Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Ethyenne Goulart
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518
Resumo: Trata-se de uma pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida na linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade; vinculada ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) da Universidade do Oeste Paulista. Fundamentada nos pressupostos teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da pedagogia Histórico-Crítica, ambas com base epistemológica no materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa busca responder de que maneira a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018a) e a subsequente reforma do Ensino Médio recuperam a pedagogia das competências como referência epistemológica para elaboração do currículo escolar no atual contexto educacional que, em discurso, objetiva a formação integral dos sujeitos. Os instrumentos técnico-metodológicos escolhidos para a efetivação da pesquisa foram a revisão sistemática de literatura e a análise dos documentos oficiais da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) – a partir da elaboração de categorias analíticas fundamentadas, sobretudo nas categorias centrais do materialismo Histórico-Dialético, a fim de compreender os fundamentos estruturantes da BNCC, bem como as estratégias de consolidação pelo qual se articula os consensos em torno de seus conteúdos e o fulcro ideológico impresso nas reformulações preconizadas. A pesquisa oferece contribuições para análise crítica das habilidades e competências introduzidas como proposta vigente nos documentos oficiais da educação brasileira que, exaurindo a razão da existência social da escola também o faz no que concerne à função do professor como agente das mediações entre cultura e indivíduo que não se dá na sua forma espontânea e imediata, bem como dos conteúdos escolares expressos no currículo.
id UOES_f09fb3ee57d492120bd4f49b98b971de
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1518
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialéticaSeduction and alienation in the discourse of the pedagogy of competences: an analysis of the BNCC of high school in a historical-dialectical perspectiveCrítica à pedagogia das competênciasCrítica à BNCC do Ensino MédioPsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaCriticism of the BNCC from highschoolHistorical-Cultural PsychologyHistorical-Critical PedagogyCriticism of the pedagogy of competencesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrata-se de uma pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida na linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade; vinculada ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) da Universidade do Oeste Paulista. Fundamentada nos pressupostos teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da pedagogia Histórico-Crítica, ambas com base epistemológica no materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa busca responder de que maneira a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018a) e a subsequente reforma do Ensino Médio recuperam a pedagogia das competências como referência epistemológica para elaboração do currículo escolar no atual contexto educacional que, em discurso, objetiva a formação integral dos sujeitos. Os instrumentos técnico-metodológicos escolhidos para a efetivação da pesquisa foram a revisão sistemática de literatura e a análise dos documentos oficiais da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) – a partir da elaboração de categorias analíticas fundamentadas, sobretudo nas categorias centrais do materialismo Histórico-Dialético, a fim de compreender os fundamentos estruturantes da BNCC, bem como as estratégias de consolidação pelo qual se articula os consensos em torno de seus conteúdos e o fulcro ideológico impresso nas reformulações preconizadas. A pesquisa oferece contribuições para análise crítica das habilidades e competências introduzidas como proposta vigente nos documentos oficiais da educação brasileira que, exaurindo a razão da existência social da escola também o faz no que concerne à função do professor como agente das mediações entre cultura e indivíduo que não se dá na sua forma espontânea e imediata, bem como dos conteúdos escolares expressos no currículo.This is a master's research in Education developed in research line 1: Public Policies in Education, training processes and diversity; linked to the research group State, Educational Policies and Democracy (EPED) at the Universidade do Oeste Paulista. Based on the theoretical assumptions of Historical-Cultural psychology and Historical-Critical pedagogy, both based on epistemological basis in Historical-Dialectic materialism, the research seeks to answer how the National Common Curricular Base of Secondary Education (BRASIL, 2018a) and the subsequent reform of High School recover the pedagogy of competences as an epistemological reference for the elaboration of the school curriculum in the current educational context that, in discourse, aims at the integral formation of the subjects. The technical-methodological instruments chosen for carrying out the research were the systematic literature review and the analysis of official education documents - Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB, Law nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Law nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Guidelines (BRASIL, 2013) – based on the elaboration of reasoned analytical categories, especially in the central categories of Historical-Dialectic materialism, in order to understand the fundamentals structuring elements of the BNCC, as well as the consolidation strategies through which the consensus around its contents and the ideological fulcrum imprinted in the recommended reformulations are articulated. The research offers contributions to the critical analysis of the skills and competences introduced as a current proposal in the official documents of Brazilian education which, exhausting the reason for the social existence of the school, also does so with regard to the role of the teacher as an agent of mediations between culture and the individual who does not occur in its spontaneous and immediate form, as well as the school contents expressed in the curriculum.