A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141599
Resumo: A iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas.
id UNSP_fead71b3d7485f74f95755fe976bf90c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141599
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SPPIBIDEnsino de ciências e biologiaFormação docenteA iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]2016-07-19T12:59:40Z2016-07-19T12:59:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject162-171application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-1712357-7819http://hdl.handle.net/11449/141599ISSN2357-7819-2014-162-171.pdf05603755398235340000-0002-1349-659XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-06T14:54:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-06T14:54:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
title A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
spellingShingle A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]
PIBID
Ensino de ciências e biologia
Formação docente
title_short A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
title_full A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
title_fullStr A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
title_full_unstemmed A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
title_sort A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
author Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]
author_facet Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Ensino de ciências e biologia
Formação docente
topic PIBID
Ensino de ciências e biologia
Formação docente
description A iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:40Z
2016-07-19T12:59:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-171
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141599
ISSN2357-7819-2014-162-171.pdf
0560375539823534
0000-0002-1349-659X
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141599
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-171
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-162-171.pdf
0560375539823534
0000-0002-1349-659X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 162-171
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650088632844288