Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Angélica Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1146
Resumo: A psicologia positiva é considerada uma nova perspectiva de investigação e intervenção, que se propõe a estudar as condições e processos que contribuem para o bem-estar das pessoas, dos grupos e das instituições. Definidas como características psicológicas positivas, as forças de caráter, podem impulsionar o individuo favorecendo o desenvolvimento pleno e saudável nos níveis psicológico, biológico e social. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de virtudes e forças de caráter no ensino fundamental. Os participantes foram 27 crianças, sendo 12 meninas e 15 meninos, de uma escola pública de um município do interior do oeste paulista, com idades entre 9 e 11 anos. Para a aplicação da intervenção foram realizados oito encontros com periodicidade semanal e duração aproximada de 1h45min. Foram abordadas as forças de caráter criatividade, curiosidade, desejo de aprender, pensamento crítico, perspectiva, humor, persistência e autorregulação. As atividades aplicadas nos recontros foram contação de histórias, apresentação de imagens e produção do mapa mental de cada força. Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado o diário de registro, denominado caderno da felicidade, no qual após cada encontro interventivo, as crianças registravam diariamente situações nas quais vivenciaram as forças. Os resultados foram organizados em categorias a partir das representações das crianças sobre cada força. No que diz respeito à força humor referiram-se a brincar, contar piadas e rir. A persistência foi representada por expressões como não ter preguiça e não desistir. Quanto às forças curiosidade e criatividade as crianças disseram que pode ser observar e fazer pesquisas. O pensamento crítico implica em ter compreensão e posicionamento. Expressões como saber orientar e melhorar a vida das pessoas foram associadas à força perspectiva. O desejo de aprender significou pesquisar, despertar para o conhecimento e estudar. Termos como não ficar nervoso, não ter vergonha, não se esquecer de fazer a lição de casa, apareceram nas anotações da criança como representativos da força autorregulação. Espera-se que a intervenção seja eficaz no desenvolvimento das forças dos estudantes, e que favoreça a elaboração de estratégias a serem utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento acadêmico e interpessoal das crianças. Que esta pesquisa possa ampliar as possibilidades de aplicação da psicologia positiva no contexto escolar como recurso favorável ao desenvolvimento das forças de caráter.
id UOES_b60264eb4770ae754440ad653c6c8ec3
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1146
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervençãoDevelopment of character forces in elementary school students: an intervention proposalForças de caráterPsicologia positivaEnsino fundamentalCharacter strengthsPositive psychologyElementary schoolCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA psicologia positiva é considerada uma nova perspectiva de investigação e intervenção, que se propõe a estudar as condições e processos que contribuem para o bem-estar das pessoas, dos grupos e das instituições. Definidas como características psicológicas positivas, as forças de caráter, podem impulsionar o individuo favorecendo o desenvolvimento pleno e saudável nos níveis psicológico, biológico e social. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de virtudes e forças de caráter no ensino fundamental. Os participantes foram 27 crianças, sendo 12 meninas e 15 meninos, de uma escola pública de um município do interior do oeste paulista, com idades entre 9 e 11 anos. Para a aplicação da intervenção foram realizados oito encontros com periodicidade semanal e duração aproximada de 1h45min. Foram abordadas as forças de caráter criatividade, curiosidade, desejo de aprender, pensamento crítico, perspectiva, humor, persistência e autorregulação. As atividades aplicadas nos recontros foram contação de histórias, apresentação de imagens e produção do mapa mental de cada força. Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado o diário de registro, denominado caderno da felicidade, no qual após cada encontro interventivo, as crianças registravam diariamente situações nas quais vivenciaram as forças. Os resultados foram organizados em categorias a partir das representações das crianças sobre cada força. No que diz respeito à força humor referiram-se a brincar, contar piadas e rir. A persistência foi representada por expressões como não ter preguiça e não desistir. Quanto às forças curiosidade e criatividade as crianças disseram que pode ser observar e fazer pesquisas. O pensamento crítico implica em ter compreensão e posicionamento. Expressões como saber orientar e melhorar a vida das pessoas foram associadas à força perspectiva. O desejo de aprender significou pesquisar, despertar para o conhecimento e estudar. Termos como não ficar nervoso, não ter vergonha, não se esquecer de fazer a lição de casa, apareceram nas anotações da criança como representativos da força autorregulação. Espera-se que a intervenção seja eficaz no desenvolvimento das forças dos estudantes, e que favoreça a elaboração de estratégias a serem utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento acadêmico e interpessoal das crianças. Que esta pesquisa possa ampliar as possibilidades de aplicação da psicologia positiva no contexto escolar como recurso favorável ao desenvolvimento das forças de caráter.Positive psychology is considered a new perspective of investigation and intervention, which proposes to study the conditions and processes that contribute to the well-being of individuals, groups and institutions. Defined as positive psychological characteristics, the forces of character, can propel the individual favoring the full and healthy development in the psychological, biological and social levels. This research had as objective to present a proposal of intervention for the development of virtues and forces of character in elementary education. The participants were 27 children, 12 girls and 15 boys, from a public school in a city in the interior of western São Paulo, aged between 9 and 11 years. For the accomplishment of the intervention eight meetings were realized with weekly periodicity and approximately 1h45min duration. The forces of character, creativity, curiosity, desire to learn, critical