A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823 |
Resumo: | A pesquisa intitulada A prosa literária infantil em livros didáticos: instrumento de utilitarismo pedagógico ou objeto de prazer? envolve, tematicamente, a identificação e análise das concepções teóricas e metodológicas, norteadoras das práticas propostas pelo livro didático da Educação Fundamental (4º e 5º anos) para a leitura do texto literário infantil. O estudo, centrado no discurso dialógico (bakthiniano e peirceano) e na teoria da intertextualidade, objetiva refletir sobre a dupla função da literatura infantil na sala de aula: instruir e dar prazer, investigando a relação existente entre a qualidade dos textos infantis e a metodologia que lhes é dispensada pelos livros didáticos, sua potencialidade para despertar no leitor reações prazerosas de conhecimento sensível do mundo ou simplesmente para servir de instrumento pedagógico-utilitário na execução de atividades diversas de natureza superficial sobre o texto lido (preenchimento de fichas; leitura limitada a roteiros constituídos de questões periféricas sobre os conteúdos do texto; cópias; observações gramaticais desvinculadas da mensagem poética construída pela linguagem literária dos textos). Optou-se pela Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de coleta de dados para o estudo de caso, a Análise Documental. Os objetos de análise são Livros Didáticos selecionados pela pesquisadora, dentre os exemplares indicados pelo guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. Constatou-se, com esta investigação, que o texto literário é tratado, nos livros didáticos pesquisados, como objeto utilitário, como um discurso monossêmico, desvinculado do mundo real, humano, social. |
id |
UOES_2d52a39d4a005677b8d451a604aac065 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/823 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico?The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?Literatura Infantil e Livro didáticoFormação de LeitoresLeitura e Utilitarismo PedagógicoLeitura Estética da LiteraturaTraining of ReadersUtilitarism and Reading PedagogyAesthetic Reading of LiteratureCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa intitulada A prosa literária infantil em livros didáticos: instrumento de utilitarismo pedagógico ou objeto de prazer? envolve, tematicamente, a identificação e análise das concepções teóricas e metodológicas, norteadoras das práticas propostas pelo livro didático da Educação Fundamental (4º e 5º anos) para a leitura do texto literário infantil. O estudo, centrado no discurso dialógico (bakthiniano e peirceano) e na teoria da intertextualidade, objetiva refletir sobre a dupla função da literatura infantil na sala de aula: instruir e dar prazer, investigando a relação existente entre a qualidade dos textos infantis e a metodologia que lhes é dispensada pelos livros didáticos, sua potencialidade para despertar no leitor reações prazerosas de conhecimento sensível do mundo ou simplesmente para servir de instrumento pedagógico-utilitário na execução de atividades diversas de natureza superficial sobre o texto lido (preenchimento de fichas; leitura limitada a roteiros constituídos de questões periféricas sobre os conteúdos do texto; cópias; observações gramaticais desvinculadas da mensagem poética construída pela linguagem literária dos textos). Optou-se pela Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de coleta de dados para o estudo de caso, a Análise Documental. Os objetos de análise são Livros Didáticos selecionados pela pesquisadora, dentre os exemplares indicados pelo guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. Constatou-se, com esta investigação, que o texto literário é tratado, nos livros didáticos pesquisados, como objeto utilitário, como um discurso monossêmico, desvinculado do mundo real, humano, social.The research entitled " The children s literary prose in textbook: an instrument of pedagogical utilitarism or object of pleasure?" involves, thematically, the identification and analysis of the theoretical and methodological concepts, guiding the proposed practices by the textbook of Elementary Education (4th and 5th grades) for the reading of literary texts for children. The study, centered in the dialogic discourse (bakthinian and peircean) and the theory of intertextuality, it aims to reflect on the dual function of children s literature in the classroom: to instruct and amuse, to delight and teach, investigating the relationship between the quality of children s text and the methodology that is dispensed by the textbooks, its potential to arouse the reader reactions of sensible knowledge of the world or simply to serve as an educational tool-utility in carrying out diverse activities of the superficial nature on the read text (fill in forms, reading limited to scripts built of peripheral issues about the content of the text, copies, grammatical notes unrelated of the poetic message constructed by literary language in texts). We opted for Qualitative Research, defining it as a method of data collection for the case study, the Document Analysis. The objects of analysis are selected by the researcher Textbooks, among the examples listed by the guide of the National Textbook Program (NPDB) 2010. We found, with this investigation, that the literary text is treated, in the researched textbooks, as utilitarian object, as a monossemic discourse, unlinked from the real, human and social world.