Construção e validação de uma escala de autoeficácia docente para o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúde
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1245 |
Resumo: | Este estudo, financiado pela CAPES, está vinculado à linha de pesquisa 2 - Formação e ação do profissional docente e práticas educativas e, ao grupo de pesquisa: Construção dos processos de subjetividade no contexto escolar, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unoeste. As crenças de Autoeficácia Docente (AED) têm sido associadas à capacidade de ensinar, ao bem-estar no trabalho e ao sucesso acadêmico. Na mesma direção, tendências educacionais como as metodologias ativas (MA´s) têm sido fortemente utilizadas no ensino superior, visto os impactos positivos sobre o desempenho acadêmico e profissional. Tendo em vista que a autoeficácia é melhor aferida quando se leva em conta o contexto específico na qual é requerida e, são incipientes instrumentos que a avaliem no ensino superior mediado por MA´s, o presente estudo tem por objetivo construir e estudar a estrutura interna da Escala de Autoeficácia Docente para o uso de Metodologias Ativas (EADOMA), subsequente à busca de evidências de validade com base na relação com variáveis externas. Para tanto, esta dissertação foi decomposta em três artigos, sendo o primeiro, resultado de uma revisão integrativa da produção acerca do uso de metodologias ativas na educação superior brasileira em saúde. O segundo descreveu os processos de construção, validade de conteúdo, análise semântica e as propriedades psicométricas da EADOMA. Já o terceiro, buscou evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas para a EADOMA, investigando possíveis correlações com burnout e bem-estar no trabalho. De forma geral, o primeiro estudo revelou que a maior parte da literatura (73,8%) advém de estudos com baixo nível de evidência sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (25,0%), publicados entre 2016 e 2017 por pesquisadores de instituições públicas (78,6%), desenvolvidos nos cursos de Enfermagem e Medicina, sem financiamento (71,4%). Discute-se que as MA´s favorecem a autonomia e o pensamento crítico-reflexivo ao estudante. Entretanto, currículos tradicionais e a precarização no ensino superior brasileiro ameaçam a efetivação deste paradigma. Já o segundo estudo, que submeteu a EADOMA à análise de 6 juízes após a sua construção a partir da literatura, descartou 11 itens que não obtiveram coeficiente de validade de conteúdo maior que 0,80. No estudo piloto para a análise semântica da EADOMA, não foram encontradas necessidades de ajuste, sendo então iniciada a etapa de análise da estrutura e consistência interna, que contou com 317 docentes brasileiros de instituições públicas e privadas. Os resultados apontaram que uma estrutura unifatorial, composta por 32 itens, obteve o melhor ajuste para o instrumento, com cargas fatoriais variando entre 0,41 e 0,78, obtendo um total de 51,37% da variância explicada. Por fim, o terceiro estudo com os mesmos 317 docentes do estudo 2, revelou que os docentes apresentaram alta autoeficácia, e as análises de correlação da EADOMA com os fatores dos demais instrumentos apontaram correlações positivas significativas com afetos positivos, realização/expressividade e realização profissional e, correlações negativas significativas com afetos negativos e exaustão emocional. As análises de regressão indicaram que, a escolaridade prediz negativamente AED e o uso de MA´s prediz positivamente. Diante dos resultados encontrados, é possível concluir que o instrumento apresentou qualidades psicométricas excelentes e seu uso é recomendado para docentes do ensino superior de diversas áreas do conhecimento. Salienta-se que as pesquisas em educação necessitam adquirir cada vez mais um caráter transdisciplinar, visando superar os estigmas construídos em relação à psicometria e aos estudos quantitativos para que uma educação baseada em evidências possa ser praticada. |
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Construção e validação de uma escala de autoeficácia docente para o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúdeConstruction and validation of a teacher self-efficacy scale for the use of active teaching and learning methodologies in higher health educationAutoeficáciaEducação SuperiorEducação em SaúdeMetodologias AtivasPsicometriaSelf EfficacyHigher EducationHealth EducationActive MethodologiesPsychometryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo, financiado pela CAPES, está vinculado à linha de pesquisa 2 - Formação e ação do profissional docente e práticas educativas e, ao grupo de pesquisa: Construção dos processos de subjetividade no contexto escolar, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unoeste. As crenças de Autoeficácia Docente (AED) têm sido associadas à capacidade de ensinar, ao bem-estar no trabalho e ao sucesso acadêmico. Na mesma direção, tendências educacionais como as metodologias ativas (MA´s) têm sido fortemente utilizadas no ensino superior, visto os impactos positivos sobre o desempenho acadêmico e profissional. Tendo em vista que a autoeficácia é melhor aferida quando se leva em conta o contexto específico na qual é requerida e, são incipientes instrumentos que a avaliem no ensino superior mediado por MA´s, o presente estudo tem por objetivo construir e estudar a estrutura interna da Escala de Autoeficácia Docente para o uso de Metodologias Ativas (EADOMA), subsequente à busca de evidências de validade com base na relação com variáveis externas. Para tanto, esta dissertação foi decomposta em três artigos, sendo o primeiro, resultado de uma revisão integrativa da produção acerca do uso de metodologias ativas na educação superior brasileira em saúde. O segundo descreveu os processos de construção, validade de conteúdo, análise semântica e as propriedades psicométricas da EADOMA. Já o terceiro, buscou evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas para a EADOMA, investigando possíveis correlações com burnout e bem-estar no trabalho. De forma geral, o primeiro estudo revelou que a maior parte da literatura (73,8%) advém de estudos com baixo nível de evidência sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (25,0%), publicados entre 2016 e 2017 por pesquisadores de instituições públicas (78,6%), desenvolvidos nos cursos de Enfermagem e Medicina, sem financiamento (71,4%). Discute-se que as MA´s favorecem