thinking, perspective, humor, persistence and selfregulation were addressed. The activities applied in the meetings were storytelling, presentation of images and production of the mental map of each force. As a tool for data collection, the logbook was used, called happiness notebook, in which after each intervention the children recorded daily situations that experienced the forces. The results were organized in categories from the representations of the children on each force. With regard to force humor referred to play, tell jokes and laugh. Persistence was represented by expressions such as not being lazy and not giving up. As for the curiosity and creativity forces the children said they might be observing and doing research. Critical thinking implies understanding and positioning. Expressions such as knowing how to guide and improve people's lives have been associated with strength perspective. Concerning the desire to learn is to research and understand, to awaken to knowledge and study. Terms such as do not be nervous, do not put the blame on others, do not be ashamed, do not forget to do homework, and read again what you did not understand, belongs to self-regulation force. It is hoped that the intervention will be effective in developing student strengths and that it will help to develop strategies to be used in the classroom for the academic and interpersonal development of children. That this research can expand the possibilities of applying positive psychology in the school context as a resource favorable to the development of the forces of character.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoMurgo, Camélia Santinahttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778Pessoa, Alex Sandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090Campos, Roberta Ramazotti Ferraz dehttp://lattes.cnpq.br/1578686236857859RIBEIRO, Angélica Ferreira2019-04-15T18:34:28Z2018-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Angélica Ferreira. Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1146porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2019-04-16T04:00:15Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2019-04-16T04:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
Development of character forces in elementary school students: an intervention proposal
title Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
spellingShingle Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
RIBEIRO, Angélica Ferreira
Forças de caráter
Psicologia positiva
Ensino fundamental
Character strengths
Positive psychology
Elementary school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_full Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_fullStr Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
title_sort Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção
author RIBEIRO, Angélica Ferreira
author_facet RIBEIRO, Angélica Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Murgo, Camélia Santina
http://lattes.cnpq.br/1873165740888778
Pessoa, Alex Sandro Gomes
http://lattes.cnpq.br/4333565964821090
Campos, Roberta Ramazotti Ferraz de
http://lattes.cnpq.br/1578686236857859
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Angélica Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Forças de caráter
Psicologia positiva
Ensino fundamental
Character strengths
Positive psychology
Elementary school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Forças de caráter
Psicologia positiva
Ensino fundamental
Character strengths
Positive psychology
Elementary school
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A psicologia positiva é considerada uma nova perspectiva de investigação e intervenção, que se propõe a estudar as condições e processos que contribuem para o bem-estar das pessoas, dos grupos e das instituições. Definidas como características psicológicas positivas, as forças de caráter, podem impulsionar o individuo favorecendo o desenvolvimento pleno e saudável nos níveis psicológico, biológico e social. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de virtudes e forças de caráter no ensino fundamental. Os participantes foram 27 crianças, sendo 12 meninas e 15 meninos, de uma escola pública de um município do interior do oeste paulista, com idades entre 9 e 11 anos. Para a aplicação da intervenção foram realizados oito encontros com periodicidade semanal e duração aproximada de 1h45min. Foram abordadas as forças de caráter criatividade, curiosidade, desejo de aprender, pensamento crítico, perspectiva, humor, persistência e autorregulação. As atividades aplicadas nos recontros foram contação de histórias, apresentação de imagens e produção do mapa mental de cada força. Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado o diário de registro, denominado caderno da felicidade, no qual após cada encontro interventivo, as crianças registravam diariamente situações nas quais vivenciaram as forças. Os resultados foram organizados em categorias a partir das representações das crianças sobre cada força. No que diz respeito à força humor referiram-se a brincar, contar piadas e rir. A persistência foi representada por expressões como não ter preguiça e não desistir. Quanto às forças curiosidade e criatividade as crianças disseram que pode ser observar e fazer pesquisas. O pensamento crítico implica em ter compreensão e posicionamento. Expressões como saber orientar e melhorar a vida das pessoas foram associadas à força perspectiva. O desejo de aprender significou pesquisar, despertar para o conhecimento e estudar. Termos como não ficar nervoso, não ter vergonha, não se esquecer de fazer a lição de casa, apareceram nas anotações da criança como representativos da força autorregulação. Espera-se que a intervenção seja eficaz no desenvolvimento das forças dos estudantes, e que favoreça a elaboração de estratégias a serem utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento acadêmico e interpessoal das crianças. Que esta pesquisa possa ampliar as possibilidades de aplicação da psicologia positiva no contexto escolar como recurso favorável ao desenvolvimento das forças de caráter.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
2019-04-15T18:34:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Angélica Ferreira. Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1146
identifier_str_mv RIBEIRO, Angélica Ferreira. Desenvolvimento de forças de caráter em estudantes do ensino fundamental: uma proposta de intervenção. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100160798752768