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoPerez, Maria de Lourdes Zizi TrevizanCPF:01760320889http://lattes.cnpq.br/2967248644893507Parisotto, Ana Luzia VideiraCPF:11720776814http://lattes.cnpq.br/7961313550477392Souza, Renata Junqueira deCPF:06648438835http://lattes.cnpq.br/9778200016779533Bonati, Patrícia Herreira2016-07-18T17:54:13Z2011-06-022010-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBONATI, Patrícia Herreira. The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:43Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism? |
title |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? |
spellingShingle |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? Bonati, Patrícia Herreira Literatura Infantil e Livro didático Formação de Leitores Leitura e Utilitarismo Pedagógico Leitura Estética da Literatura Training of Readers Utilitarism and Reading Pedagogy Aesthetic Reading of Literature CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? |
title_full |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? |
title_fullStr |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? |
title_full_unstemmed |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? |
title_sort |
A prosa literária infantil: objeto de prazer ou utilitarismo pedagógico? |
author |
Bonati, Patrícia Herreira |
author_facet |
Bonati, Patrícia Herreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perez, Maria de Lourdes Zizi Trevizan CPF:01760320889 http://lattes.cnpq.br/2967248644893507 Parisotto, Ana Luzia Videira CPF:11720776814 http://lattes.cnpq.br/7961313550477392 Souza, Renata Junqueira de CPF:06648438835 http://lattes.cnpq.br/9778200016779533 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonati, Patrícia Herreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil e Livro didático Formação de Leitores Leitura e Utilitarismo Pedagógico Leitura Estética da Literatura Training of Readers Utilitarism and Reading Pedagogy Aesthetic Reading of Literature CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Literatura Infantil e Livro didático Formação de Leitores Leitura e Utilitarismo Pedagógico Leitura Estética da Literatura Training of Readers Utilitarism and Reading Pedagogy Aesthetic Reading of Literature CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa intitulada A prosa literária infantil em livros didáticos: instrumento de utilitarismo pedagógico ou objeto de prazer? envolve, tematicamente, a identificação e análise das concepções teóricas e metodológicas, norteadoras das práticas propostas pelo livro didático da Educação Fundamental (4º e 5º anos) para a leitura do texto literário infantil. O estudo, centrado no discurso dialógico (bakthiniano e peirceano) e na teoria da intertextualidade, objetiva refletir sobre a dupla função da literatura infantil na sala de aula: instruir e dar prazer, investigando a relação existente entre a qualidade dos textos infantis e a metodologia que lhes é dispensada pelos livros didáticos, sua potencialidade para despertar no leitor reações prazerosas de conhecimento sensível do mundo ou simplesmente para servir de instrumento pedagógico-utilitário na execução de atividades diversas de natureza superficial sobre o texto lido (preenchimento de fichas; leitura limitada a roteiros constituídos de questões periféricas sobre os conteúdos do texto; cópias; observações gramaticais desvinculadas da mensagem poética construída pela linguagem literária dos textos). Optou-se pela Pesquisa Qualitativa, definindo-se como método de coleta de dados para o estudo de caso, a Análise Documental. Os objetos de análise são Livros Didáticos selecionados pela pesquisadora, dentre os exemplares indicados pelo guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2010. Constatou-se, com esta investigação, que o texto literário é tratado, nos livros didáticos pesquisados, como objeto utilitário, como um discurso monossêmico, desvinculado do mundo real, humano, social. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-13 2011-06-02 2016-07-18T17:54:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BONATI, Patrícia Herreira. The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823 |
identifier_str_mv |
BONATI, Patrícia Herreira. The children´s literary prose: object of pleasure or pedagogical utilitarism?. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158672240640 |