Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dilma Pereira dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1030
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A pesquisa tem como objetivo investigar a influência de Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e escrita para alunos com deficiência auditiva. Para fundamentação foram utilizadas bases teóricas voltadas ao sociointeracionismo no qual o humano e o tecnológico interagem no processo de aprendizagem da língua portuguesa escrita; bem como bases legais que sustentam o uso de objetos educacionais no desenvolvimento dos alunos com deficiência auditiva. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos com deficiência auditiva, entre 9 e 10 anos de idade; devidamente matriculados no ensino fundamental, no qual cursavam o quarto ano em uma escola em Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa foi de cunho qualitativa. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados promoveu-se observação estruturada diagnóstica, análise dos documentos da produção de textos desenvolvidos pelos alunos, a fim de verificar a qualidade da produção e interpretação textual. Em seguida, foram aplicadas atividades de intervenção com os objetos educacionais HagáQuê e Tux Paint que visavam à produção escrita e leitura. Uma segunda avaliação foi realizada para determinar se houve mudança quanto à produção da escrita e interpretação textual. Como resultado, verificou-se a importância e validade pedagógica de tais objetos educacionais no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva.
id UOES_088efafb7032ec831b00d9f1dc453c5e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1030
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditivaEducational Objects as Mediators Instruments in the Process of Education and Language Learning Portuguese with Students DeafAprendizagemDeficientes auditivosSurdos - EducaçãoEducação especialLeituraEducation.Educational toolsDeaf and hard of hearingWrite. ReadingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A pesquisa tem como objetivo investigar a influência de Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e escrita para alunos com deficiência auditiva. Para fundamentação foram utilizadas bases teóricas voltadas ao sociointeracionismo no qual o humano e o tecnológico interagem no processo de aprendizagem da língua portuguesa escrita; bem como bases legais que sustentam o uso de objetos educacionais no desenvolvimento dos alunos com deficiência auditiva. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos com deficiência auditiva, entre 9 e 10 anos de idade; devidamente matriculados no ensino fundamental, no qual cursavam o quarto ano em uma escola em Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa foi de cunho qualitativa. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados promoveu-se observação estruturada diagnóstica, análise dos documentos da produção de textos desenvolvidos pelos alunos, a fim de verificar a qualidade da produção e interpretação textual. Em seguida, foram aplicadas atividades de intervenção com os objetos educacionais HagáQuê e Tux Paint que visavam à produção escrita e leitura. Uma segunda avaliação foi realizada para determinar se houve mudança quanto à produção da escrita e interpretação textual. Como resultado, verificou-se a importância e validade pedagógica de tais objetos educacionais no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva.The present dissertation was developed for the Master of Education degree at the Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). The objective of this study was to investigate the influence of certain educational tools as pedagogical resources to promote the development of writing and reading comprehension skills in deaf, hard of hearing, and speech impaired students. This study is based on technological and human sociocultural theories which help one understand the process of learning the written and spoken Portuguese language. Additionally, it is also based on the ethical and legal guidelines that promote the use of educational tools as pedagogical resources in teaching deaf, hard of hearing, and speech impaired students. A group of six deaf, hard of hearing, and speech impaired students participated in this study. Their ages ranged from 9 to 10. These students were enrolled in a school that serves hearing and speech impaired students in Foz do Iguacu, Parana, Brazil. This qualitative study. As part of the methodology, the following took place: Structured diagnostic observation, collection of data produced by students, text interpretation, and verification of the quality of texts produced by the students. Next, the researcher applied intervention activities by using HagaQue, Tux Pent, and Scrapbooking which are tools that focus on writing and reading skills. A second evaluation was conducted to determine if any significant change was found in the students’ writing and reading comprehension skills. Results show the significance and validity of these educational tools as pedagogical resources to promote the development of writing and reading comprehension skills in deaf, hard of hearing, and speech impaired students.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoTerçariol, Adriana Aparecida de LimaRibeiro , Sandra Fogaça RosaSantos, Dilma Pereira dos2017-07-21T13:34:11Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Dilma Pereira dos. Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016 .http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1030porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2017-07-22T04:00:07Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2017-07-22T04:00:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
Educational Objects as Mediators Instruments in the Process of Education and Language Learning Portuguese with Students Deaf
title Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
spellingShingle Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
Santos, Dilma Pereira dos
Aprendizagem
Deficientes auditivos
Surdos - Educação
Educação especial
Leitura
Education.
Educational tools
Deaf and hard of hearing
Write. Reading
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
title_full Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
title_fullStr Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
title_full_unstemmed Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
title_sort Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva
author Santos, Dilma Pereira dos
author_facet Santos, Dilma Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
Terçariol, Adriana Aparecida de Lima
Ribeiro , Sandra Fogaça Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dilma Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Deficientes auditivos
Surdos - Educação
Educação especial
Leitura
Education.
Educational tools
Deaf and hard of hearing
Write. Reading
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem
Deficientes auditivos
Surdos - Educação
Educação especial
Leitura
Education.
Educational tools
Deaf and hard of hearing
Write. Reading
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A pesquisa tem como objetivo investigar a influência de Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e escrita para alunos com deficiência auditiva. Para fundamentação foram utilizadas bases teóricas voltadas ao sociointeracionismo no qual o humano e o tecnológico interagem no processo de aprendizagem da língua portuguesa escrita; bem como bases legais que sustentam o uso de objetos educacionais no desenvolvimento dos alunos com deficiência auditiva. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos com deficiência auditiva, entre 9 e 10 anos de idade; devidamente matriculados no ensino fundamental, no qual cursavam o quarto ano em uma escola em Foz do Iguaçu (PR). A pesquisa foi de cunho qualitativa. Como procedimentos metodológicos para coleta de dados promoveu-se observação estruturada diagnóstica, análise dos documentos da produção de textos desenvolvidos pelos alunos, a fim de verificar a qualidade da produção e interpretação textual. Em seguida, foram aplicadas atividades de intervenção com os objetos educacionais HagáQuê e Tux Paint que visavam à produção escrita e leitura. Uma segunda avaliação foi realizada para determinar se houve mudança quanto à produção da escrita e interpretação textual. Como resultado, verificou-se a importância e validade pedagógica de tais objetos educacionais no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para alunos com deficiência auditiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18
2017-07-21T13:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Dilma Pereira dos. Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016 .
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1030
identifier_str_mv SANTOS, Dilma Pereira dos. Objetos educacionais como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos com deficiência auditiva. 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016 .
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100160126615552