a autonomia e o pensamento crítico-reflexivo ao estudante. Entretanto, currículos tradicionais e a precarização no ensino superior brasileiro ameaçam a efetivação deste paradigma. Já o segundo estudo, que submeteu a EADOMA à análise de 6 juízes após a sua construção a partir da literatura, descartou 11 itens que não obtiveram coeficiente de validade de conteúdo maior que 0,80. No estudo piloto para a análise semântica da EADOMA, não foram encontradas necessidades de ajuste, sendo então iniciada a etapa de análise da estrutura e consistência interna, que contou com 317 docentes brasileiros de instituições públicas e privadas. Os resultados apontaram que uma estrutura unifatorial, composta por 32 itens, obteve o melhor ajuste para o instrumento, com cargas fatoriais variando entre 0,41 e 0,78, obtendo um total de 51,37% da variância explicada. Por fim, o terceiro estudo com os mesmos 317 docentes do estudo 2, revelou que os docentes apresentaram alta autoeficácia, e as análises de correlação da EADOMA com os fatores dos demais instrumentos apontaram correlações positivas significativas com afetos positivos, realização/expressividade e realização profissional e, correlações negativas significativas com afetos negativos e exaustão emocional. As análises de regressão indicaram que, a escolaridade prediz negativamente AED e o uso de MA´s prediz positivamente. Diante dos resultados encontrados, é possível concluir que o instrumento apresentou qualidades psicométricas excelentes e seu uso é recomendado para docentes do ensino superior de diversas áreas do conhecimento. Salienta-se que as pesquisas em educação necessitam adquirir cada vez mais um caráter transdisciplinar, visando superar os estigmas construídos em relação à psicometria e aos estudos quantitativos para que uma educação baseada em evidências possa ser praticada.This study, funded by CAPES, is linked to research line 2 – Formation and action of the teaching professional and educational practices and, to the research group: Construction of the subjectivity processes in the school context of the Pos-graduation Stricto Sensu Program in Education from the Unoeste. The Teacher Self-efficacy (AED) beliefs have been linked to teaching ability, to well-being at work and to academic success. In the same direction, educational trends such as active methodologies (MAs) have been heavily used in higher education, given the positive impacts on academic and professional performance. Seeing that self-efficacy is better measured when taking into account the specific context in which it is required and, instruments that evaluate it in higher education mediated by MA’s are incipient, the present study aims to construct and study the internal structure of the Teacher Self-efficacy Scale for the use of Active Methodologies (EADOMA), subsequently to the search for validity evidence based on the relationship with external variables. Therefore, this dissertation was broken down into three articles, the first being result of an integrative review of the production on the use of active methodologies in Brazilian higher health education. The second described the construction processes, content validity, semantic analysis and the psychometric properties of EADOMA. The third sought validity evidences based on the relationship with external variables for the EADOMA, investigating possible correlations with burnout and well-being at work. Overall, the first study revealed that most of the literature (73.8%) comes from studies with low level of evidence on Problem-Based Learning (25.0%), published between 2016 and 2017 by public institutions researchers (78.6%), developed in Nursing and Medicine courses, without funding (71.4%). It is argued that MAs favor autonomy and critical-reflexive thinking to the student. However, traditional curricula and the precariousness in Brazilian higher education threaten this paradigm actualization. The second study, which submitted the EADOMA to the analysis of 6 judges after its construction from the literature, ruled out 11 items that did not obtain content validity coefficient greater than 0.80. In the pilot study for the semantic analysis of EADOMA, no adjustment needs were found, being started the stage of structure and internal consistency analysis, which had 317 Brazilian teachers from public and private institutions. The results showed that a single factor structure, composed by 32 items, obtained the best fit for the instrument, with factor loadings ranging from 0.41 to 0.78, giving a total of 51.37% of the explained variance. Finally, the third study with the same 317 teachers from de study 2, revealed that the teachers had present high self-efficacy, and the correlation analyzes from EADOMA with factors of the other instruments pointed significant positive correlations with positive affects, accomplishment/expressiveness and professional accomplishment and, significant negative correlations with negative affects and emotional exhaustion. The regression analyses indicated that the schooling negatively predicts AED and the use of MAs positively predicts. Given the results, it is possible to conclude that the instrument presented excellent psychometric qualities and its use is recommended for higher education teachers from various areas of knowledge. It is worth mentioning that research in education needs to increasingly acquire a transdisciplinary character, aiming to overcome the stigmas built in relation to psychometrics and quantitative studies so that an evidence-based education can be practiced.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoMurgo, Camélia Santinahttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778Noronha, Ana Paula Portohttp://lattes.cnpq.br/6828140799795494Sousa, Sidinei de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7073152836015033SOUZA, Leonardo Santos de2020-05-29T19:12:28Z2020-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Leonardo Santos de. Construção e validação de uma escala de autoeficácia docente para o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúde. 2020. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1245porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-05-30T04:00:11Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1245Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-05-30T04:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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