A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814 |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, na perspectiva da etnomatemática, formas de ensinar e aprender matemática na EJA, relacionando conhecimentos empíricos (do cotidiano) com conhecimentos escolares. Trata-se de pesquisa descritiva, com enfoque teórico-crítico de caráter qualitativo e o seu delineamento se caracteriza por uma pesquisa-ação. Com a finalidade de conhecer os sujeitos da pesquisa e seus estilos cognitivos na busca da aprendizagem significativa, houve uma entrevista-piloto com vinte e três alunos, matriculados no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos e desse grupo cinco participaram da resolução de situações-problema destinadas à coleta de dados. Os resultados indicaram que a aprendizagem escolar de matemática com significado é possível, desde que ocorra o processo de construção de conhecimento contextualizado, tomando-se como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos nas experiências vividas nos diferentes ambientes de aprendizagem (intra e extra-escolar), respeitando-se o contexto sócio-histórico-cultural dos aprendizes, dentro de um contexto educativo pautado no diálogo e na reflexão. |
id |
UOES_53d01a03084bd2f642d7820a33082055 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/814 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e AdultosThe reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adultsEtnomatemáticaEducação de Jovens e AdultosAprendizagem SignificativaEthnomathematicsYouth and Adults EducationMeaningful learningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, na perspectiva da etnomatemática, formas de ensinar e aprender matemática na EJA, relacionando conhecimentos empíricos (do cotidiano) com conhecimentos escolares. Trata-se de pesquisa descritiva, com enfoque teórico-crítico de caráter qualitativo e o seu delineamento se caracteriza por uma pesquisa-ação. Com a finalidade de conhecer os sujeitos da pesquisa e seus estilos cognitivos na busca da aprendizagem significativa, houve uma entrevista-piloto com vinte e três alunos, matriculados no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos e desse grupo cinco participaram da resolução de situações-problema destinadas à coleta de dados. Os resultados indicaram que a aprendizagem escolar de matemática com significado é possível, desde que ocorra o processo de construção de conhecimento contextualizado, tomando-se como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos nas experiências vividas nos diferentes ambientes de aprendizagem (intra e extra-escolar), respeitando-se o contexto sócio-histórico-cultural dos aprendizes, dentro de um contexto educativo pautado no diálogo e na reflexão.This dissertation is the result of research developed at the Masters in Education, research line 2 - Training and Educational Professional Practice Professor, University of Oeste Paulista. This study aimed to investigate the perspective of Ethnomathematics, ways of teaching and learning mathematics in Youth and Adults Education, relating empirical knowledge (everyday) with school knowledge. It is descriptive research, with focus theoretical-critical of qualitative character and its design is characterized by an action research. In order to know the subjects and their cognitive styles in the pursuit of meaningful learning, a pilot interview had been done with twenty-three students registered in the second segment of Youth and Adults Education and five of this group attended the resolution of the situations-problem that was designed for data collecting. The results indicated that the mathematics school learning with meaning is possible, since the process of constructing knowledge in context occur, by taking as a starting point the students prior knowledge, the experiences acquired in different places of learning , respecting the socio-historical-cultural context of learners within an educational context ruled in dialogue and reflection.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Scheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Miotto, Wanda DarinCPF:96924080863http://lattes.cnpq.br/5631086726872120Mattara, Irmes Mary Moreno Roque2016-07-18T17:54:12Z2011-02-232010-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATTARA, Irmes Mary Moreno Roque. The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:56Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults |
title |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos Mattara, Irmes Mary Moreno Roque Etnomatemática Educação de Jovens e Adultos Aprendizagem Significativa Ethnomathematics Youth and Adults Education Meaningful learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos |
title_full |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos |
title_sort |
A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos |
author |
Mattara, Irmes Mary Moreno Roque |
author_facet |
Mattara, Irmes Mary Moreno Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Scheide, Tereza de Jesus Ferreira CPF:04111699804 http://lattes.cnpq.br/5020376102015334 Miotto, Wanda Darin CPF:96924080863 http://lattes.cnpq.br/5631086726872120 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattara, Irmes Mary Moreno Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Educação de Jovens e Adultos Aprendizagem Significativa Ethnomathematics Youth and Adults Education Meaningful learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Etnomatemática Educação de Jovens e Adultos Aprendizagem Significativa Ethnomathematics Youth and Adults Education Meaningful learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, na perspectiva da etnomatemática, formas de ensinar e aprender matemática na EJA, relacionando conhecimentos empíricos (do cotidiano) com conhecimentos escolares. Trata-se de pesquisa descritiva, com enfoque teórico-crítico de caráter qualitativo e o seu delineamento se caracteriza por uma pesquisa-ação. Com a finalidade de conhecer os sujeitos da pesquisa e seus estilos cognitivos na busca da aprendizagem significativa, houve uma entrevista-piloto com vinte e três alunos, matriculados no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos e desse grupo cinco participaram da resolução de situações-problema destinadas à coleta de dados. Os resultados indicaram que a aprendizagem escolar de matemática com significado é possível, desde que ocorra o processo de construção de conhecimento contextualizado, tomando-se como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos nas experiências vividas nos diferentes ambientes de aprendizagem (intra e extra-escolar), respeitando-se o contexto sócio-histórico-cultural dos aprendizes, dentro de um contexto educativo pautado no diálogo e na reflexão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-25 2011-02-23 2016-07-18T17:54:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATTARA, Irmes Mary Moreno Roque. The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814 |
identifier_str_mv |
MATTARA, Irmes Mary Moreno Roque. The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158650220544 |