O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delibório, Amanda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985
Resumo: O presente estudo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, que se insere na linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seus recursos podem ser articulados às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior, no curso de Enfermagem, compreendendo de que maneira a atuação com esse ambiente contribui para a ressignificação de práticas e saberes docentes, visando à formação crítico-reflexiva dos estudantes. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 12 docentes atuantes no curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Presidente Prudente/SP e que utilizam o AVA em suas disciplinas. Como instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados da entrevista foram organizados e analisados, por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir disso, os principais resultados evidenciaram a possibilidade de se compreender como as práticas pedagógicas podem ser ressignificadas, a partir do momento em que recursos tecnológicos, especialmente os ambientes virtuais, são inseridos em sala de aula, indicando, ainda, que novos saberes docentes são necessários para essa nova perspectiva de atuação dos professores no âmbito do ensino superior.
id UOES_0416d6e6b3ec3b135e9da24c09ce2c4e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/985
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentesThe virtual learning environment in Nursing Course: reframing the practices and the teaching knowledgesEducação SuperiorPráticas PedagógicasAmbientes Virtuais de AprendizagemSaberes Docentes.Higher EducationPedagogical PracticesVirtual Learning EnvironmentsTeaching knowledges.ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOO presente estudo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, que se insere na linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seus recursos podem ser articulados às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior, no curso de Enfermagem, compreendendo de que maneira a atuação com esse ambiente contribui para a ressignificação de práticas e saberes docentes, visando à formação crítico-reflexiva dos estudantes. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 12 docentes atuantes no curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Presidente Prudente/SP e que utilizam o AVA em suas disciplinas. Como instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados da entrevista foram organizados e analisados, por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir disso, os principais resultados evidenciaram a possibilidade de se compreender como as práticas pedagógicas podem ser ressignificadas, a partir do momento em que recursos tecnológicos, especialmente os ambientes virtuais, são inseridos em sala de aula, indicando, ainda, que novos saberes docentes são necessários para essa nova perspectiva de atuação dos professores no âmbito do ensino superior.This study is the result of the research developed in the Master's Education Program from the University of West Paulista , which is inserted in theresearch line" Pedagogical Training and Teaching Practice of the Teaching Professional ". It presents as a general objective to identify and analyze how the Virtual Learning Environment (VLE) and its resources can be articulated to the pedagogical practices of the teachers who work in the higher education, in the nursing course understanding how the work with this environment contributes to the re-signification of the teachers’ practices and knowledges, aiming to critical-reflexive training of the students. The research took on a qualitative approach ofthecase study. The participants of the research were acting teachers in the nursing course from a private Higher Education Institution of PresidentePrudente / SP and that use the AVA in their disciplines. As instruments for data collection were used: the semi-structured interview and the questionnaire. The interview data were organized and analyzed, through the Collective Subject Speech (CSS). From this, the main results showed the possibility of understanding how the pedagogical practices can be re-signified, from the moment that technological resources , especially virtual environments, are inserted in the classroom , indicating, still, that new teaching knowledges are necessary for this new teacher performance perspective in higher education scope.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoTerçariol, Adriana Aparecida de LimaGitahy, Raquel Rosan ChristinoOsório, Ana MariaDelibório, Amanda2016-09-16T18:03:41Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDELIDORIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. 2016. 177 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-09-17T04:00:04Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-09-17T04:00:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
The virtual learning environment in Nursing Course: reframing the practices and the teaching knowledges
title O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
spellingShingle O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
Delibório, Amanda
Educação Superior
Práticas Pedagógicas
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Saberes Docentes.
Higher Education
Pedagogical Practices
Virtual Learning Environments
Teaching knowledges.
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
title_full O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
title_fullStr O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
title_full_unstemmed O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
title_sort O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
author Delibório, Amanda
author_facet Delibório, Amanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Gitahy, Raquel Rosan Christino
Osório, Ana Maria
dc.contributor.author.fl_str_mv Delibório, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Práticas Pedagógicas
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Saberes Docentes.
Higher Education
Pedagogical Practices
Virtual Learning Environments
Teaching knowledges.
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Educação Superior
Práticas Pedagógicas
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Saberes Docentes.
Higher Education
Pedagogical Practices
Virtual Learning Environments
Teaching knowledges.
ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description O presente estudo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, que se insere na linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seus recursos podem ser articulados às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior, no curso de Enfermagem, compreendendo de que maneira a atuação com esse ambiente contribui para a ressignificação de práticas e saberes docentes, visando à formação crítico-reflexiva dos estudantes. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 12 docentes atuantes no curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Presidente Prudente/SP e que utilizam o AVA em suas disciplinas. Como instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados da entrevista foram organizados e analisados, por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir disso, os principais resultados evidenciaram a possibilidade de se compreender como as práticas pedagógicas podem ser ressignificadas, a partir do momento em que recursos tecnológicos, especialmente os ambientes virtuais, são inseridos em sala de aula, indicando, ainda, que novos saberes docentes são necessários para essa nova perspectiva de atuação dos professores no âmbito do ensino superior.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-16T18:03:41Z
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELIDORIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. 2016. 177 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985
identifier_str_mv DELIDORIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. 2016. 177 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159986106368