliza um delineamento experimental com dois grupos que recebem intervenção (Treinamento em Habilidades Sociais - THS) em momentos diferentes e são avaliados antes e depois da intervenção por meio do Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette); para a distribuição dos participantes nos dois grupos usa-se a randomização por emparelhamento, a partir dos resultados obtidos no Escore Total do pré-teste. O procedimento de coleta de dados abrange a identificação de necessidades de treinamento em habilidades sociais, a elaboração de um programa de treinamento decorrente das necessidades identificadas e a avaliação das mudanças após a intervenção. Para a identificação de situações interpessoais a serem abordadas no THS e para as avaliações pré e pósintervenção são incluídos, além do IHS-Del-Prette, os procedimentos de entrevista semi-estruturada com a diretora, observação pela pesquisadora e registro pelos professores, em termos funcionais, de ocorrências de práticas interativas em sala de aula. O programa segue os pressupostos do Treinamento em Habilidades Sociais, é ministrado em catorze horas distribuídas em doze encontros de setenta minutos, e a avaliação do processo ocorre a cada sessão e ao final de cada habilidade treinada mediante feedback verbal do grupo e questionários, sendo finalizada por questionário relativo à avaliação geral do programa. Os resultados não indicam diferença estatisticamente significativa entre as fases pré e pós-intervenção no IHS-Del-Prette, o que leva a questionar o caráter geral do instrumento utilizado para avaliar as habilidades sociais educativas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-26
2014-06-11T19:31:46Z
2014-06-11T19:31:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORRÊA, Carmen Izaura Molina. Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública. 2008. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102264
000548986
correa_cim_dr_mar.pdf
33004110040P5
6535356022897474
identifier_str_mv CORRÊA, Carmen Izaura Molina. Habilidades sociais e educação: programa de intervenção para professores de uma escola pública. 2008. 140 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000548986
correa_cim_dr_mar.pdf
33004110040P5
6535356022897474
url http://hdl.handle.net/11449/102264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128212308328448