Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Maria Ignez Carlin
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783
Resumo: O presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem tal como é percebido por alunos e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas dos questionários aplicados a professores e alunos. As entrevistas realizadas com os gestores da escola possibilitaram a caracterização dos perfis dos sujeitos pesquisados. Os resultados demonstram que as concepções dos professores e alunos convergem para a representação da avaliação como verificação do conteúdo programático associado à mensuração da aprendizagem e apresentam características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno. Demonstram também a tendência dos professores de utilizarem, em seus discursos, nomenclaturas que se aproximam de conceitos progressistas a respeito da avaliação, porém as respostas dos alunos confirmam uma prática reprodutiva dos conteúdos ensinados. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação da aprendizagem em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação da aprendizagem escolar e de uma reflexão crítica de alunos, pais, professores, funcionários e gestores a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento.
id UOES_0b029333fb35bf693ae7f96277dbd547
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/783
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médioAvaliação da aprendizagemPercepções dos alunosPercepções dos professoresLearning evaluationStudents perceptionTeachers perceptionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem tal como é percebido por alunos e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas dos questionários aplicados a professores e alunos. As entrevistas realizadas com os gestores da escola possibilitaram a caracterização dos perfis dos sujeitos pesquisados. Os resultados demonstram que as concepções dos professores e alunos convergem para a representação da avaliação como verificação do conteúdo programático associado à mensuração da aprendizagem e apresentam características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno. Demonstram também a tendência dos professores de utilizarem, em seus discursos, nomenclaturas que se aproximam de conceitos progressistas a respeito da avaliação, porém as respostas dos alunos confirmam uma prática reprodutiva dos conteúdos ensinados. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação da aprendizagem em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação da aprendizagem escolar e de uma reflexão crítica de alunos, pais, professores, funcionários e gestores a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento.The present essay focuses the learning evaluation process as it is seen by teachers and students of a public school from the state of São Paulo, Piraju city. The choice for a qualitative case study has made possible the analysis of the answers to the questionnaires solved by teachers and students. Interviews made with the school headmaster have made possible the characterizing of the surveyed subjects profiles. Results have shown that both students and teachers conceptions lead to the representation of the evaluation as a way of checking the program content associated to the measure of the learning and present classyfing evaluation characteristics, privileging the quantifying of students learning. They also show the tendency the teachers have to using in their speech, nomenclatures that come close to progressist concepts concerning evaluation. However, students answers confirm the practice of reproducing the content that has been taught. The data leads to a portrait of the evaluation concept in a public school that may work as a reference to the study of similar realities. It is emphasizes that is necessary and important the accomplishement of a permanent critical study in order to consolidate basic concepts regarding the evaluation of school learning and a critical reflexion of students, parents, teachers, employers and directors concerning pedagogic issues that surround the construction of knowledge.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoCardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Moretti, Lucia Helena TiossoCPF:70734640897http://lattes.cnpq.br/8367557846787155Ribeiro, Arilda Inês MirandaCPF:04801349869http://lattes.cnpq.br/0145582434192657Furlan, Maria Ignez Carlin2016-07-18T17:54:08Z2010-07-162006-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:23Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/783Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
title Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
spellingShingle Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
Furlan, Maria Ignez Carlin
Avaliação da aprendizagem
Percepções dos alunos
Percepções dos professores
Learning evaluation
Students perception
Teachers perception
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
title_full Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
title_fullStr Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
title_sort Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio
author Furlan, Maria Ignez Carlin
author_facet Furlan, Maria Ignez Carlin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sônia Maria Vicente
CPF:42497558868
http://lattes.cnpq.br/1875954902451909
Moretti, Lucia Helena Tiosso
CPF:70734640897
http://lattes.cnpq.br/8367557846787155
Ribeiro, Arilda Inês Miranda
CPF:04801349869
http://lattes.cnpq.br/0145582434192657
dc.contributor.author.fl_str_mv Furlan, Maria Ignez Carlin
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Percepções dos alunos
Percepções dos professores
Learning evaluation
Students perception
Teachers perception
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Avaliação da aprendizagem
Percepções dos alunos
Percepções dos professores
Learning evaluation
Students perception
Teachers perception
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem tal como é percebido por alunos e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas dos questionários aplicados a professores e alunos. As entrevistas realizadas com os gestores da escola possibilitaram a caracterização dos perfis dos sujeitos pesquisados. Os resultados demonstram que as concepções dos professores e alunos convergem para a representação da avaliação como verificação do conteúdo programático associado à mensuração da aprendizagem e apresentam características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno. Demonstram também a tendência dos professores de utilizarem, em seus discursos, nomenclaturas que se aproximam de conceitos progressistas a respeito da avaliação, porém as respostas dos alunos confirmam uma prática reprodutiva dos conteúdos ensinados. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação da aprendizagem em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação da aprendizagem escolar e de uma reflexão crítica de alunos, pais, professores, funcionários e gestores a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-11-22
2010-07-16
2016-07-18T17:54:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783
identifier_str_mv FURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100158563188736