A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattara, Irmes Mary Moreno Roque
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814
Resumo: Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, na perspectiva da etnomatemática, formas de ensinar e aprender matemática na EJA, relacionando conhecimentos empíricos (do cotidiano) com conhecimentos escolares. Trata-se de pesquisa descritiva, com enfoque teórico-crítico de caráter qualitativo e o seu delineamento se caracteriza por uma pesquisa-ação. Com a finalidade de conhecer os sujeitos da pesquisa e seus estilos cognitivos na busca da aprendizagem significativa, houve uma entrevista-piloto com vinte e três alunos, matriculados no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos e desse grupo cinco participaram da resolução de situações-problema destinadas à coleta de dados. Os resultados indicaram que a aprendizagem escolar de matemática com significado é possível, desde que ocorra o processo de construção de conhecimento contextualizado, tomando-se como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos nas experiências vividas nos diferentes ambientes de aprendizagem (intra e extra-escolar), respeitando-se o contexto sócio-histórico-cultural dos aprendizes, dentro de um contexto educativo pautado no diálogo e na reflexão.
id UOES_53d01a03084bd2f642d7820a33082055
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/814
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e AdultosThe reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adultsEtnomatemáticaEducação de Jovens e AdultosAprendizagem SignificativaEthnomathematicsYouth and Adults EducationMeaningful learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, na perspectiva da etnomatemática, formas de ensinar e aprender matemática na EJA, relacionando conhecimentos empíricos (do cotidiano) com conhecimentos escolares. Trata-se de pesquisa descritiva, com enfoque teórico-crítico de caráter qualitativo e o seu delineamento se caracteriza por uma pesquisa-ação. Com a finalidade de conhecer os sujeitos da pesquisa e seus estilos cognitivos na busca da aprendizagem significativa, houve uma entrevista-piloto com vinte e três alunos, matriculados no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos e desse grupo cinco participaram da resolução de situações-problema destinadas à coleta de dados. Os resultados indicaram que a aprendizagem escolar de matemática com significado é possível, desde que ocorra o processo de construção de conhecimento contextualizado, tomando-se como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos nas experiências vividas nos diferentes ambientes de aprendizagem (intra e extra-escolar), respeitando-se o contexto sócio-histórico-cultural dos aprendizes, dentro de um contexto educativo pautado no diálogo e na reflexão.This dissertation is the result of research developed at the Masters in Education, research line 2 - Training and Educational Professional Practice Professor, University of Oeste Paulista. This study aimed to investigate the perspective of Ethnomathematics, ways of teaching and learning mathematics in Youth and Adults Education, relating empirical knowledge (everyday) with school knowledge. It is descriptive research, with focus theoretical-critical of qualitative character and its design is characterized by an action research. In order to know the subjects and their cognitive styles in the pursuit of meaningful learning, a pilot interview had been done with twenty-three students registered in the second segment of Youth and Adults Education and five of this group attended the resolution of the situations-problem that was designed for data collecting. The results indicated that the mathematics school learning with meaning is possible, since the process of constructing knowledge in context occur, by taking as a starting point the students prior knowledge, the experiences acquired in different places of learning , respecting the socio-historical-cultural context of learners within an educational context ruled in dialogue and reflection.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Miotto, Wanda DarinCPF:96924080863http://lattes.cnpq.br/5631086726872120Mattara, Irmes Mary Moreno Roque2016-07-18T17:54:12Z2011-02-232010-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTARA, Irmes Mary Moreno Roque. The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:56Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults
title A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
spellingShingle A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
Mattara, Irmes Mary Moreno Roque
Etnomatemática
Educação de Jovens e Adultos
Aprendizagem Significativa
Ethnomathematics
Youth and Adults Education
Meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
title_full A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
title_fullStr A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
title_sort A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
author Mattara, Irmes Mary Moreno Roque
author_facet Mattara, Irmes Mary Moreno Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
CPF:04111699804
http://lattes.cnpq.br/5020376102015334
Miotto, Wanda Darin
CPF:96924080863
http://lattes.cnpq.br/5631086726872120
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattara, Irmes Mary Moreno Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação de Jovens e Adultos
Aprendizagem Significativa
Ethnomathematics
Youth and Adults Education
Meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Etnomatemática
Educação de Jovens e Adultos
Aprendizagem Significativa
Ethnomathematics
Youth and Adults Education
Meaningful learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, na perspectiva da etnomatemática, formas de ensinar e aprender matemática na EJA, relacionando conhecimentos empíricos (do cotidiano) com conhecimentos escolares. Trata-se de pesquisa descritiva, com enfoque teórico-crítico de caráter qualitativo e o seu delineamento se caracteriza por uma pesquisa-ação. Com a finalidade de conhecer os sujeitos da pesquisa e seus estilos cognitivos na busca da aprendizagem significativa, houve uma entrevista-piloto com vinte e três alunos, matriculados no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos e desse grupo cinco participaram da resolução de situações-problema destinadas à coleta de dados. Os resultados indicaram que a aprendizagem escolar de matemática com significado é possível, desde que ocorra o processo de construção de conhecimento contextualizado, tomando-se como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos nas experiências vividas nos diferentes ambientes de aprendizagem (intra e extra-escolar), respeitando-se o contexto sócio-histórico-cultural dos aprendizes, dentro de um contexto educativo pautado no diálogo e na reflexão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-25
2011-02-23
2016-07-18T17:54:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTARA, Irmes Mary Moreno Roque. The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814
identifier_str_mv MATTARA, Irmes Mary Moreno Roque. The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306038396682240