Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Eduardo Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91180
Resumo: Por trabalharmos há muitos anos com o fornecimento de softwares educativos para escolas e universidades, tínhamos a convicção de que a tecnologia podia se constituir em ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem. Ao iniciarmos nossos estudos verificamos que a Educação de Jovens e Adultos - EJA era um segmento pouco estudado e com baixa utilização de tecnologias educacionais. Observamos, também, que já existiam alguns estudos sobre o uso das tecnologias na Educação com enfoque em teorias de ensino-aprendizagem, porém, não localizamos nenhum direcionado para a Teoria Histórico-Cultural - THC. Decidimos que o objetivo de nossa pesquisa seria buscar pressupostos da Teoria Histórico-Cultural que pudessem contribuir para o uso da Informática na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para a concretização do estudo desenvolvemos investigação bibliográfica abrangendo a história da Educação Brasileira, os índices de qualidade na Educação, o analfabetismo funcional e o letramento, a dualidade de função da escola que ao mesmo tempo emancipa e aliena, as iniciativas governamentais para a EJA, as diversas teorias da aprendizagem e as relacionamos com as tecnologias. Analisamos a questão do alfabetismo digital, da formação dos professores e nos aprofundamos na Teoria Histórico-Cultural pensando sobre o entorno, sobre as perspectivas educativas que se abrem ao se considerar a Zona de Desenvolvimento Proximal e o aprendizado pela interação social. Apresentamos as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e relacionamos a Informática na Educação com a EJA e apresentamos um caso real sobre o assunto. Coletamos dados por meio de entrevistas, formulários, observações e registros durante o processo de formação de professores com ênfase na abordagem Histórico-Cultural e durante suas atividades com alunos nos laboratórios de informática em Pirassununga (SP)
id UNSP_feaac40a0462142d85804c9b5dbd7164
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91180
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-culturalEducação de adultosInformática - Métodos de ensinoInclusão digitalTecnologia da informaçãoTecnologia - Aspectos sociaisEJA - Educação de Jovens e AdultosYouth and Adult EducationInformationData Processing in EducationPor trabalharmos há muitos anos com o fornecimento de softwares educativos para escolas e universidades, tínhamos a convicção de que a tecnologia podia se constituir em ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem. Ao iniciarmos nossos estudos verificamos que a Educação de Jovens e Adultos - EJA era um segmento pouco estudado e com baixa utilização de tecnologias educacionais. Observamos, também, que já existiam alguns estudos sobre o uso das tecnologias na Educação com enfoque em teorias de ensino-aprendizagem, porém, não localizamos nenhum direcionado para a Teoria Histórico-Cultural - THC. Decidimos que o objetivo de nossa pesquisa seria buscar pressupostos da Teoria Histórico-Cultural que pudessem contribuir para o uso da Informática na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para a concretização do estudo desenvolvemos investigação bibliográfica abrangendo a história da Educação Brasileira, os índices de qualidade na Educação, o analfabetismo funcional e o letramento, a dualidade de função da escola que ao mesmo tempo emancipa e aliena, as iniciativas governamentais para a EJA, as diversas teorias da aprendizagem e as relacionamos com as tecnologias. Analisamos a questão do alfabetismo digital, da formação dos professores e nos aprofundamos na Teoria Histórico-Cultural pensando sobre o entorno, sobre as perspectivas educativas que se abrem ao se considerar a Zona de Desenvolvimento Proximal e o aprendizado pela interação social. Apresentamos as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e relacionamos a Informática na Educação com a EJA e apresentamos um caso real sobre o assunto. Coletamos dados por meio de entrevistas, formulários, observações e registros durante o processo de formação de professores com ênfase na abordagem Histórico-Cultural e durante suas atividades com alunos nos laboratórios de informática em Pirassununga (SP)By working for many years with the provision of educational software for schools and colleges we had the conviction that technology could be constituted as an important tool in the teaching-learning process. When we began our studies we found that the YAE – Youth and Adult Education was a segment little studied and with low use of educational technologies. We also noted that there were already some studies on the use of technology in Education with focus on theories of teaching-learning, however, we did not find any directed to the Historic-Cultural Theory. We decided that the goal of our research would be to seek assumptions of the Historical-Cultural Theory that could contribute to the use of the Computer in Youths and Adults Education – YAE. To realize the study we developed literature investigation comprehending the history of Brazilian Education, the quality indexes in Education, the functional illiteracy and the literacy, the dual function of the school that, at the same time, emancipates and alienates, the government