Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Gustavo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/885
Resumo: The present study combines both bibliographic and field research with the aim of providing subsidies to mediators of reading about the formation of multimedia readers, able to read different types of text, in different languages. The field research consisted on a collection of data from multimedia reading practices developed in the Reference Center for Literature and Multimedia of the University of Passo Fundo/RS Mundo da Leitura , an analysis of records in specific forms, and subsequent interviews with their monitors, as well as visits to a municipal school in the mentioned city for observation on their daily activities and application of questionnaires to teachers and students. In the research here presented, reading is understood as a social and a cultural practice, which, supported by a competent mediation, gives the ones involved with it higher levels of criticity and citizenship
id UPF-1_8d761022ab781937c6de802c8889d0d1
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/885
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Rösing, Tania Mariza KuchenbeckerCPF:88888888888CPF:02295926432http://lattes.cnpq.br/0110085648427552Melo, Gustavo2018-01-10T18:09:06Z2010-12-222008-08-25http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/885The present study combines both bibliographic and field research with the aim of providing subsidies to mediators of reading about the formation of multimedia readers, able to read different types of text, in different languages. The field research consisted on a collection of data from multimedia reading practices developed in the Reference Center for Literature and Multimedia of the University of Passo Fundo/RS Mundo da Leitura , an analysis of records in specific forms, and subsequent interviews with their monitors, as well as visits to a municipal school in the mentioned city for observation on their daily activities and application of questionnaires to teachers and students. In the research here presented, reading is understood as a social and a cultural practice, which, supported by a competent mediation, gives the ones involved with it higher levels of criticity and citizenshipO presente trabalho combina a pesquisa de natureza bibliográfica e a de campo com o intuito de fornecer subsídios aos mediadores da leitura a respeito da formação de leitores multimidiais, capazes de ler diferentes tipos de texto, em diferentes linguagens. A pesquisa de campo compreendeu coleta de dados a partir de observações de práticas leitoras multimidiais desenvolvidas no Centro de Referência de Literatura e Multimeios da Universidade de Passo Fundo/RS Mundo da Leitura, análise de registros em formulários específicos, e de posteriores entrevistas com seus monitores, bem como visitas a uma escola municipal da referida cidade para observações de suas atividades diárias e aplicação de questionários com professoras e alunos. Na pesquisa ora apresentada, a leitura é entendida como uma prática social e cultural, que, apoiada em uma mediação competente, confere aos sujeitos melhores níveis de criticidade e cidadaniaMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008GustavoBarrosBezerradeMelo.pdf: 9219838 bytes, checksum: 32db7e2135323ceb8c0f3d329c4bc684 (MD5) Previous issue date: 2008-08-25application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLeitura - DesenvolvimentoLeitura - Meios AuxiliaresLeitura - PráticaEducação - Multimídia interativaReading - DevelopmentReading - Aids and devicesReading - PracticeEducation - Interactive multimediaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASFormação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2008GustavoBarrosBezerradeMelo.pdfapplication/pdf9219838http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/885/1/2008GustavoBarrosBezerradeMelo.pdf32db7e2135323ceb8c0f3d329c4bc684MD51tede/8852018-01-10 16:09:06.229oai:tede.upf.br:tede/885Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:06Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
title Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
spellingShingle Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
Melo, Gustavo
Leitura - Desenvolvimento
Leitura - Meios Auxiliares
Leitura - Prática
Educação - Multimídia interativa
Reading - Development
Reading - Aids and devices
Reading - Practice
Education - Interactive multimedia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
title_full Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
title_fullStr Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
title_full_unstemmed Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
title_sort Formação de novos leitores : práticas multimidiais sociais e culturais de leitura
author Melo, Gustavo
author_facet Melo, Gustavo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:02295926432
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0110085648427552
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Gustavo
contributor_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Desenvolvimento
Leitura - Meios Auxiliares
Leitura - Prática
Educação - Multimídia interativa
topic Leitura - Desenvolvimento
Leitura - Meios Auxiliares
Leitura - Prática
Educação - Multimídia interativa
Reading - Development
Reading - Aids and devices
Reading - Practice
Education - Interactive multimedia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading - Development
Reading - Aids and devices
Reading - Practice
Education - Interactive multimedia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The present study combines both bibliographic and field research with the aim of providing subsidies to mediators of reading about the formation of multimedia readers, able to read different types of text, in different languages. The field research consisted on a collection of data from multimedia reading practices developed in the Reference Center for Literature and Multimedia of the University of Passo Fundo/RS Mundo da Leitura , an analysis of records in specific forms, and subsequent interviews with their monitors, as well as visits to a municipal school in the mentioned city for observation on their daily activities and application of questionnaires to teachers and students. In the research here presented, reading is understood as a social and a cultural practice, which, supported by a competent mediation, gives the ones involved with it higher levels of criticity and citizenship
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-25
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/885
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/885/1/2008GustavoBarrosBezerradeMelo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32db7e2135323ceb8c0f3d329c4bc684
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092285804052480