Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claudecir dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/652
Resumo: A presente dissertação tem como tema "Experiência, narração e linguagem: contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora". Tem, portanto, o filósofo Walter Benjamin como interlocutor principal. No decorrer da pesquisa buscou-se reconstruir os conceitos de experiência, narração e linguagem descritos por Benjamin e fazer uma aproximação desses conceitos com a educação. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa é de natureza bibliográfica e o método, analítico-reconstrutivo e interpretativo. essa opção foi feita pela possibilidade de um estudo aprofundado e renovado sobre o pensamento benjaminiano, o qual oferece, através dos conceitos citados, uma importante contribuição para a formulação e o desenvolvimento de projetos educacionais críticos e emancipadores. A relevância da pesquisa deve-se ao fato que, para além de um resgate da teoria benjaminiana da redenção revolucionária da humanidade, o que está em discussão é a investigação e a viabilidade de inserção dessa teoria no desenvolvimento de um processo educacional que tenha como fim a emancipação humana. É esso o objetivo principal deste estudo. O problema de pesquisa centra-se na tentativa de compreender de que forma as experiências coletivas e suas narrações vinculam-se à construção e à transmissão de uma linguagem libertadora, portanto, colaboradora de um processo educacional emancipador
id UPF-1_6834a57cf428343a022376bffea8d27b
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/652
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Marcon, TelmoCPF:23414910063http://lattes.cnpq.br/7659184664426945CPF:01970522909Santos, Claudecir dos2018-01-10T18:06:32Z2009-09-162009-06-16http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/652Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009ClaudecirDosSantos.pdf: 13006823 bytes, checksum: 29429546f11704a55fb249792e286e7b (MD5) Previous issue date: 2009-06-16A presente dissertação tem como tema "Experiência, narração e linguagem: contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora". Tem, portanto, o filósofo Walter Benjamin como interlocutor principal. No decorrer da pesquisa buscou-se reconstruir os conceitos de experiência, narração e linguagem descritos por Benjamin e fazer uma aproximação desses conceitos com a educação. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa é de natureza bibliográfica e o método, analítico-reconstrutivo e interpretativo. essa opção foi feita pela possibilidade de um estudo aprofundado e renovado sobre o pensamento benjaminiano, o qual oferece, através dos conceitos citados, uma importante contribuição para a formulação e o desenvolvimento de projetos educacionais críticos e emancipadores. A relevância da pesquisa deve-se ao fato que, para além de um resgate da teoria benjaminiana da redenção revolucionária da humanidade, o que está em discussão é a investigação e a viabilidade de inserção dessa teoria no desenvolvimento de um processo educacional que tenha como fim a emancipação humana. É esso o objetivo principal deste estudo. O problema de pesquisa centra-se na tentativa de compreender de que forma as experiências coletivas e suas narrações vinculam-se à construção e à transmissão de uma linguagem libertadora, portanto, colaboradora de um processo educacional emancipadorapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoBenjamin, Walter - 1892-1940Sociologia educacionalNarrativa (Retórica)ExperiênciaEducational sociologyNarration (Rhetoric)ExperienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOExperiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2009ClaudecirDosSantos.pdfapplication/pdf13006823http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/652/1/2009ClaudecirDosSantos.pdf29429546f11704a55fb249792e286e7bMD51tede/6522018-01-10 16:06:32.405oai:tede.upf.br:tede/652Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:32Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
title Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
spellingShingle Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
Santos, Claudecir dos
Benjamin, Walter - 1892-1940
Sociologia educacional
Narrativa (Retórica)
Experiência
Educational sociology
Narration (Rhetoric)
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
title_full Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
title_fullStr Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
title_full_unstemmed Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
title_sort Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora
author Santos, Claudecir dos
author_facet Santos, Claudecir dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcon, Telmo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:23414910063
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7659184664426945
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:01970522909
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Claudecir dos
contributor_str_mv Marcon, Telmo
dc.subject.por.fl_str_mv Benjamin, Walter - 1892-1940
Sociologia educacional
Narrativa (Retórica)
Experiência
topic Benjamin, Walter - 1892-1940
Sociologia educacional
Narrativa (Retórica)
Experiência
Educational sociology
Narration (Rhetoric)
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational sociology
Narration (Rhetoric)
Experience
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
description A presente dissertação tem como tema "Experiência, narração e linguagem: contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora". Tem, portanto, o filósofo Walter Benjamin como interlocutor principal. No decorrer da pesquisa buscou-se reconstruir os conceitos de experiência, narração e linguagem descritos por Benjamin e fazer uma aproximação desses conceitos com a educação. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa é de natureza bibliográfica e o método, analítico-reconstrutivo e interpretativo. essa opção foi feita pela possibilidade de um estudo aprofundado e renovado sobre o pensamento benjaminiano, o qual oferece, através dos conceitos citados, uma importante contribuição para a formulação e o desenvolvimento de projetos educacionais críticos e emancipadores. A relevância da pesquisa deve-se ao fato que, para além de um resgate da teoria benjaminiana da redenção revolucionária da humanidade, o que está em discussão é a investigação e a viabilidade de inserção dessa teoria no desenvolvimento de um processo educacional que tenha como fim a emancipação humana. É esso o objetivo principal deste estudo. O problema de pesquisa centra-se na tentativa de compreender de que forma as experiências coletivas e suas narrações vinculam-se à construção e à transmissão de uma linguagem libertadora, portanto, colaboradora de um processo educacional emancipador
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/652
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/652/1/2009ClaudecirDosSantos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29429546f11704a55fb249792e286e7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1801045435097284608