A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonati, Patrícia Herreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823
Resumo: A pesquisa intitulada A prosa literária infantil em livros didáticos: instrumento de utilitarismo pedagógico ou objeto de prazer? envolve, tematicamente, a identificação e análise das concepções teóricas e metodológicas, norteadoras das práticas propostas pelo livro didático da Educação Fundamental (4º e 5º anos) para a leitura do texto literário infantil. O estudo, centrado no discurso dialógico (bakthiniano e peirceano) e na teoria da intertextualidade, objetiva refletir sobre a dupla função da literatura infantil na sala de aula: instruir e dar prazer, investigando a relação existente entre a qualidade dos textos infantis e a metodologia que lhes é dispensada pelos livros didáticos, sua potencialidade para despertar no leitor reações prazerosas de conhecimento sensível do mundo ou simplesmente para servir de instrumento pedagógico-utilitário na execução de atividades diversas de natureza superficial sobre o texto lido (preenchimento de fichas; leitura limitada a roteiros constituídos de questões periféricas sobre os conteúdos do texto; cópias; observações gramaticais desvinculadas da mensagem poética construída pela linguagem literária dos textos). Optou-se pela Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de coleta de dados para o estudo de caso, a Análise Documental. Os objetos de análise são Livros Didáticos selecionados pela pesquisadora, dentre os exemplares indicados pelo guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. Constatou-se, com esta investigação, que o texto literário é tratado, nos livros didáticos pesquisados, como objeto utilitário, como um discurso monossêmico, desvinculado do mundo real, humano, social.
id UOES_2d52a39d4a005677b8d451a604aac065
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/823
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?Literatura Infantil e Livro didáticoFormação de LeitoresLeitura e Utilitarismo PedagógicoLeitura Estética da LiteraturaTraining of ReadersUtilitarism and Reading PedagogyAesthetic Reading of LiteratureCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa intitulada A prosa literária infantil em livros didáticos: instrumento de utilitarismo pedagógico ou objeto de prazer? envolve, tematicamente, a identificação e análise das concepções teóricas e metodológicas, norteadoras das práticas propostas pelo livro didático da Educação Fundamental (4º e 5º anos) para a leitura do texto literário infantil. O estudo, centrado no discurso dialógico (bakthiniano e peirceano) e na teoria da intertextualidade, objetiva refletir sobre a dupla função da literatura infantil na sala de aula: instruir e dar prazer, investigando a relação existente entre a qualidade dos textos infantis e a metodologia que lhes é dispensada pelos livros didáticos, sua potencialidade para despertar no leitor reações prazerosas de conhecimento sensível do mundo ou simplesmente para servir de instrumento pedagógico-utilitário na execução de atividades diversas de natureza superficial sobre o texto lido (preenchimento de fichas; leitura limitada a roteiros constituídos de questões periféricas sobre os conteúdos do texto; cópias; observações gramaticais desvinculadas da mensagem poética construída pela linguagem literária dos textos). Optou-se pela Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de coleta de dados para o estudo de caso, a Análise Documental. Os objetos de análise são Livros Didáticos selecionados pela pesquisadora, dentre os exemplares indicados pelo guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. Constatou-se, com esta investigação, que o texto literário é tratado, nos livros didáticos pesquisados, como objeto utilitário, como um discurso monossêmico, desvinculado do mundo real, humano, social.The research entitled " The children s literary prose in textbook: an instrument of pedagogical utilitarism or object of pleasure?" involves, thematically, the identification and analysis of the theoretical and methodological concepts, guiding the proposed practices by the textbook of Elementary Education (4th and 5th grades) for the reading of literary texts for children. The study, centered in the dialogic discourse (bakthinian and peircean) and the theory of intertextuality, it aims to reflect on the dual function of children s literature in the classroom: to instruct and amuse, to delight and teach, investigating the relationship between the quality of children s text and the methodology that is dispensed by the textbooks, its potential to arouse the reader reactions of sensible knowledge of the world or simply to serve as an educational tool-utility in carrying out diverse activities of the superficial nature on the read text (fill in forms, reading limited to scripts built of peripheral issues about the content of the text, copies, grammatical notes unrelated of the poetic message constructed by literary language in texts). We opted for Qualitative Research, defining it as a method of data collection for the case study, the Document Analysis. The objects of analysis are selected by the researcher Textbooks, among the examples listed by the guide of the National Textbook Program (NPDB) 2010. We found, with this investigation, that the literary text is treated, in the researched textbooks, as utilitarian object, as a monossemic discourse, unlinked from the real, human and social world.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoPerez, Maria de Lourdes Zizi TrevizanCPF:01760320889http://lattes.cnpq.br/2967248644893507Parisotto, Ana Luzia VideiraCPF:11720776814http://lattes.cnpq.br/7961313550477392Souza, Renata Junqueira deCPF:06648438835http://lattes.cnpq.br/9778200016779533Bonati, Patrícia Herreira2016-07-18T17:54:13Z2011-06-022010-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBONATI, Patrícia Herreira. The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:43Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?
