A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141599 |
Resumo: | A iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas. |
id |
UNSP_fead71b3d7485f74f95755fe976bf90c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141599 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SPPIBIDEnsino de ciências e biologiaFormação docenteA iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Departamento de Economia Rural, Jaboticabal, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP]2016-07-19T12:59:40Z2016-07-19T12:59:40Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject162-171application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-1712357-7819http://hdl.handle.net/11449/141599ISSN2357-7819-2014-162-171.pdf05603755398235340000-0002-1349-659XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-06T14:54:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141599Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:20:18.216685Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP |
title |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP |
spellingShingle |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP] PIBID Ensino de ciências e biologia Formação docente |
title_short |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP |
title_full |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP |
title_fullStr |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP |
title_full_unstemmed |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP |
title_sort |
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP |
author |
Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosemary Rodrigues de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Ensino de ciências e biologia Formação docente |
topic |
PIBID Ensino de ciências e biologia Formação docente |
description |
A iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:40Z 2016-07-19T12:59:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-171 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141599 ISSN2357-7819-2014-162-171.pdf 0560375539823534 0000-0002-1349-659X |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141599 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-171 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-162-171.pdf 0560375539823534 0000-0002-1349-659X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
162-171 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129311070224384 |