Motivação do professor como ferramenta alavancadora da qualidade do ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/869 |
Resumo: | O propósito desta pesquisa foi identificar junto a professores de escolas públicas do Estado de São Paulo (1) as causas de insatisfação, (2) os fatores de motivação em suas respectivas fases de carreira, (3) sugestões de metas desafiadoras em suas carreiras profissionais, (4) suas preferências entre desafios individuais e coletivos, e (5) dentro dos parâmetros do Estatuto do Magistério estadual, estímulos que possam ser usados em um plano alavancador da qualidade de ensino. A escolha dos sujeitos foi feita em duas escolas públicas do Estado de São Paulo, ambas situadas na cidade de Presidente Prudente. A primeira localiza-se na área central da cidade, tem 3000 alunos, classificando-se como de grande porte, e, segundo o Mapa de Exclusão Social de Presidente Prudente, está situada na área de inclusão social. A segunda escola, localizada em bairro de média exclusão social , segundo o mesmo critério geográfico aplicado à primeira escola, tem 1300 alunos, classificando-se como de porte médio. O método escolhido foi o de pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de dois casos. A coleta de dados foi realizada mediante um roteiro de entrevista semiestruturada, tomando-se o cuidado de eliminar nome, data ou dados que pudessem levar à identificação do professor entrevistado. Foram entrevistados catorze professores de todas as fases de carreira e idade. Também foi utilizada a observação dos locais de trabalho do professor visando amparar e dar suporte às declarações colhidas, validando-as. Por fim, foram identificados pelos professores na atual legislação estímulos que podem ser usados como fatores motivacionais. Entre os resultados mais relevantes da pesquisa, encontrou-se uma quase unanimidade em relação à necessidade de valorização e reconhecimento da carreira, revisão salarial e um plano de médio/longo prazo para a profissão. Todas essas propostas foram comprovadas fartamente pela revisão da literatura, destacando-se a necessidade de remunerar, recompensar e reconhecer esses profissionais da educação, eliminando suas insatisfações, como pré-requisito para uma situação de motivação, mediante a qual seu desempenho será melhor, superando os entraves mencionados no estudo e trabalhando mais e qualitativamente melhor. Finalmente, foi apresentada nas conclusões do estudo a sugestão de um plano de ação baseado no resultado da pesquisa. Esse plano pretende levar os professores a compensar e superar os entraves existentes atualmente na profissão. |
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Motivação do professor como ferramenta alavancadora da qualidade do ensinoTeacher motivation as a leveraging tool of teaching qualitySatisfação do professorMotivação do professorFatores de insatisfação do professorFatores de motivação do professorCarreira do professorTeacher satisfactionTeacher motivationFactors of teacher dissatisfactionFactors of teacher motivationTeacher careerCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO propósito desta pesquisa foi identificar junto a professores de escolas públicas do Estado de São Paulo (1) as causas de insatisfação, (2) os fatores de motivação em suas respectivas fases de carreira, (3) sugestões de metas desafiadoras em suas carreiras profissionais, (4) suas preferências entre desafios individuais e coletivos, e (5) dentro dos parâmetros do Estatuto do Magistério estadual, estímulos que possam ser usados em um plano alavancador da qualidade de ensino. A escolha dos sujeitos foi feita em duas escolas públicas do Estado de São Paulo, ambas situadas na cidade de Presidente Prudente. A primeira localiza-se na área central da cidade, tem 3000 alunos, classificando-se como de grande porte, e, segundo o Mapa de Exclusão Social de Presidente Prudente, está situada na área de inclusão social. A segunda escola, localizada em bairro de média exclusão social , segundo o mesmo critério geográfico aplicado à primeira escola, tem 1300 alunos, classificando-se como de porte médio. O método escolhido foi o de pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de dois casos. A coleta de dados foi realizada mediante um roteiro de entrevista semiestruturada, tomando-se o cuidado de eliminar nome, data ou dados que pudessem levar à identificação do professor entrevistado. Foram entrevistados catorze professores de todas as fases de carreira e idade. Também foi utilizada a observação dos locais de trabalho do professor visando amparar e dar suporte às declarações colhidas, validando-as. Por fim, foram identificados pelos professores na atual legislação estímulos que podem ser usados como fatores motivacionais. Entre os resultados mais relevantes da pesquisa, encontrou-se uma quase unanimidade em relação à necessidade de valorização e reconhecimento da carreira, revisão salarial e um plano de médio/longo prazo para a profissão. Todas essas propostas foram comprovadas fartamente pela revisão da literatura, destacando-se a necessidade de remunerar, recompensar e reconhecer esses profissionais da educação, eliminando suas insatisfações, como pré-requisito para uma situação de motivação, mediante a qual seu desempenho será melhor, superando os entraves mencionados no estudo e trabalhando mais e qualitativamente melhor. Finalmente, foi apresentada nas conclusões do estudo a sugestão de um plano de ação baseado no resultado da pesquisa. Esse plano pretende levar os professores a compensar e superar os entraves existentes atualmente na profissão.The purpose of this study was to identify, according to teachers of public schools of São Paulo State, (1) the factors of dissatisfaction, (2) the factors of motivation in their respective career phases, (3) suggestions of challenging goals in their professional careers, (4) their preferences between individual and collective challenges, and (5) stimuli which can be used in a leveraging plan, within the parameters of State Teaching Statute. The choice of subjects was done in two public schools of the state of São Paulo, both situated in the city of Presidente Prudente. The first one is located in the central area of the city, has 3000 students, being classified as of great size and, according to the Map of Social Exclusion of Presidente Prudente, is situated In the area of social inclusion. Located in a neighborhood of "mean social exclusion", according to the same geographical criterion applied to the first school, the second school has 1300 students, being classified as of medium size. The method chosen was a qualitative research study classified as a two case study. The data collection was conducted through a semi-structured interview guide, taking care of eliminating name, date or data that could lead to the identification of the teacher interviewed. Fourteen teachers of every career phase and age were interviewed. An observation guide of teacher work places was also utilized with the purpose of supporting and validating the statements collected through the interview. Finally, stimuli, which can be used as motivating factors, were identified by the teachers in the present legislation. Among the most relevant results of the study, an almost unanimity was found in relation to teacher career valorization and recognition, salary revision and a medium and long range plan for the profession. All these proposals were amply supported by the literature review, which highlights the need to remunerate, reward and recognize those professionals for eliminating their dissatisfactions, as a prerequisite for their motivation through which their performance will be better, overcoming the obstacles mentioned in the study and working more and qualitatively better. Finally, in the conclusions of the study the suggestion of an action plan based on the results of the study was presented. This plan intends to lead the teachers to compensate and overcome presently existing barriers in the profession.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSantos Filho, José Camilo dosCPF:19250118791http://lattes.cnpq.br/0044767483762064Schmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Giorge, Cristiano Amaral Garboggini DiCPF:03273310898http://lattes.cnpq.br/7340016437698240Silveira, William Soares2016-07-18T17:54:18Z2012-12-202012-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVEIRA, William Soares. Teacher motivation as a leveraging tool of teaching quality. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:00Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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