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoDi Giorgi, Cristiano Amaral Garbogginihttps://orcid.org/0000-0002-3977-3217http://lattes.cnpq.br/7340016437698240Elsa Midori Shimazaki, Elsa Midorihttps://orcid.org/0000-0002-2225-5667http://lattes.cnpq.br/9372609347074339Francisco, Marcos Viniciushttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239http://lattes.cnpq.br/7996858773030239Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuimhttp://lattes.cnpq.br/9832146666836332OLIVEIRA, Ethyenne Goulart2023-08-25T21:38:36Z2023-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ethyenne Goulart. Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2023-08-26T04:01:53Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2023-08-26T04:01:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
Seduction and alienation in the discourse of the pedagogy of competences: an analysis of the BNCC of high school in a historical-dialectical perspective
title Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
spellingShingle Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
OLIVEIRA, Ethyenne Goulart
Crítica à pedagogia das competências
Crítica à BNCC do Ensino Médio
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Criticism of the BNCC from highschool
Historical-Cultural Psychology
Historical-Critical Pedagogy
Criticism of the pedagogy of competences
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
title_full Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
title_fullStr Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
title_full_unstemmed Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
title_sort Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética
author OLIVEIRA, Ethyenne Goulart
author_facet OLIVEIRA, Ethyenne Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini
https://orcid.org/0000-0002-3977-3217
http://lattes.cnpq.br/7340016437698240
Elsa Midori Shimazaki, Elsa Midori
https://orcid.org/0000-0002-2225-5667
http://lattes.cnpq.br/9372609347074339
Francisco, Marcos Vinicius
http://lattes.cnpq.br/7996858773030239
http://lattes.cnpq.br/7996858773030239
Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim
http://lattes.cnpq.br/9832146666836332
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Ethyenne Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Crítica à pedagogia das competências
Crítica à BNCC do Ensino Médio
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Criticism of the BNCC from highschool
Historical-Cultural Psychology
Historical-Critical Pedagogy
Criticism of the pedagogy of competences
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Crítica à pedagogia das competências
Crítica à BNCC do Ensino Médio
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Criticism of the BNCC from highschool
Historical-Cultural Psychology
Historical-Critical Pedagogy
Criticism of the pedagogy of competences
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trata-se de uma pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida na linha de pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade; vinculada ao grupo de pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED) da Universidade do Oeste Paulista. Fundamentada nos pressupostos teóricos da psicologia Histórico-Cultural e da pedagogia Histórico-Crítica, ambas com base epistemológica no materialismo Histórico-Dialético, a pesquisa busca responder de que maneira a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BRASIL, 2018a) e a subsequente reforma do Ensino Médio recuperam a pedagogia das competências como referência epistemológica para elaboração do currículo escolar no atual contexto educacional que, em discurso, objetiva a formação integral dos sujeitos. Os instrumentos técnico-metodológicos escolhidos para a efetivação da pesquisa foram a revisão sistemática de literatura e a análise dos documentos oficiais da educação – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394/1996 (BRASIL, 2005); Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) – a partir da elaboração de categorias analíticas fundamentadas, sobretudo nas categorias centrais do materialismo Histórico-Dialético, a fim de compreender os fundamentos estruturantes da BNCC, bem como as estratégias de consolidação pelo qual se articula os consensos em torno de seus conteúdos e o fulcro ideológico impresso nas reformulações preconizadas. A pesquisa oferece contribuições para análise crítica das habilidades e competências introduzidas como proposta vigente nos documentos oficiais da educação brasileira que, exaurindo a razão da existência social da escola também o faz no que concerne à função do professor como agente das mediações entre cultura e indivíduo que não se dá na sua forma espontânea e imediata, bem como dos conteúdos escolares expressos no currículo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25T21:38:36Z
2023-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ethyenne Goulart. Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ethyenne Goulart. Sedução e alienação no discurso da pedagogia das competências: uma análise da BNCC do ensino médio numa perspectiva histórico-dialética. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306042698989568