Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Carneiro, Diene Eire dos Santos |
Data de Publicação: |
2013 |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894
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Resumo: |
A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Sua importância justifica-se, pois, atualmente, vive-se a sociedade da informação, envolta pelo avanço tecnológico, assim, a busca do conhecimento se tornou necessária a cada indivíduo, o que requer uma educação mais dinâmica, reflexiva e flexível. A Educação a Distância (EAD) pode ser adotada como ferramenta fundamental para capacitar e mediar a construção do conhecimento, uma vez que dispõe de recursos tecnológicos de interação, que possibilitam aprendizagem colaborativa, entre o professor e o aluno que atuam nesta modalidade; e até apresenta perfis diferentes dos que atuam na modalidade presencial. O professor da Educação a Distância precisa mediar a interação para o conhecimento reflexivo e o aluno deve estar aberto a esta construção do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de aprendizagem colaborativa na EAD, investigando a utilização de recursos de interação pelo tutor mediador e pelo aluno. Para alcançar os objetivos propostos, o método adotado foi de abordagem qualitativa, cuja realização compreendeu: observação da plataforma Moodle, coleta de postagens no fórum e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos da pesquisa, composto por uma tutora mediadora e oito alunas da primeira série do curso de Licenciatura em Pedagogia. O que se pretendeu foi analisar e diagnosticar a influência pedagógica do tutor mediador na construção do conhecimento do aluno da EAD, a fim de compreender o processo de aprendizagem colaborativa nesta modalidade de ensino. Concluiu-se que o tutor mediador é de fundamental importância na mediação e estímulo à interação, a fim de que a aprendizagem colaborativa ocorra. |