Atenção às urgências odontológicas em Unidades de Pronto Atendimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1385 |
Resumo: | O Serviço Odontológico de Urgência (SOU) vem se consolidando como integrante fundamental da rede de atenção à saúde bucal (RASB) e sua utilização pode refletir a necessidade de ajustes nesta rede. O estudo descritivo retrospectivo quantitativo buscou analisar o perfil do atendimento do SOU de um município de médio porte e propor estratégias para melhorar sua comunicação com a RASB. Foram analisados 10.015 prontuários de pacientes, de 2018 a 2019, segundo idade, sexo, bairro, região do domicílio, unidade do SOU, turno de atendimento e procedimentos realizados. Verificou-se que a faixa etária de 20 a 59 anos (80,10%) foi a que mais procurou o SOU sem diferença entre os sexos. No turno não comercial foram atendidos 1,06 pacientes/hora e, no não comercial, 0,75. Os procedimentos mais realizados foram selamento provisório (34,21%), prescrição medicamentosa (28,12%), curativo de demora (16,08%) e abertura coronária (12,62%). O SOU e a atenção básica (AB) eram serviços fragmentados e foi proposta a utilização de planilhas online e busca ativa pela AB. Conclui-se que a faixa etária economicamente ativa foi a que mais utilizou o SOU, principalmente nos turnos não comerciais, suprindo a lacuna da AB; houve melhora efetiva na integração do SOU na RASB após implementação das medidas propostas. |
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Atenção às urgências odontológicas em Unidades de Pronto AtendimentoAttention to dental emergencies in emergency care unitsServiços de Saúde BucalEmergênciasAssistência OdontológicaDental Health ServicesEmergenciesDental CareCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIAO Serviço Odontológico de Urgência (SOU) vem se consolidando como integrante fundamental da rede de atenção à saúde bucal (RASB) e sua utilização pode refletir a necessidade de ajustes nesta rede. O estudo descritivo retrospectivo quantitativo buscou analisar o perfil do atendimento do SOU de um município de médio porte e propor estratégias para melhorar sua comunicação com a RASB. Foram analisados 10.015 prontuários de pacientes, de 2018 a 2019, segundo idade, sexo, bairro, região do domicílio, unidade do SOU, turno de atendimento e procedimentos realizados. Verificou-se que a faixa etária de 20 a 59 anos (80,10%) foi a que mais procurou o SOU sem diferença entre os sexos. No turno não comercial foram atendidos 1,06 pacientes/hora e, no não comercial, 0,75. Os procedimentos mais realizados foram selamento provisório (34,21%), prescrição medicamentosa (28,12%), curativo de demora (16,08%) e abertura coronária (12,62%). O SOU e a atenção básica (AB) eram serviços fragmentados e foi proposta a utilização de planilhas online e busca ativa pela AB. Conclui-se que a faixa etária economicamente ativa foi a que mais utilizou o SOU, principalmente nos turnos não comerciais, suprindo a lacuna da AB; houve melhora efetiva na integração do SOU na RASB após implementação das medidas propostas.The Emergency Dental Service (EDS) has been consolidated as a fundamental member of the oral health care network (OHCN) and its use may reflect the need for adjustments in this network. The retrospective and quantitative descriptive study sought to analyze the profile of EDS care in a medium-sized city and propose strategies for its communication with the OHCN. 10,015 patient records were analyzed, from 2018 to 2019, according to age, gender, neighborhood, region of residence, EDS unit, service shift, and procedures performed. It was found that the age group from 20 to 59 years (80.10%) was the one who most sought the service, with no difference between genders. In the non-commercial shift, 1.06 patients/hour were seen, and in the non-commercial shift, 0.75. The most frequently performed procedures were provisional sealing (34.21%), drug prescription (28.12%), indwelling dressing (16.08%) and coronary opening (12.62%). The EDS and primary care (PC) were fragmented services, which was solved with the use of online spreadsheets and an active search for PC. It is concluded that the economically active age group used the EDS the most, mainly in non-commercial shifts, filling the gap in PC; there was an effective improvement in the integration of the EDS in the OHCN after the implementation of the proposed measures.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em OdontologiaBrasilUNOESTEMestrado em OdontologiaAndraus, Luciana Prado Maiahttp://lattes.cnpq.br/5879261569870153Prado, Rosana Leal dohttp://lattes.cnpq.br/1389609196369970Caldarelli, Pablo Guilhermehttps://orcid.org/0000-0002-4589-9713http://lattes.cnpq.br/7541557391096903CARVALHO, Juliane Húngaro de2022-02-25T20:02:15Z2021-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Juliane Húngaro de. Atenção às urgências odontológicas em Unidades de Pronto Atendimento. 2021. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, 2021.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2022-02-26T04:00:47Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1385Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2022-02-26T04:00:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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