Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783 |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem tal como é percebido por alunos e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas dos questionários aplicados a professores e alunos. As entrevistas realizadas com os gestores da escola possibilitaram a caracterização dos perfis dos sujeitos pesquisados. Os resultados demonstram que as concepções dos professores e alunos convergem para a representação da avaliação como verificação do conteúdo programático associado à mensuração da aprendizagem e apresentam características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno. Demonstram também a tendência dos professores de utilizarem, em seus discursos, nomenclaturas que se aproximam de conceitos progressistas a respeito da avaliação, porém as respostas dos alunos confirmam uma prática reprodutiva dos conteúdos ensinados. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação da aprendizagem em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação da aprendizagem escolar e de uma reflexão crítica de alunos, pais, professores, funcionários e gestores a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento. |
id |
UOES_0b029333fb35bf693ae7f96277dbd547 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/783 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médioAvaliação da aprendizagemPercepções dos alunosPercepções dos professoresLearning evaluationStudents perceptionTeachers perceptionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem tal como é percebido por alunos e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas dos questionários aplicados a professores e alunos. As entrevistas realizadas com os gestores da escola possibilitaram a caracterização dos perfis dos sujeitos pesquisados. Os resultados demonstram que as concepções dos professores e alunos convergem para a representação da avaliação como verificação do conteúdo programático associado à mensuração da aprendizagem e apresentam características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno. Demonstram também a tendência dos professores de utilizarem, em seus discursos, nomenclaturas que se aproximam de conceitos progressistas a respeito da avaliação, porém as respostas dos alunos confirmam uma prática reprodutiva dos conteúdos ensinados. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação da aprendizagem em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação da aprendizagem escolar e de uma reflexão crítica de alunos, pais, professores, funcionários e gestores a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento.The present essay focuses the learning evaluation process as it is seen by teachers and students of a public school from the state of São Paulo, Piraju city. The choice for a qualitative case study has made possible the analysis of the answers to the questionnaires solved by teachers and students. Interviews made with the school headmaster have made possible the characterizing of the surveyed subjects profiles. Results have shown that both students and teachers conceptions lead to the representation of the evaluation as a way of checking the program content associated to the measure of the learning and present classyfing evaluation characteristics, privileging the quantifying of students learning. They also show the tendency the teachers have to using in their speech, nomenclatures that come close to progressist concepts concerning evaluation. However, students answers confirm the practice of reproducing the content that has been taught. The data leads to a portrait of the evaluation concept in a public school that may work as a reference to the study of similar realities. It is emphasizes that is necessary and important the accomplishement of a permanent critical study in order to consolidate basic concepts regarding the evaluation of school learning and a critical reflexion of students, parents, teachers, employers and directors concerning pedagogic issues that surround the construction of knowledge.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoCardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Moretti, Lucia Helena TiossoCPF:70734640897http://lattes.cnpq.br/8367557846787155Ribeiro, Arilda Inês MirandaCPF:04801349869http://lattes.cnpq.br/0145582434192657Furlan, Maria Ignez Carlin2016-07-18T17:54:08Z2010-07-162006-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:23Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/783Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio |
title |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio Furlan, Maria Ignez Carlin Avaliação da aprendizagem Percepções dos alunos Percepções dos professores Learning evaluation Students perception Teachers perception CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio |
title_full |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio |
author |
Furlan, Maria Ignez Carlin |
author_facet |
Furlan, Maria Ignez Carlin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Sônia Maria Vicente CPF:42497558868 http://lattes.cnpq.br/1875954902451909 Moretti, Lucia Helena Tiosso CPF:70734640897 http://lattes.cnpq.br/8367557846787155 Ribeiro, Arilda Inês Miranda CPF:04801349869 http://lattes.cnpq.br/0145582434192657 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furlan, Maria Ignez Carlin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Percepções dos alunos Percepções dos professores Learning evaluation Students perception Teachers perception CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Avaliação da aprendizagem Percepções dos alunos Percepções dos professores Learning evaluation Students perception Teachers perception CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem tal como é percebido por alunos e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas dos questionários aplicados a professores e alunos. As entrevistas realizadas com os gestores da escola possibilitaram a caracterização dos perfis dos sujeitos pesquisados. Os resultados demonstram que as concepções dos professores e alunos convergem para a representação da avaliação como verificação do conteúdo programático associado à mensuração da aprendizagem e apresentam características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno. Demonstram também a tendência dos professores de utilizarem, em seus discursos, nomenclaturas que se aproximam de conceitos progressistas a respeito da avaliação, porém as respostas dos alunos confirmam uma prática reprodutiva dos conteúdos ensinados. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação da aprendizagem em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação da aprendizagem escolar e de uma reflexão crítica de alunos, pais, professores, funcionários e gestores a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-11-22 2010-07-16 2016-07-18T17:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783 |
identifier_str_mv |
FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158563188736 |