A implementação da BNCC nas escolas da rede Estadual Paulista da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1376 |
Resumo: | A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa: Políticas públicas em educação, práticas educativas e diversidade, ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), ambos pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas da Rede Estadual Paulista da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio a partir das considerações dos gestores da secretaria, gestores escolares e professores. Para o alcance deste objetivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever o processo histórico de formulação do documento da Base Nacional Comum Curricular, com base em estudos bibliográficos e fontes documentais. 2) Analisar o conteúdo das orientações oficiais do Estado de São Paulo a respeito da BNCC, e 3) Investigar o processo de implementação da BNCC no âmbito da gestão e da docência, tomando como referência a experiência dos participantes no sistema educacional e nas unidades escolares da Diretoria de Santo Anastácio. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um levantamento bibliográfico em bancos de teses e dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES e documental, em sítios eletrônicos oficiais mantidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Na fase da pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 profissionais da educação: fazendo parte da gestão 01 Dirigente, 01 Diretora de Núcleo Pedagógico, 02 supervisoras de ensino, 01 Professor Coordenador Núcleo Pedagógico da área de Língua Portuguesa e 01 Coordenadora de Núcleo Pedagógico da área de Matemática. Além disso foram selecionadas 04 escolas em diferentes municípios, cujo contexto social e público escolar eram de realidade urbana, rural e mista. A partir disto, foram selecionados os profissionais que fazem parte da Gestão Escolar nestas unidades escolares: 02 diretoras e 03 coordenadoras. Também fizeram parte 04 professores de Língua Portuguesa e 04 professores de Matemática, sendo que 05 profissionais se recusaram a participar da pesquisa por estarem em trabalho home office e em isolamento social. Os dados coletados foram analisados a partir do método materialista histórico-dialético sendo que foram analisadas quatro categorias: a) o processo de formação referente à implementação da BNCC; b) Participação no processo de implementação da BNCC; c) Percepções de gestores e professores sobre o processo de implementação da BNCC quanto aos impactos na qualidade da educação e; d) o processo de implementação da BNCC e seus impactos no trabalho educativo. A pesquisa demonstrou que gestores e professores apresentam falta de conhecimento sobre o processo de implementação da BNCC. A precariedade das informações é percebida tanto nos gestores quanto nos professores sendo, então, um dos principais elementos de dificuldade na implementação. A ínfima participação na elaboração do documento resultou numa participação superficial e pragmática. Neste cenário de descaracterização do trabalho dos participantes da pesquisa, observou-se que os gestores atribuíram a culpa aos professores diante das dificuldades encontradas no processo de implementação sem, no entanto, reconhecerem que os professores não foram preparados para este trabalho. Além disso, os participantes da pesquisa não apresentaram conhecimentos sobre as múltiplas determinações que envolvem os pressupostos do documento que, ao que parece, corrobora o sucateamento da educação pública e atende aos interesses privados. |
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A implementação da BNCC nas escolas da rede Estadual Paulista da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio.The implementation of the BNCC in the public schools in São Paulo state of Santo Anastácio education departmentgestãodocênciapedagogia histórico-críticamanagementteachinghistorical-critical pedagogyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa: Políticas públicas em educação, práticas educativas e diversidade, ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), ambos pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas da Rede Estadual Paulista da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio a partir das considerações dos gestores da secretaria, gestores escolares e professores. Para o alcance deste objetivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever o processo histórico de formulação do documento da Base Nacional Comum Curricular, com base em estudos bibliográficos e fontes documentais. 2) Analisar o conteúdo das orientações oficiais do Estado de São Paulo a respeito da BNCC, e 3) Investigar o processo de implementação da BNCC no âmbito da gestão e da docência, tomando como referência a experiência dos participantes no sistema educacional e nas unidades escolares da Diretoria de Santo Anastácio. