A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacarias, Sandra Maira Zen
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830
Resumo: O trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática.
id UOES_16ce9e4f56e87a3254f5e9f5c772104e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/830
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldadeMathematics and scholar failure: fear, myth or difficultyMatemáticaMedoMitoDificuldadeMathematicsFearMythDifficultyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática.This paper has aimed to investigate the reason that the students show gap knowledge in the mathematics area and see if this fact is due to the fear or the myth about the subject or if these difficulties are not related to learning of basic concepts. In this paper the qualitative approach was a method adopted to carry out the research to investigate a contemporary phenomenon within a real context, where each object is treated as unique. The data were processed according to the content analysis and documentary analysis. The search for field was developed during the second semester of 2007 in a public school, belonging to the Birigui´s Board Education. The choice of school was based on the low-income school submitted by the managers. The study was designed with students in basic education, seventh series. First the students had been observed in their natural environment, in their classrooms. After that, was proposed to make an autobiography about his relationship with Mathematics. Then the students were interviewed. The action of teach was observe according to the methodology, planning class, evaluation and the relationship between the teachers and students. There were also reviewed the planning education, students notebooks and activities and the teacher´s daily. The gotten data had been treated through the "content analysis" and "documentary analysis". Both subject had been placed in evidences about the importance of the effective relations at the school indicating that this may contribute such for the success as the failure of the pupil causing fear and blockades into a relation with the Mathematics subject.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoScheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Nogueira, José RobertoCPF:04690896879http://lattes.cnpq.br/2196414241004695Zacarias, Sandra Maira Zen2016-07-18T17:54:14Z2011-08-092008-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:51Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty
title A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
spellingShingle A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
Zacarias, Sandra Maira Zen
Matemática
Medo
Mito
Dificuldade
Mathematics
Fear
Myth
Difficulty
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
title_full A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
title_fullStr A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
title_full_unstemmed A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
title_sort A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
author Zacarias, Sandra Maira Zen
author_facet Zacarias, Sandra Maira Zen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Nogueira, José Roberto
CPF:04690896879
http://lattes.cnpq.br/2196414241004695
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacarias, Sandra Maira Zen
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Medo
Mito
Dificuldade
Mathematics
Fear
Myth
Difficulty
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Matemática
Medo
Mito
Dificuldade
Mathematics
Fear
Myth
Difficulty
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-06
2011-08-09
2016-07-18T17:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830
identifier_str_mv ZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159197577216