Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1274
Resumo: O crescente avanço das tecnologias da informação e da comunicação e as formas de interação decorrentes da ascensão da internet, apontam para novos estilos de ensino e de aprendizagem e inserem a educação a distância em um novo patamar. A preocupação com a qualidade das interações estabelecidas em cursos EAD norteou este estudo, cujo objetivo foi fazer aproximações entre as habilidades sociais dos professores, as funções dos tutores virtuais e as habilidades sociais requeridas a esse profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, efetivada por levantamento bibliográfico. Foram realizadas buscas nas bases Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual de Saúde, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Education Resources Information Center, Network Digital Library of Theses And Dissertations e em alguns repositórios de países parceiros dessa rede de dados. Como resultado, esta dissertação destaca a importância de o tutor apresentar diferentes classes de comportamentos sociais em seu repertório, enfatizando que as habilidades sociais de comunicação contribuem para interações sociais mais satisfatórias no contexto da EAD; que essa modalidade, conduzida via internet, pode ser uma boa opção para os que pretendem capacitar-se ou qualificar-se. A literatura aponta que a qualidade das relações interpessoais pode provocar mudanças positivas na cultura educacional. Programas de treinamento de habilidades sociais permitem ampliar o repertório de alunos, professores e pais, possibilitando a melhoria da qualidade das relações estabelecidas entre eles. Em síntese, a literatura evidencia que um bom repertório de habilidades sociais do professor influencia no rendimento acadêmico e no desenvolvimento social dos estudantes
id UOES_b2d63ea8c9dac51fa15f5a1e602c7bbc
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1274
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximaçõesSocial skills of the virtual tutor: analysis and approachesEducação a DistânciaTutor na educação a distânciaHabilidades SociaisRelações interpessoaisDistance LearningTutor in distance educationInterpersonal RelationsSocial SkillsCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO crescente avanço das tecnologias da informação e da comunicação e as formas de interação decorrentes da ascensão da internet, apontam para novos estilos de ensino e de aprendizagem e inserem a educação a distância em um novo patamar. A preocupação com a qualidade das interações estabelecidas em cursos EAD norteou este estudo, cujo objetivo foi fazer aproximações entre as habilidades sociais dos professores, as funções dos tutores virtuais e as habilidades sociais requeridas a esse profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, efetivada por levantamento bibliográfico. Foram realizadas buscas nas bases Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual de Saúde, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Education Resources Information Center, Network Digital Library of Theses And Dissertations e em alguns repositórios de países parceiros dessa rede de dados. Como resultado, esta dissertação destaca a importância de o tutor apresentar diferentes classes de comportamentos sociais em seu repertório, enfatizando que as habilidades sociais de comunicação contribuem para interações sociais mais satisfatórias no contexto da EAD; que essa modalidade, conduzida via internet, pode ser uma boa opção para os que pretendem capacitar-se ou qualificar-se. A literatura aponta que a qualidade das relações interpessoais pode provocar mudanças positivas na cultura educacional. Programas de treinamento de habilidades sociais permitem ampliar o repertório de alunos, professores e pais, possibilitando a melhoria da qualidade das relações estabelecidas entre eles. Em síntese, a literatura evidencia que um bom repertório de habilidades sociais do professor influencia no rendimento acadêmico e no desenvolvimento social dos estudantesThe increasing advancement of information and communication technologies and ways of interaction resulting from the rise of the Internet, points to new teaching and learning styles and inserts distance education to a new category. The concern about the quality of the interactions established in distance education courses was the guide of this study that aimed to make approaches between the social skills of teachers, the functions of virtual tutors and social skills required of this professional. This is a research with qualitative approach, performed by bibliographical survey. Searches were conducted on the databases Scientific Electronic Library Online, Virtual Health Library, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Education Resources Information Center, Network Digital Library of Theses And Dissertations and in some repositories from partner countries of this data network. As a result, this work highlights how it is important that the tutor presents different classes of social behaviors in their repertoire, emphasizing that social communication skills contribute to more satisfactory social interactions in the context of EAD; this modality, conducted via the Internet, can be a good option for those who intend to train or qualify. The literature suggests that the quality of interpersonal relationships influences positive changes in educational culture. Social skills training programs can expand the repertoire of students, teachers and parents; and enable the improvement of the quality of relations between them. In short, the literature shows that a good repertoire of social skills teacher influences the academic achievement and social development of studentsUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoRuiz, Adriano RodriguesGitahy, Raquel Rosan ChistinoGardinal-Pizato, Elaine CristinaBARBOSA, Márcia Aparecida2020-07-22T13:50:27Z2015-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Márcia Aparecida. Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, 2015.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1274porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-07-23T04:00:37Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-07-23T04:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
Social skills of the virtual tutor: analysis and approaches
title Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
spellingShingle Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
BARBOSA, Márcia Aparecida
Educação a Distância
Tutor na educação a distância
Habilidades Sociais
Relações interpessoais
Distance Learning
Tutor in distance education
Interpersonal Relations
Social Skills
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
title_full Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
title_fullStr Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
title_full_unstemmed Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
title_sort Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações
author BARBOSA, Márcia Aparecida
author_facet BARBOSA, Márcia Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adriano Rodrigues
Gitahy, Raquel Rosan Chistino
Gardinal-Pizato, Elaine Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Márcia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Tutor na educação a distância
Habilidades Sociais
Relações interpessoais
Distance Learning
Tutor in distance education
Interpersonal Relations
Social Skills
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a Distância
Tutor na educação a distância
Habilidades Sociais
Relações interpessoais
Distance Learning
Tutor in distance education
Interpersonal Relations
Social Skills
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O crescente avanço das tecnologias da informação e da comunicação e as formas de interação decorrentes da ascensão da internet, apontam para novos estilos de ensino e de aprendizagem e inserem a educação a distância em um novo patamar. A preocupação com a qualidade das interações estabelecidas em cursos EAD norteou este estudo, cujo objetivo foi fazer aproximações entre as habilidades sociais dos professores, as funções dos tutores virtuais e as habilidades sociais requeridas a esse profissional. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, efetivada por levantamento bibliográfico. Foram realizadas buscas nas bases Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual de Saúde, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Education Resources Information Center, Network Digital Library of Theses And Dissertations e em alguns repositórios de países parceiros dessa rede de dados. Como resultado, esta dissertação destaca a importância de o tutor apresentar diferentes classes de comportamentos sociais em seu repertório, enfatizando que as habilidades sociais de comunicação contribuem para interações sociais mais satisfatórias no contexto da EAD; que essa modalidade, conduzida via internet, pode ser uma boa opção para os que pretendem capacitar-se ou qualificar-se. A literatura aponta que a qualidade das relações interpessoais pode provocar mudanças positivas na cultura educacional. Programas de treinamento de habilidades sociais permitem ampliar o repertório de alunos, professores e pais, possibilitando a melhoria da qualidade das relações estabelecidas entre eles. Em síntese, a literatura evidencia que um bom repertório de habilidades sociais do professor influencia no rendimento acadêmico e no desenvolvimento social dos estudantes
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-24
2020-07-22T13:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Márcia Aparecida. Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, 2015.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1274
identifier_str_mv BARBOSA, Márcia Aparecida. Habilidades sociais do tutor virtual: análises e aproximações. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, 2015.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306041142902784