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um levantamento bibliográfico em bancos de teses e dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES e documental, em sítios eletrônicos oficiais mantidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Na fase da pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 profissionais da educação: fazendo parte da gestão 01 Dirigente, 01 Diretora de Núcleo Pedagógico, 02 supervisoras de ensino, 01 Professor Coordenador Núcleo Pedagógico da área de Língua Portuguesa e 01 Coordenadora de Núcleo Pedagógico da área de Matemática. Além disso foram selecionadas 04 escolas em diferentes municípios, cujo contexto social e público escolar eram de realidade urbana, rural e mista. A partir disto, foram selecionados os profissionais que fazem parte da Gestão Escolar nestas unidades escolares: 02 diretoras e 03 coordenadoras. Também fizeram parte 04 professores de Língua Portuguesa e 04 professores de Matemática, sendo que 05 profissionais se recusaram a participar da pesquisa por estarem em trabalho home office e em isolamento social. Os dados coletados foram analisados a partir do método materialista histórico-dialético sendo que foram analisadas quatro categorias: a) o processo de formação referente à implementação da BNCC; b) Participação no processo de implementação da BNCC; c) Percepções de gestores e professores sobre o processo de implementação da BNCC quanto aos impactos na qualidade da educação e; d) o processo de implementação da BNCC e seus impactos no trabalho educativo. A pesquisa demonstrou que gestores e professores apresentam falta de conhecimento sobre o processo de implementação da BNCC. A precariedade das informações é percebida tanto nos gestores quanto nos professores sendo, então, um dos principais elementos de dificuldade na implementação. A ínfima participação na elaboração do documento resultou numa participação superficial e pragmática. Neste cenário de descaracterização do trabalho dos participantes da pesquisa, observou-se que os gestores atribuíram a culpa aos professores diante das dificuldades encontradas no processo de implementação sem, no entanto, reconhecerem que os professores não foram preparados para este trabalho. Além disso, os participantes da pesquisa não apresentaram conhecimentos sobre as múltiplas determinações que envolvem os pressupostos do documento que, ao que parece, corrobora o sucateamento da educação pública e atende aos interesses privados.This research is linked to the research´s topic: Public Policy in Education, Educational Practices and Diversity, to the State Educational Policies and Democracy (EPED) research group, both belonging to the Graduate Program in Education at the “UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA” (UNOESTE), Campus II of Presidente Prudente/SP. The research aimed to understand the process of implementation of the Common National Curriculum Base in the schools in São Paulo State of Santo Anastácio education department from the considerations of their secretary managers, school managers and teachers. For the objective scope, the following specific objectives were listed: 1) to describe the historical process of supplying the document about the Common National Curriculum Base, based on bibliographic studies and documental sources. 2) to analyze the content of the official guidelines of São Paulo state regarding the BNCC, and 3) to investigate the process of implementing the BNCC within the scope of management and teaching, taking as a reference the experience of participants in the educational system and in schools from the region of Santo Anastácio. Regarding the methodological aspects, a bibliographic survey was carried out in theses and dissertations databases, in the CAPES Periodical Portal, and in documents, in legal websites by the Ministry of Education and by the São Paulo State Department of Education. In the empirical research phase, 17 out of 22 education professionals were characterized as part of the management: 01 Principal/Head teacher, 01 Director of the Pedagogical Center, 02 teaching supervisors, 01 Coordinator/Professor of the Pedagogical Center from Portuguese Language area and 01 Pedagogical Coordinator in Mathematics. In addition, 04 schools were selected in different cities, whose social context and public schools were urban, rural and mixed. Based on this, professionals who are part of School Management units consisting of school units, it was selected: 04 principals and 04 coordinators. There were also 04 Portuguese Language teachers and 04 Mathematics teachers, and 05 professionals refused to participate in the research because they were in home office work and in social isolation. The collected data was formed from the historical-dialectical materialist method, where four categories were analyzed: a) the process of formation of reference to the implementation of BNCC; b) Participation in the BNCC implementation process; c) Perceptions of managers and teachers about the BNCC implementation process regarding the quality of education acts and; d) the process of implementing of BNCC and its actions in educational work. The irrelevant research shows that managers and teachers lack knowledge about the process of implementing about the BNCC. Both managers and teachers, being, therefore, one of the main elements of difficulty in implementation, perceive the precariousness of information. The negligible participation in the elaboration of the document participation in a superficial and pragmatist participation. In this scenario of mischaracterization of the work with the research participants, it is observed that the managers blamed the teachers for the difficulties encountered in the implementation process without, however, recognizing that the teachers were not prepared for this work. In addition, non-university research participants about the multiple determinations involving the assumptions of the document, which, it seems, corroborate the scrapping of public education and serve private interests.