A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661 |
Resumo: | A presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensino |
id |
UPF-1_4a9568b2136be396295f7847274f6a12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/661 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grando, Neiva IgnêsCPF:88888888888CPF:88217167087http://lattes.cnpq.br/5879653296305938Barbizan, Rosane Desengrini2018-01-10T18:06:33Z2010-03-262009-08-21http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009RosaneDesengriniBarbizan.pdf: 485204 bytes, checksum: fad32738688919d99af62649c10d66c0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-21A presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensinoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS)Prática de ensinoProfessores - FormaçãoTeacher educatorsStudent teachingMathematicsStudy and educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2009RosaneDesengriniBarbizan.pdfapplication/pdf485204http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/661/1/2009RosaneDesengriniBarbizan.pdffad32738688919d99af62649c10d66c0MD51tede/6612018-01-10 16:06:33.647oai:tede.upf.br:tede/661Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:33Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS |
title |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS |
spellingShingle |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS Barbizan, Rosane Desengrini Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS) Prática de ensino Professores - Formação Teacher educators Student teaching Mathematics Study and education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS |
title_full |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS |
title_fullStr |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS |
title_full_unstemmed |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS |
title_sort |
A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS |
author |
Barbizan, Rosane Desengrini |
author_facet |
Barbizan, Rosane Desengrini |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Grando, Neiva Ignês |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:88888888888 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:88217167087 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5879653296305938 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbizan, Rosane Desengrini |
contributor_str_mv |
Grando, Neiva Ignês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS) Prática de ensino Professores - Formação |
topic |
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS) Prática de ensino Professores - Formação Teacher educators Student teaching Mathematics Study and education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher educators Student teaching Mathematics Study and education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensino |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-08-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:06:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/661/1/2009RosaneDesengriniBarbizan.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fad32738688919d99af62649c10d66c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1809092284403154944 |