Trabalhadores-estudantes: um olhar para o contexto da relação entre trabalho e ensino superior noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Maria Gertrudes Gonçalves de Souza
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/834
Resumo: A presente pesquisa Investiga o contexto atual das relações entre trabalho e ensino superior noturno, procurando identificar como se situa o trabalhador-estudante neste contexto. A opção teórica para análise das relações entre estudo e trabalho no interior da sociedade capitalista centra-se na Teoria Crítica da Educação e no Materialismo Histórico Dialético. Para a coleta de dados utiliza a pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório com sujeitos concretos. No que se refere ao contexto das relações entre trabalho e ensino superior noturno constata que no sistema capitalista atual o trabalho está se tornando precário e a classe trabalhadora está se subdividindo, ao mesmo tempo em que se exige do trabalhador uma formação mais flexível e mais ampla e o ensino superior brasileiro obedece às orientações internacionais, permitindo que sua maior parte seja conduzida pela iniciativa privada. Quanto à situação do trabalhador-estudante no contexto investigado, constata que quando este deseja estudar, é levado a buscar o ensino pago sendo que, para este sujeito é o trabalho que fixa os limites do estudo, o ensino superior é procurado, pelo trabalhador-estudante, como forma de ascensão social e financeira, realização e valorização, as escolhas, da instituição e do curso, são limitadas pelos mecanismos de controle presentes na sociedade e o estudo superior é um meio de ascender à categoria mais bem posicionada da classe trabalhadora. Conclui identificando que o mundo do trabalho apresenta para o trabalhador, novas formas de exploração, a individualização e a exigência de maior qualificação, fazendo com que o ensino superior aumente as chances de ocupar melhores lugares na subdivisão da classe trabalhadora. O ensino superior brasileiro continua discriminatório e a busca do ensino, cada vez mais, se identifica com a luta pela cidadania.
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No que se refere ao contexto das relações entre trabalho e ensino superior noturno constata que no sistema capitalista atual o trabalho está se tornando precário e a classe trabalhadora está se subdividindo, ao mesmo tempo em que se exige do trabalhador uma formação mais flexível e mais ampla e o ensino superior brasileiro obedece às orientações internacionais, permitindo que sua maior parte seja conduzida pela iniciativa privada. Quanto à situação do trabalhador-estudante no contexto investigado, constata que quando este deseja estudar, é levado a buscar o ensino pago sendo que, para este sujeito é o trabalho que fixa os limites do estudo, o ensino superior é procurado, pelo trabalhador-estudante, como forma de ascensão social e financeira, realização e valorização, as escolhas, da instituição e do curso, são limitadas pelos mecanismos de controle presentes na sociedade e o estudo superior é um meio de ascender à categoria mais bem posicionada da classe trabalhadora. Conclui identificando que o mundo do trabalho apresenta para o trabalhador, novas formas de exploração, a individualização e a exigência de maior qualificação, fazendo com que o ensino superior aumente as chances de ocupar melhores lugares na subdivisão da classe trabalhadora. O ensino superior brasileiro continua discriminatório e a busca do ensino, cada vez mais, se identifica com a luta pela cidadania.To present research it investigates the current context of the relationships between work and night higher education, trying to identify as it locates the worker-student in this context. The theoretical option for analysis of the relationships between study and work inside the capitalist society is centered in the Critical Theory of the Education and in the Historical Materialism Dialectic. For the collect of data it uses the bibliographical research and an exploratory study with concrete subjects. In what it refers to the context of the relationships between work and night higher education, verifies that in the current capitalist system the work is becoming precarious and the working class is subdividing at the same time in that it is demanded a more flexible and wider formation from the worker and the Brazilian higher education obeys 'the international orientations, allowing its largest part to be conducted by the private initiative. As for the worker-student's situation in the investigated context, it verified that when this student wants to study, it is taken to search for the teaching pay and for this subject it is the work that fastens the limits of the study, the higher education is looked for by the worker-student as form of social and financial ascension, accomplishment and valorization the choices of the institution and of the course are limited by the mechanisms of control presents in the society and the superior study is a way of ascending to the category better positioned of the working class. It concludes identifying that the world of the work presents for the worker, new exploration forms, the individualization and the demand of larger qualification, doing with that the higher education increases the chances of occupying better places in the subdivision of the working class. The Brazilian higher education continues discriminatory and the search of the teaching, more and more, identifies with the fight for the citizenship.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSchmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Pinto, Meyre Eiras de BarrosCPF:45930589968http://lattes.cnpq.br/1156615931909626Cardoso, Sônia Maria VicenteCPF:42497558868http://lattes.cnpq.br/1875954902451909Guimarães, Maria Gertrudes Gonçalves de Souza2016-07-18T17:54:15Z2007-05-252006-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Maria Gertrudes Gonçalves de Souza. Worker-students: a glance for the context of the relationship between work and night higher education. 2006. 129 f. 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