Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brustolin, Maite Anziliero
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/719
Resumo: The present research has as objective to analize the requirements needed to be made effective democratic management in the educational process of school with the intention of making an educational principle to participate. The research assumes that the practice of democratic governance is a link for all teachers in action in schools and public school systems regarding the articipation processes. To realize this purpose, the research is justified by the need to investigate and reflect how happens Democratic Management School, its concepts, dilemmas and challenges in everyday school life and make it a political, educational and democratic. Initially covers the key concepts that underlie the process of Democratic Management, and then analyzes the Democratic Administration in the context of the laws (Constitution of 1988, LDB 9394/96 and PCNs) and finally describes the possibilities of realization of the Democratic Management educational process of the school taking the pedagogical Political Project as the main vector for its implementation
id UPF-1_8d6f3d18e35e82578a070bd2decb73fd
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/719
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Fávero, Altair AlbertoCPF:49385909053http://lattes.cnpq.br/5866881378328643CPF:59918390000http://lattes.cnpq.br/1551904893810097Brustolin, Maite Anziliero2018-01-10T18:06:40Z2012-05-072011-10-13http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/719The present research has as objective to analize the requirements needed to be made effective democratic management in the educational process of school with the intention of making an educational principle to participate. The research assumes that the practice of democratic governance is a link for all teachers in action in schools and public school systems regarding the articipation processes. To realize this purpose, the research is justified by the need to investigate and reflect how happens Democratic Management School, its concepts, dilemmas and challenges in everyday school life and make it a political, educational and democratic. Initially covers the key concepts that underlie the process of Democratic Management, and then analyzes the Democratic Administration in the context of the laws (Constitution of 1988, LDB 9394/96 and PCNs) and finally describes the possibilities of realization of the Democratic Management educational process of the school taking the pedagogical Political Project as the main vector for its implementationA presente pesquisa tem como objetivo analisar os requisitos necessários para que se efetive a Gestão Democrática no processo pedagógico da escola, com a intenção de tornar a participação um princípio educativo. A pesquisa parte do pressuposto de que a prática da Gestão Democrática constitui um elo para todos os educadores em atuação nas escolas e nos sistemas públicos de ensino no que tange os processos de participação. Para dar conta de tal propósito, a pesquisa justifica-se pela necessidade de investigar e refletir como acontece a Gestão Democrática Escolar, seus conceitos, dilemas e desafios presentes no cotidiano escolar, bem como torná-la um compromisso político, pedagógico e democrático. Inicialmente são abordados os principais conceitos que perpassam o processo de Gestão de Democrática; em seguida analisa a Gestão Democrática no contexto das legislações (Constituição Federal de 1988, LDB 9394/96 e PCNs); por fim descreve as possibilidades da efetivação da Gestão Democrática no processo pedagógico da escola tomando o Projeto Político Pedagógico como principal vetor para sua concretizaçãoMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011MaiteAnzilieroBrustolin.pdf: 358956 bytes, checksum: b6b2b0e5ded0d99e20f857acce894da0 (MD5) Previous issue date: 2011-10-13application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoEducação e EstadoEnsino - LegislaçãoEscolas - Organização e administraçãoPolítica e educaçãoEducation and stateEducational law and legislationSchool management and organizationPolitics and educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALGestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2011MaiteAnzilieroBrustolin.pdfapplication/pdf358956http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/719/1/2011MaiteAnzilieroBrustolin.pdfb6b2b0e5ded0d99e20f857acce894da0MD51tede/7192018-01-10 16:06:40.884oai:tede.upf.br:tede/719Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:40Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
title Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
spellingShingle Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
Brustolin, Maite Anziliero
Educação e Estado
Ensino - Legislação
Escolas - Organização e administração
Política e educação
Education and state
Educational law and legislation
School management and organization
Politics and education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
title_short Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
title_full Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
title_fullStr Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
title_full_unstemmed Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
title_sort Gestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógico
author Brustolin, Maite Anziliero
author_facet Brustolin, Maite Anziliero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fávero, Altair Alberto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49385909053
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5866881378328643
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:59918390000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1551904893810097
dc.contributor.author.fl_str_mv Brustolin, Maite Anziliero
contributor_str_mv Fávero, Altair Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Estado
Ensino - Legislação
Escolas - Organização e administração
Política e educação
topic Educação e Estado
Ensino - Legislação
Escolas - Organização e administração
Política e educação
Education and state
Educational law and legislation
School management and organization
Politics and education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Education and state
Educational law and legislation
School management and organization
Politics and education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description The present research has as objective to analize the requirements needed to be made effective democratic management in the educational process of school with the intention of making an educational principle to participate. The research assumes that the practice of democratic governance is a link for all teachers in action in schools and public school systems regarding the articipation processes. To realize this purpose, the research is justified by the need to investigate and reflect how happens Democratic Management School, its concepts, dilemmas and challenges in everyday school life and make it a political, educational and democratic. Initially covers the key concepts that underlie the process of Democratic Management, and then analyzes the Democratic Administration in the context of the laws (Constitution of 1988, LDB 9394/96 and PCNs) and finally describes the possibilities of realization of the Democratic Management educational process of the school taking the pedagogical Political Project as the main vector for its implementation
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-13
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/719
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/719/1/2011MaiteAnzilieroBrustolin.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b6b2b0e5ded0d99e20f857acce894da0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092284573024256