title A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
spellingShingle A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
Bonati, Patrícia Herreira
Literatura Infantil e Livro didático
Formação de Leitores
Leitura e Utilitarismo Pedagógico
Leitura Estética da Literatura
Training of Readers
Utilitarism and Reading Pedagogy
Aesthetic Reading of Literature
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
title_full A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
title_fullStr A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
title_full_unstemmed A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
title_sort A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
author Bonati, Patrícia Herreira
author_facet Bonati, Patrícia Herreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan
CPF:01760320889
http://lattes.cnpq.br/2967248644893507
Parisotto, Ana Luzia Videira
CPF:11720776814
http://lattes.cnpq.br/7961313550477392
Souza, Renata Junqueira de
CPF:06648438835
http://lattes.cnpq.br/9778200016779533
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonati, Patrícia Herreira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil e Livro didático
Formação de Leitores
Leitura e Utilitarismo Pedagógico
Leitura Estética da Literatura
Training of Readers
Utilitarism and Reading Pedagogy
Aesthetic Reading of Literature
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Literatura Infantil e Livro didático
Formação de Leitores
Leitura e Utilitarismo Pedagógico
Leitura Estética da Literatura
Training of Readers
Utilitarism and Reading Pedagogy
Aesthetic Reading of Literature
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa intitulada A prosa literária infantil em livros didáticos: instrumento de utilitarismo pedagógico ou objeto de prazer? envolve, tematicamente, a identificação e análise das concepções teóricas e metodológicas, norteadoras das práticas propostas pelo livro didático da Educação Fundamental (4º e 5º anos) para a leitura do texto literário infantil. O estudo, centrado no discurso dialógico (bakthiniano e peirceano) e na teoria da intertextualidade, objetiva refletir sobre a dupla função da literatura infantil na sala de aula: instruir e dar prazer, investigando a relação existente entre a qualidade dos textos infantis e a metodologia que lhes é dispensada pelos livros didáticos, sua potencialidade para despertar no leitor reações prazerosas de conhecimento sensível do mundo ou simplesmente para servir de instrumento pedagógico-utilitário na execução de atividades diversas de natureza superficial sobre o texto lido (preenchimento de fichas; leitura limitada a roteiros constituídos de questões periféricas sobre os conteúdos do texto; cópias; observações gramaticais desvinculadas da mensagem poética construída pela linguagem literária dos textos). Optou-se pela Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de coleta de dados para o estudo de caso, a Análise Documental. Os objetos de análise são Livros Didáticos selecionados pela pesquisadora, dentre os exemplares indicados pelo guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. Constatou-se, com esta investigação, que o texto literário é tratado, nos livros didáticos pesquisados, como objeto utilitário, como um discurso monossêmico, desvinculado do mundo real, humano, social.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-13
2011-06-02
2016-07-18T17:54:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BONATI, Patrícia Herreira. The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823
identifier_str_mv BONATI, Patrícia Herreira. The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100158672240640