O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985 |
Resumo: | O presente estudo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, que se insere na linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seus recursos podem ser articulados às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior, no curso de Enfermagem, compreendendo de que maneira a atuação com esse ambiente contribui para a ressignificação de práticas e saberes docentes, visando à formação crítico-reflexiva dos estudantes. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 12 docentes atuantes no curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Presidente Prudente/SP e que utilizam o AVA em suas disciplinas. Como instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados da entrevista foram organizados e analisados, por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir disso, os principais resultados evidenciaram a possibilidade de se compreender como as práticas pedagógicas podem ser ressignificadas, a partir do momento em que recursos tecnológicos, especialmente os ambientes virtuais, são inseridos em sala de aula, indicando, ainda, que novos saberes docentes são necessários para essa nova perspectiva de atuação dos professores no âmbito do ensino superior. |
id |
UOES_0416d6e6b3ec3b135e9da24c09ce2c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:jspui/985 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentesThe virtual learning environment in Nursing Course: reframing the practices and the teaching knowledgesEducação SuperiorPráticas PedagógicasAmbientes Virtuais de AprendizagemSaberes Docentes.Higher EducationPedagogical PracticesVirtual Learning EnvironmentsTeaching knowledges.ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOO presente estudo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, que se insere na linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seus recursos podem ser articulados às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior, no curso de Enfermagem, compreendendo de que maneira a atuação com esse ambiente contribui para a ressignificação de práticas e saberes docentes, visando à formação crítico-reflexiva dos estudantes. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 12 docentes atuantes no curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Presidente Prudente/SP e que utilizam o AVA em suas disciplinas. Como instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados da entrevista foram organizados e analisados, por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir disso, os principais resultados evidenciaram a possibilidade de se compreender como as práticas pedagógicas podem ser ressignificadas, a partir do momento em que recursos tecnológicos, especialmente os ambientes virtuais, são inseridos em sala de aula, indicando, ainda, que novos saberes docentes são necessários para essa nova perspectiva de atuação dos professores no âmbito do ensino superior.This study is the result of the research developed in the Master's Education Program from the University of West Paulista , which is inserted in theresearch line" Pedagogical Training and Teaching Practice of the Teaching Professional ". It presents as a general objective to identify and analyze how the Virtual Learning Environment (VLE) and its resources can be articulated to the pedagogical practices of the teachers who work in the higher education, in the nursing course understanding how the work with this environment contributes to the re-signification of the teachers’ practices and knowledges, aiming to critical-reflexive training of the students. The research took on a qualitative approach ofthecase study. The participants of the research were acting teachers in the nursing course from a private Higher Education Institution of PresidentePrudente / SP and that use the AVA in their disciplines. As instruments for data collection were used: the semi-structured interview and the questionnaire. The interview data were organized and analyzed, through the Collective Subject Speech (CSS). From this, the main results showed the possibility of understanding how the pedagogical practices can be re-signified, from the moment that technological resources , especially virtual environments, are inserted in the classroom , indicating, still, that new teaching knowledges are necessary for this new teacher performance perspective in higher education scope.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoTerçariol, Adriana Aparecida de LimaGitahy, Raquel Rosan ChristinoOsório, Ana MariaDelibório, Amanda2016-09-16T18:03:41Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDELIDORIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. 2016. 177 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-09-17T04:00:04Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-09-17T04:00:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes The virtual learning environment in Nursing Course: reframing the practices and the teaching knowledges |
title |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes |
spellingShingle |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes Delibório, Amanda Educação Superior Práticas Pedagógicas Ambientes Virtuais de Aprendizagem Saberes Docentes. Higher Education Pedagogical Practices Virtual Learning Environments Teaching knowledges. ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes |
title_full |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes |
title_fullStr |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes |
title_full_unstemmed |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes |
title_sort |
O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes |
author |
Delibório, Amanda |
author_facet |
Delibório, Amanda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima Gitahy, Raquel Rosan Christino Osório, Ana Maria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delibório, Amanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Práticas Pedagógicas Ambientes Virtuais de Aprendizagem Saberes Docentes. Higher Education Pedagogical Practices Virtual Learning Environments Teaching knowledges. ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Educação Superior Práticas Pedagógicas Ambientes Virtuais de Aprendizagem Saberes Docentes. Higher Education Pedagogical Practices Virtual Learning Environments Teaching knowledges. ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
O presente estudo é resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, que se insere na linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”. Apresenta como objetivo geral identificar e analisar como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e seus recursos podem ser articulados às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino superior, no curso de Enfermagem, compreendendo de que maneira a atuação com esse ambiente contribui para a ressignificação de práticas e saberes docentes, visando à formação crítico-reflexiva dos estudantes. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 12 docentes atuantes no curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Presidente Prudente/SP e que utilizam o AVA em suas disciplinas. Como instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada e o questionário. Os dados da entrevista foram organizados e analisados, por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir disso, os principais resultados evidenciaram a possibilidade de se compreender como as práticas pedagógicas podem ser ressignificadas, a partir do momento em que recursos tecnológicos, especialmente os ambientes virtuais, são inseridos em sala de aula, indicando, ainda, que novos saberes docentes são necessários para essa nova perspectiva de atuação dos professores no âmbito do ensino superior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-16T18:03:41Z 2016-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DELIDORIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. 2016. 177 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985 |
identifier_str_mv |
DELIDORIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. 2016. 177 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159986106368 |