A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbizan, Rosane Desengrini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661
Resumo: A presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensino
id UPF-1_4a9568b2136be396295f7847274f6a12
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/661
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Grando, Neiva IgnêsCPF:88888888888CPF:88217167087http://lattes.cnpq.br/5879653296305938Barbizan, Rosane Desengrini2018-01-10T18:06:33Z2010-03-262009-08-21http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009RosaneDesengriniBarbizan.pdf: 485204 bytes, checksum: fad32738688919d99af62649c10d66c0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-21A presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensinoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS)Prática de ensinoProfessores - FormaçãoTeacher educatorsStudent teachingMathematicsStudy and educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2009RosaneDesengriniBarbizan.pdfapplication/pdf485204http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/661/1/2009RosaneDesengriniBarbizan.pdffad32738688919d99af62649c10d66c0MD51tede/6612018-01-10 16:06:33.647oai:tede.upf.br:tede/661Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:33Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
title A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
spellingShingle A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
Barbizan, Rosane Desengrini
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS)
Prática de ensino
Professores - Formação
Teacher educators
Student teaching
Mathematics
Study and education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
title_full A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
title_fullStr A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
title_full_unstemmed A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
title_sort A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS
author Barbizan, Rosane Desengrini
author_facet Barbizan, Rosane Desengrini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grando, Neiva Ignês
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:88217167087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5879653296305938
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbizan, Rosane Desengrini
contributor_str_mv Grando, Neiva Ignês
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS)
Prática de ensino
Professores - Formação
topic Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS)
Prática de ensino
Professores - Formação
Teacher educators
Student teaching
Mathematics
Study and education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher educators
Student teaching
Mathematics
Study and education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensino
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-21
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/661/1/2009RosaneDesengriniBarbizan.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fad32738688919d99af62649c10d66c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092284403154944