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoAnjos, Ricardo Eleutério doshttps://orcid.org/0000-0001-7432-556Xhttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943Francisco, Marcos Viniciushttps://orcid.org/0000-0002-5410-2374http://lattes.cnpq.br/7996858773030239Borges, Regilson Macielhttp://lattes.cnpq.br/4262613256144204COELHO, Lurdinei de Souza Lines2021-12-14T17:32:26Z2021-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Lurdinei de Souza Lines. A implementação da BNCC nas escolas da rede Estadual Paulista da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2021.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1376porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2021-12-15T04:01:56Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1376Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2021-12-15T04:01:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa: Políticas públicas em educação, práticas educativas e diversidade, ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), ambos pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). A pesquisa teve como objetivo compreender o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas da Rede Estadual Paulista da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio a partir das considerações dos gestores da secretaria, gestores escolares e professores. Para o alcance deste objetivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever o processo histórico de formulação do documento da Base Nacional Comum Curricular, com base em estudos bibliográficos e fontes documentais. 2) Analisar o conteúdo das orientações oficiais do Estado de São Paulo a respeito da BNCC, e 3) Investigar o processo de implementação da BNCC no âmbito da gestão e da docência, tomando como referência a experiência dos participantes no sistema educacional e nas unidades escolares da Diretoria de Santo Anastácio. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um levantamento bibliográfico em bancos de teses e dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES e documental, em sítios eletrônicos oficiais mantidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Na fase da pesquisa empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 17 profissionais da educação: fazendo parte da gestão 01 Dirigente, 01 Diretora de Núcleo Pedagógico, 02 supervisoras de ensino, 01 Professor Coordenador Núcleo Pedagógico da área de Língua Portuguesa e 01 Coordenadora de Núcleo Pedagógico da área de Matemática. Além disso foram selecionadas 04 escolas em diferentes municípios, cujo contexto social e público escolar eram de realidade urbana, rural e mista. A partir disto, foram selecionados os profissionais que fazem parte da Gestão Escolar nestas unidades escolares: 02 diretoras e 03 coordenadoras. Também fizeram parte 04 professores de Língua Portuguesa e 04 professores de Matemática, sendo que 05 profissionais se recusaram a participar da pesquisa por estarem em trabalho home office e em isolamento social. Os dados coletados foram analisados a partir do método materialista histórico-dialético sendo que foram analisadas quatro categorias: a) o processo de formação referente à implementação da BNCC; b) Participação no processo de implementação da BNCC; c) Percepções de gestores e professores sobre o processo de implementação da BNCC quanto aos impactos na qualidade da educação e; d) o processo de implementação da BNCC e seus impactos no trabalho educativo. A pesquisa demonstrou que gestores e professores apresentam falta de conhecimento sobre o processo de implementação da BNCC. A precariedade das informações é percebida tanto nos gestores quanto nos professores sendo, então, um dos principais elementos de dificuldade na implementação. A ínfima participação na elaboração do documento resultou numa participação superficial e pragmática. Neste cenário de descaracterização do trabalho dos participantes da pesquisa, observou-se que os gestores atribuíram a culpa aos professores diante das dificuldades encontradas no processo de implementação sem, no entanto, reconhecerem que os professores não foram preparados para este trabalho. Além disso, os participantes da pesquisa não apresentaram conhecimentos sobre as múltiplas determinações que envolvem os pressupostos do documento que, ao que parece, corrobora o sucateamento da educação pública e atende aos interesses privados. |
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