Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Jailton da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/786
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma investigação a respeito da formação dos professores de Educação Física buscando compreender as coerências e contradições com relação à formação do professor. Para tanto, apoiou-se nos pressupostos teóricos de documentos educacionais brasileiros como a LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) além de renomados autores nacionais e estrangeiros que discorrem sobre o tema em questão. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso procurou identificar na Proposta Pedagógica de um curso de Educação Física de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo, os elementos que favorecem ou não a formação do professor. O trabalho foi realizado por meio de contatos diretos com os sujeitos envolvidos nos espaços que trabalham por meio de entrevistas questionários e análise documental. Os dados obtidos foram analisados sob a ótica da pesquisa qualitativa tendo o referencial teórico como suporte para o levantamento de categorias de análise
id UOES_18b9dfb50f4513408303c677f6020c18
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/786
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.Formation of the Physical Education Teacher: consistencies and inconsistenciesEducação FísicaFormação do professorProjeto Político PedagógicoPhysical EducationTeacher EducationEducational Policy ProjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSO presente trabalho teve como objetivo realizar uma investigação a respeito da formação dos professores de Educação Física buscando compreender as coerências e contradições com relação à formação do professor. Para tanto, apoiou-se nos pressupostos teóricos de documentos educacionais brasileiros como a LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) além de renomados autores nacionais e estrangeiros que discorrem sobre o tema em questão. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso procurou identificar na Proposta Pedagógica de um curso de Educação Física de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo, os elementos que favorecem ou não a formação do professor. O trabalho foi realizado por meio de contatos diretos com os sujeitos envolvidos nos espaços que trabalham por meio de entrevistas questionários e análise documental. Os dados obtidos foram analisados sob a ótica da pesquisa qualitativa tendo o referencial teórico como suporte para o levantamento de categorias de análiseThis study aimed to conduct an investigation regarding the training of physical education teachers seeking to analyze the consistencies and inconsistencies with relationship teacher training. For this purpose, relied on a theoretical framework of educational documents such as the Brazilian LSB 9394/96 (Law of Directives and Bases of National Education), the PCNs (National Curriculum), the DCNs (National Curriculum Guidelines) Physical Education as well as renowned national and foreign authors who write about the topic. A qualitative study of the type of case study sought to identify the pedagogical proposal of a Physical Education course at a university in the state of São Paulo, the factors that encourage or discourage the education of teachers. The work was carried out through direct contacts with those involved in working spaces, through interviews and document analysis. Data were analyzed from the perspective of qualitative research as having the theoretical support for analysis of the content. The results suggest that the pedagogical proposal of the investigated bachelor s degree exposes a certain coherency with official documents when elaborated, but is implementation shows clearly incoherencies that can influence a skilled professional to work in the area of Physical EducationUniversidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoScheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Gebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Freitas Júnior, Ismael ForteCPF:05538756807http://lattes.cnpq.br/4284333955006772Cunha, José Jailton da2016-07-18T17:54:09Z2011-07-082011-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, José Jailton da. Formation of the Physical Education Teacher: consistencies and inconsistencies. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:31Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
Formation of the Physical Education Teacher: consistencies and inconsistencies
title Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
spellingShingle Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
Cunha, José Jailton da
Educação Física
Formação do professor
Projeto Político Pedagógico
Physical Education
Teacher Education
Educational Policy Project
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
title_short Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
title_full Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
title_fullStr Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
title_full_unstemmed Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
title_sort Formação do professor de educação física: coerências e incoerências.
author Cunha, José Jailton da
author_facet Cunha, José Jailton da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Gebran, Raimunda Abou
CPF:12107141835
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Freitas Júnior, Ismael Forte
CPF:05538756807
http://lattes.cnpq.br/4284333955006772
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Jailton da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Formação do professor
Projeto Político Pedagógico
Physical Education
Teacher Education
Educational Policy Project
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
topic Educação Física
Formação do professor
Projeto Político Pedagógico
Physical Education
Teacher Education
Educational Policy Project
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
description O presente trabalho teve como objetivo realizar uma investigação a respeito da formação dos professores de Educação Física buscando compreender as coerências e contradições com relação à formação do professor. Para tanto, apoiou-se nos pressupostos teóricos de documentos educacionais brasileiros como a LDB 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) além de renomados autores nacionais e estrangeiros que discorrem sobre o tema em questão. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso procurou identificar na Proposta Pedagógica de um curso de Educação Física de uma Universidade do interior do Estado de São Paulo, os elementos que favorecem ou não a formação do professor. O trabalho foi realizado por meio de contatos diretos com os sujeitos envolvidos nos espaços que trabalham por meio de entrevistas questionários e análise documental. Os dados obtidos foram analisados sob a ótica da pesquisa qualitativa tendo o referencial teórico como suporte para o levantamento de categorias de análise
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-08
2011-04-13
2016-07-18T17:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, José Jailton da. Formation of the Physical Education Teacher: consistencies and inconsistencies. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/786
identifier_str_mv CUNHA, José Jailton da. Formation of the Physical Education Teacher: consistencies and inconsistencies. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306037968863232