initiatives for the YAE, the various learning theories and related it to the technologies. We analyzed the issue of the digital illiteracy, of the teacher training and we went deeper in the Historical-Cultural Theory thinking about the environment, about the educational prospects that open up when considering the Zone of Proximal Development and the learning through social interaction. We Introduced the ICT – Information and Communication Technology and related it to the Data Processing in Education in YAE – Youth and Adult Education and presented a real case on the subject. We collected data through interviews, forms, observation and records during the process of teachers education with an emphasis on historical-cultural approach and during their activities with students in the computer labs in Pirassununga (SP). We concluded our work showing that the pedagogical approachUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, José Eduardo Pereira de [UNESP]2014-06-11T19:24:56Z2014-06-11T19:24:56Z2010-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f. : il.application/pdfSOUZA, José Eduardo Pereira de. Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91180000639466souza_jep_me_mar.pdf33004110040P59493055898353294Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91180Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
title Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
spellingShingle Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
Souza, José Eduardo Pereira de [UNESP]
Educação de adultos
Informática - Métodos de ensino
Inclusão digital
Tecnologia da informação
Tecnologia - Aspectos sociais
EJA - Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Information
Data Processing in Education
title_short Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
title_full Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
title_fullStr Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
title_full_unstemmed Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
title_sort Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural
author Souza, José Eduardo Pereira de [UNESP]
author_facet Souza, José Eduardo Pereira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, José Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Eduardo Pereira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Informática - Métodos de ensino
Inclusão digital
Tecnologia da informação
Tecnologia - Aspectos sociais
EJA - Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Information
Data Processing in Education
topic Educação de adultos
Informática - Métodos de ensino
Inclusão digital
Tecnologia da informação
Tecnologia - Aspectos sociais
EJA - Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Information
Data Processing in Education
description Por trabalharmos há muitos anos com o fornecimento de softwares educativos para escolas e universidades, tínhamos a convicção de que a tecnologia podia se constituir em ferramenta importante para o processo de ensino-aprendizagem. Ao iniciarmos nossos estudos verificamos que a Educação de Jovens e Adultos - EJA era um segmento pouco estudado e com baixa utilização de tecnologias educacionais. Observamos, também, que já existiam alguns estudos sobre o uso das tecnologias na Educação com enfoque em teorias de ensino-aprendizagem, porém, não localizamos nenhum direcionado para a Teoria Histórico-Cultural - THC. Decidimos que o objetivo de nossa pesquisa seria buscar pressupostos da Teoria Histórico-Cultural que pudessem contribuir para o uso da Informática na Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para a concretização do estudo desenvolvemos investigação bibliográfica abrangendo a história da Educação Brasileira, os índices de qualidade na Educação, o analfabetismo funcional e o letramento, a dualidade de função da escola que ao mesmo tempo emancipa e aliena, as iniciativas governamentais para a EJA, as diversas teorias da aprendizagem e as relacionamos com as tecnologias. Analisamos a questão do alfabetismo digital, da formação dos professores e nos aprofundamos na Teoria Histórico-Cultural pensando sobre o entorno, sobre as perspectivas educativas que se abrem ao se considerar a Zona de Desenvolvimento Proximal e o aprendizado pela interação social. Apresentamos as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC e relacionamos a Informática na Educação com a EJA e apresentamos um caso real sobre o assunto. Coletamos dados por meio de entrevistas, formulários, observações e registros durante o processo de formação de professores com ênfase na abordagem Histórico-Cultural e durante suas atividades com alunos nos laboratórios de informática em Pirassununga (SP)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-09
2014-06-11T19:24:56Z
2014-06-11T19:24:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, José Eduardo Pereira de. Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/91180
000639466
souza_jep_me_mar.pdf
33004110040P5
9493055898353294
identifier_str_mv SOUZA, José Eduardo Pereira de. Informática na EJA: contribuições da teoria histórico-cultural. 2010. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2010.
000639466
souza_jep_me_mar.pdf
33004110040P5
9493055898353294
url http://hdl.handle.net/11449/91180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128156309127168