A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa-Pereira, Naiara Caroline Vaz [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150511
Resumo: A pesquisa em questão analisa as consequências da implementação do novo Estatuto Público Municipal de Ribeirão Preto, a Lei Complementar nº 2.524 de 05 de abril de 2012 e as mudanças nas condições de trabalho das professoras que atuam na Educação Infantil (0-3 anos). A nova lei foi aprovada após muitas lutas e discussões da classe, luta esta pelo reconhecimento público deste profissional enquanto professor e pela garantia de seus direitos. Buscamos analisar se após a implementação do novo estatuto as professoras deste segmento puderam sentir mudanças em suas condições de trabalho e se as tais refletiram de alguma maneira em seu trabalho docente e valorização profissional. Diante de tais objetivos, entendemos a necessidade de utilizar para este estudo os fundamentos da pesquisa de abordagem qualitativa. Realizamos uma análise comparativa documental dos estatutos da rede municipal na busca das mudanças na carreira destas professoras e coleta de dados empíricos por meio de aplicação de questionários buscando compreender a significação destas mudanças para o grupo pesquisado, relacionando a melhoria de suas condições de trabalho e seus desdobramentos no desenvolvimento de seu trabalho docente. Concluímos que a mudança legislativa municipal trouxe benefícios às condições objetivas de trabalho das professoras de creches e que a partir destas mudanças as referidas professoras se sentem mais valorizadas e satisfeitas com a profissão, demonstrando assim ter se apropriado de melhores condições de realizar seu trabalho docente.
id UNSP_ffe1cad2a32a1a61f6732dd54e623003
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150511
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre crechesThe valorization of teachers in the city of Ribeirão Preto: a study in kindergartenCrecheTrabalho docenteValorização profissionalPlano de carreira docenteA pesquisa em questão analisa as consequências da implementação do novo Estatuto Público Municipal de Ribeirão Preto, a Lei Complementar nº 2.524 de 05 de abril de 2012 e as mudanças nas condições de trabalho das professoras que atuam na Educação Infantil (0-3 anos). A nova lei foi aprovada após muitas lutas e discussões da classe, luta esta pelo reconhecimento público deste profissional enquanto professor e pela garantia de seus direitos. Buscamos analisar se após a implementação do novo estatuto as professoras deste segmento puderam sentir mudanças em suas condições de trabalho e se as tais refletiram de alguma maneira em seu trabalho docente e valorização profissional. Diante de tais objetivos, entendemos a necessidade de utilizar para este estudo os fundamentos da pesquisa de abordagem qualitativa. Realizamos uma análise comparativa documental dos estatutos da rede municipal na busca das mudanças na carreira destas professoras e coleta de dados empíricos por meio de aplicação de questionários buscando compreender a significação destas mudanças para o grupo pesquisado, relacionando a melhoria de suas condições de trabalho e seus desdobramentos no desenvolvimento de seu trabalho docente. Concluímos que a mudança legislativa municipal trouxe benefícios às condições objetivas de trabalho das professoras de creches e que a partir destas mudanças as referidas professoras se sentem mais valorizadas e satisfeitas com a profissão, demonstrando assim ter se apropriado de melhores condições de realizar seu trabalho docente.The survey under question analyses the consequences of implementation of a new Municipal Public Statute of Ribeirão Preto, Complementary Rule no. 2,524 of 5th April 2012 and the changes in the teachers’ working conditions who teach in the Infantile Education (0-3 years old). The new rule was approved after many battles and class discussions, a battle for the public recognition of this professional as a teacher and by the guarantee of his or her rights. We tried to analyze if after a implementation of new statute the teachers in the segment could feel the changes in their working conditions and if such changes reflected in some way on their teaching work and profession valorization. In the face of these objectives, we understand the necessity of using this study the fundaments of the survey in a qualitative approach. We have made a documental comparative analysis of statutes in the municipal network in the search of changes in the career of these teachers and empiric data collection by questions sheet application trying to understand the meaning of these changes to the surveyed group, in a relation to the improvement of their working conditions and its influences in the development of the teaching work. We have concluded that the municipal rule changes have brought benefits to the objective working condition of teachers in kindergarten and from those changes the teachers under references feel more valuable and satisfied with the profession, by showing in this way to have taken better conditions to perform their teaching work.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Angotti, Maristela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa-Pereira, Naiara Caroline Vaz [UNESP]2017-05-03T20:05:18Z2017-05-03T20:05:18Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15051100088496333004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150511Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:20.617568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
The valorization of teachers in the city of Ribeirão Preto: a study in kindergarten
title A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
spellingShingle A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
Rosa-Pereira, Naiara Caroline Vaz [UNESP]
Creche
Trabalho docente
Valorização profissional
Plano de carreira docente
title_short A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
title_full A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
title_fullStr A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
title_full_unstemmed A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
title_sort A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
author Rosa-Pereira, Naiara Caroline Vaz [UNESP]
author_facet Rosa-Pereira, Naiara Caroline Vaz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Angotti, Maristela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa-Pereira, Naiara Caroline Vaz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Trabalho docente
Valorização profissional
Plano de carreira docente
topic Creche
Trabalho docente
Valorização profissional
Plano de carreira docente
description A pesquisa em questão analisa as consequências da implementação do novo Estatuto Público Municipal de Ribeirão Preto, a Lei Complementar nº 2.524 de 05 de abril de 2012 e as mudanças nas condições de trabalho das professoras que atuam na Educação Infantil (0-3 anos). A nova lei foi aprovada após muitas lutas e discussões da classe, luta esta pelo reconhecimento público deste profissional enquanto professor e pela garantia de seus direitos. Buscamos analisar se após a implementação do novo estatuto as professoras deste segmento puderam sentir mudanças em suas condições de trabalho e se as tais refletiram de alguma maneira em seu trabalho docente e valorização profissional. Diante de tais objetivos, entendemos a necessidade de utilizar para este estudo os fundamentos da pesquisa de abordagem qualitativa. Realizamos uma análise comparativa documental dos estatutos da rede municipal na busca das mudanças na carreira destas professoras e coleta de dados empíricos por meio de aplicação de questionários buscando compreender a significação destas mudanças para o grupo pesquisado, relacionando a melhoria de suas condições de trabalho e seus desdobramentos no desenvolvimento de seu trabalho docente. Concluímos que a mudança legislativa municipal trouxe benefícios às condições objetivas de trabalho das professoras de creches e que a partir destas mudanças as referidas professoras se sentem mais valorizadas e satisfeitas com a profissão, demonstrando assim ter se apropriado de melhores condições de realizar seu trabalho docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-03T20:05:18Z
2017-05-03T20:05:18Z
2017-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150511
000884963
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/150511
identifier_str_mv 000884963
33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129394070257664