Processos de resiliência em universitários com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Isabela Samogim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1131
Resumo: A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa intitulada Políticas Públicas em Educação, Práticas educativas e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. O objetivo desta pesquisa foi analisar os processos de resiliência em universitários com deficiência, considerando quais práticas de inclusão escolar podem estar associadas a fatores protetivos nesse contexto. O referencial epistemológico adotado tem como referência a Abordagem Socioecológica de Resiliência e a Educação Inclusiva. O estudo proposto foi de natureza qualitativa em recorte transversal. A pesquisa foi realizada nas duas maiores universidades localizada numa cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo, sendo uma pública e outra privada. Desse modo, após indicação de coordenadores de cursos das instituições supracitadas, o Estudo 1 foi composto por 7 estudantes universitários com deficiência, sendo 5 da instituição privada e 2 da universidade pública. No caso do Estudo 2, foi solicitado aos participantes da primeira etapa que identificassem pessoas em suas próprias universidades que desempenhavam a função de tutores de resiliência, o que repercutiu na constituição de um grupo de 7 participantes, sendo composta por 2 professores, 1 funcionário da instituição e 4 colegas de classe. Os instrumentos e técnicas utilizados nos dois estudos foram entrevistas semiestruturadas e entrevistas reflexivas. O conteúdo das perguntas foi fundamentado nas discussões sobre temas específicos da literatura. Para a análise do material, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. No Estudo 1, foram identificadas cinco categorias analíticas: Trajetórias de escolarização e suporte social recebido; Ações pedagógicas para Permanência e Exclusão no Ensino Superior; Fatores de proteção associados à promoção da resiliência; Fatores de risco associados à exclusão e vulnerabilidade; A função protetiva dos Tutores de Resiliência. Já no Estudo 2, foi constatada a emergência de três categorias: Experiências anteriores com pessoas com deficiência; Intencionalidade nas ações e construção de ambientes colaborativos; Ausência de espaços de formação e omissão da Universidade. Os resultados apontam que as universidades podem se configurar como um espaço de proteção e, portanto, promotora de processos de resiliência para jovens universitários com deficiência. Apesar disso, a pesquisa teórica e o trabalho empírico revelaram que existem práticas excludentes nas universidades, por isso ainda persistem práticas desalinhadas aos pressupostos da educação inclusiva. Contudo, constatou-se que pessoas com deficiência que acessam o ensino superior demonstram processos de resiliência, pois, apesar de todas as adversidades e barreiras impostas pela sociedade (e não pela deficiência), algumas conseguem ingressar no ensino superior, o que na cultura ocidental é uma conquista que revela prestígio social, senso de pertencimento e fortalecimento subjetivo.
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spelling Processos de resiliência em universitários com deficiênciaThe resilience process in university students with disabilitiesInclusão EscolarDeficiênciaResiliênciaUniversidadeSchool InclusionDisabilityResiliencyUniversityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação situa-se na linha de pesquisa intitulada Políticas Públicas em Educação, Práticas educativas e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista. O objetivo desta pesquisa foi analisar os processos de resiliência em universitários com deficiência, considerando quais práticas de inclusão escolar podem estar associadas a fatores protetivos nesse contexto. O referencial epistemológico adotado tem como referência a Abordagem Socioecológica de Resiliência e a Educação Inclusiva. O estudo proposto foi de natureza qualitativa em recorte transversal. A pesquisa foi realizada nas duas maiores universidades localizada numa cidade de médio porte do interior do estado de São Paulo, sendo uma pública e outra privada. Desse modo, após indicação de coordenadores de cursos das instituições supracitadas, o Estudo 1 foi composto por 7 estudantes universitários com deficiência, sendo 5 da instituição privada e 2 da universidade pública. No caso do Estudo 2, foi solicitado aos participantes da primeira etapa que identificassem pessoas em suas próprias universidades que desempenhavam a função de tutores de resiliência, o que repercutiu na constituição de um grupo de 7 participantes, sendo composta por 2 professores, 1 funcionário da instituição e 4 colegas de classe. Os instrumentos e técnicas utilizados nos dois estudos foram entrevistas semiestruturadas e entrevistas reflexivas. O conteúdo das perguntas foi fundamentado nas discussões sobre temas específicos da literatura. Para a análise do material, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. No Estudo 1, foram