Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP], Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141764
Resumo: O presente texto apresenta alguns dos resultados obtidos em uma pesquisa-intervenção que objetivou compreender o significado atribuído pelos membros da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, pais e/ou responsáveis) sobre a parceria escola e família, bem como o desenvolvimento de uma prática de formação continuada. Participaram do estudo 190 sujeitos. Num primeiro momento, os participantes responderam a um questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. Num segundo momento, realizamos a devolutiva dos dados à equipe escolar e iniciamos ações formativas no sentido de ajudá-los a construir elos que favorecessem a aproximação entre a escola e as famílias. Os resultados indicaram haver essa parceria, contudo, ainda de modo superficial e circunscrito a situações formais como as reuniões ou comemorações. Em nenhum momento apareceu uma preocupação com o projeto pedagógico da escola ou com os objetivos das atividades mais acadêmicas nela desenvolvidas. Apesar de estarem interessados em participar mais ativamente da vida escolar dos filhos, os pais/responsáveis apontam para a necessidade de terem apoio para auxiliar na educação desses, o que se constitui numa das demandas para a gestão escolar e, consequentemente para o estabelecimento de ações formativas que auxiliem no atendimento a essa necessidade.
id UNSP_ff68cab00595783e6143f2f9a9e11edc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141764
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e famíliaO presente texto apresenta alguns dos resultados obtidos em uma pesquisa-intervenção que objetivou compreender o significado atribuído pelos membros da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, pais e/ou responsáveis) sobre a parceria escola e família, bem como o desenvolvimento de uma prática de formação continuada. Participaram do estudo 190 sujeitos. Num primeiro momento, os participantes responderam a um questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. Num segundo momento, realizamos a devolutiva dos dados à equipe escolar e iniciamos ações formativas no sentido de ajudá-los a construir elos que favorecessem a aproximação entre a escola e as famílias. Os resultados indicaram haver essa parceria, contudo, ainda de modo superficial e circunscrito a situações formais como as reuniões ou comemorações. Em nenhum momento apareceu uma preocupação com o projeto pedagógico da escola ou com os objetivos das atividades mais acadêmicas nela desenvolvidas. Apesar de estarem interessados em participar mais ativamente da vida escolar dos filhos, os pais/responsáveis apontam para a necessidade de terem apoio para auxiliar na educação desses, o que se constitui numa das demandas para a gestão escolar e, consequentemente para o estabelecimento de ações formativas que auxiliem no atendimento a essa necessidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Rinaldi, Renata Portela [UNESP]2016-07-19T13:00:21Z2016-07-19T13:00:21Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5625-5637application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5625-56372357-7819http://hdl.handle.net/11449/141764ISSN2357-7819-2014-5625-5637.pdf905770543075820099470313597557350000-0001-7772-6705porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141764Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:13.803492Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
title Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
spellingShingle Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
title_short Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
title_full Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
title_fullStr Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
title_full_unstemmed Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
title_sort Gestão democrático-participativa frente aos desafios do cotidiano da escola pública municipal: parceria escola e família
author Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
author_facet Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author_role author
author2 Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
description O presente texto apresenta alguns dos resultados obtidos em uma pesquisa-intervenção que objetivou compreender o significado atribuído pelos membros da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, pais e/ou responsáveis) sobre a parceria escola e família, bem como o desenvolvimento de uma prática de formação continuada. Participaram do estudo 190 sujeitos. Num primeiro momento, os participantes responderam a um questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. Num segundo momento, realizamos a devolutiva dos dados à equipe escolar e iniciamos ações formativas no sentido de ajudá-los a construir elos que favorecessem a aproximação entre a escola e as famílias. Os resultados indicaram haver essa parceria, contudo, ainda de modo superficial e circunscrito a situações formais como as reuniões ou comemorações. Em nenhum momento apareceu uma preocupação com o projeto pedagógico da escola ou com os objetivos das atividades mais acadêmicas nela desenvolvidas. Apesar de estarem interessados em participar mais ativamente da vida escolar dos filhos, os pais/responsáveis apontam para a necessidade de terem apoio para auxiliar na educação desses, o que se constitui numa das demandas para a gestão escolar e, consequentemente para o estabelecimento de ações formativas que auxiliem no atendimento a essa necessidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:21Z
2016-07-19T13:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5625-5637
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141764
ISSN2357-7819-2014-5625-5637.pdf
9057705430758200
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141764
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5625-5637
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5625-5637.pdf
9057705430758200
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5625-5637
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128503054336000