identificadas cinco categorias analíticas: Trajetórias de escolarização e suporte social recebido; Ações pedagógicas para Permanência e Exclusão no Ensino Superior; Fatores de proteção associados à promoção da resiliência; Fatores de risco associados à exclusão e vulnerabilidade; A função protetiva dos Tutores de Resiliência. Já no Estudo 2, foi constatada a emergência de três categorias: Experiências anteriores com pessoas com deficiência; Intencionalidade nas ações e construção de ambientes colaborativos; Ausência de espaços de formação e omissão da Universidade. Os resultados apontam que as universidades podem se configurar como um espaço de proteção e, portanto, promotora de processos de resiliência para jovens universitários com deficiência. Apesar disso, a pesquisa teórica e o trabalho empírico revelaram que existem práticas excludentes nas universidades, por isso ainda persistem práticas desalinhadas aos pressupostos da educação inclusiva. Contudo, constatou-se que pessoas com deficiência que acessam o ensino superior demonstram processos de resiliência, pois, apesar de todas as adversidades e barreiras impostas pela sociedade (e não pela deficiência), algumas conseguem ingressar no ensino superior, o que na cultura ocidental é uma conquista que revela prestígio social, senso de pertencimento e fortalecimento subjetivo.The present dissertation in under the research line entitled Public Policies In Education, Educational Practices And Diversity, in the Graduate Program in Education from of the University of Western São Paulo. The objective of this research was to analyze the resilience process in university students with disabilities, taking into consideration what scholar inclusive practices may be associated to protective factors in this context. The adopted epidemiological background is based on the Resilient and Inclusive Education Socio Ecological Approach. This study was of qualitative approach, with longitudinal research analysis. The research was conducted in the two largest universities from a medium-sized city in the countryside of São Paulo state, one of them being a public institution and the other a private one. Thus, after the indication of the course coordinators from the institutions mentioned above, the Study 1 was composed by 7 university students with disabilities, 5 of them from the private institution and 2 from the public one. In Study 2, it was requested from the participants in the first phase to identify people that held the position of resiliency tutors in their university, which influenced the origin of a group of 7 participants, in which 2 of them were professors, 1 was a staff member of the institution and 4 classmates, The instruments and techniques used in both studies were structured interview and reflexive interview. The content of the questions was based on the debates on specific themes from literature. For the data analysis, the content analysis technique was used. In Study 1, 5 analytical categories were identified: Schooling history and social support provided; Pedagogical actions for School Attendance and Exclusion in Higher Education; Protective factors associated to resiliency promotion; Risk factors associated to exclusion and vulnerability; The protective function of Resiliency Tutors. In Study 2, three categories emerged: Previous experience with people with disabilities; Actions intentionality and collaborative environments building; Lack of training ground and University omission. Results indicate that universities may constitute a space of protection and, therefore, promote resiliency process for young university students with disabilities. Nevertheless, the theoretical research and the empirical work depicted excluding practices in universities, thus, misaligned practices concerning the inclusive education assumptions still persist. Nonetheless, it has been raised as an hypothesis that people with disabilities who gain access to higher education show processes of resiliency, for, inspite of all the adversities and barriers imposed by the society (and not by the disability itself), some are able to be part of higher education programs, which in occidental culture is an achievement that reveals social prestige, sense of belonging and subjective strengthening.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoPessoa, Alex Sandro Gomeshttp://lattes.cnpq.br/4333565964821090Santos, Danielle Aparecida do Nascimento doshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584Morais, Normanda Araujo dehttp://lattes.cnpq.br/7749901045609610SANTOS, Isabela Samogim2019-02-22T16:56:24Z2018-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Isabela Samogim. Processos de resiliência em universitários com deficiência. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1131porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2019-02-23T04:00:12Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2019-02-23T04:00:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
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