Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/722 |
Resumo: | The goal, in this work, is to approximate the theory of action and communicative rationality in Habermas with the (re)formulation of a practical-theoretical meaning to the pedagogy. Specifically, we intend to investigate the possibility of passage from rationality understood through the modern paradigm of conscience to the moment when the rationality starts being understood through the communicative paradigm of inter subjectivity. With these purposes, we reconstruct Habermas argumentation emphasizing the relation language, rationality and action that, according to what we think, support the possibility of changing the educational paradigm. Therefore, from this reconstruction, the work is accomplished as it points indicatives of meaning construction to the comprehension of education as much in the scope of fundamentation as autonomous and rational science as in the field which concerns its effective dimension. |
id |
UPF-1_ba4b0fd2a8326ec156aeeb7e1826a7f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/722 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalbosco, Claudio AlmirCPF:42457190010http://lattes.cnpq.br/1671875455751185CPF:93770499034Rossetto, Miguel da Silva2018-01-10T18:06:41Z2009-07-292007-08-31http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/722The goal, in this work, is to approximate the theory of action and communicative rationality in Habermas with the (re)formulation of a practical-theoretical meaning to the pedagogy. Specifically, we intend to investigate the possibility of passage from rationality understood through the modern paradigm of conscience to the moment when the rationality starts being understood through the communicative paradigm of inter subjectivity. With these purposes, we reconstruct Habermas argumentation emphasizing the relation language, rationality and action that, according to what we think, support the possibility of changing the educational paradigm. Therefore, from this reconstruction, the work is accomplished as it points indicatives of meaning construction to the comprehension of education as much in the scope of fundamentation as autonomous and rational science as in the field which concerns its effective dimension.O objetivo deste trabalho é aproximar a teoria da ação e racionalidade comunicativas em Habermas com a (re)formulação de um sentido prático-teórico para a pedagogia. Especificamente, pretende-se investigar a possibilidade de passagem da racionalidade compreendida por meio do paradigma moderno da consciência para o momento em que a racionalidade passa a ser compreendida através do paradigma comunicativo da intersubjetividade. Com estes propósitos, reconstruo a argumentação de Habermas enfatizando a relação linguagem, racionalidade e ação que, segundo penso, sustenta a possibilidade de mudança de paradigma educacional. Portanto, a partir dessa reconstrução, o trabalho finda na medida em que aponta indicativos de construção de sentido para a compreensão de educação tanto no âmbito de fundamentação como ciência autônoma e racional quanto na esfera que diz respeito a sua dimensão efetiva.Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007MiguelDaSilvaRossetto.pdf: 794342 bytes, checksum: 1b6053cfc013972a0c1038d31ae99244 (MD5) Previous issue date: 2007-08-31application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoHabermas, JürgenEducação - FilosofiaPensamento críticoEducação humanísticaRazão práticaEducation, HumanisticCritical thinkingPractical reasonEducation - PhilosophyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOAção e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2007MiguelDaSilvaRossetto.pdfapplication/pdf794342http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/722/1/2007MiguelDaSilvaRossetto.pdf1b6053cfc013972a0c1038d31ae99244MD51tede/7222018-01-10 16:06:41.214oai:tede.upf.br:tede/722Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:41Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia |
title |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia |
spellingShingle |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia Rossetto, Miguel da Silva Habermas, Jürgen Educação - Filosofia Pensamento crítico Educação humanística Razão prática Education, Humanistic Critical thinking Practical reason Education - Philosophy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia |
title_full |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia |
title_fullStr |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia |
title_full_unstemmed |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia |
title_sort |
Ação e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogia |
author |
Rossetto, Miguel da Silva |
author_facet |
Rossetto, Miguel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalbosco, Claudio Almir |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:42457190010 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1671875455751185 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:93770499034 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossetto, Miguel da Silva |
contributor_str_mv |
Dalbosco, Claudio Almir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habermas, Jürgen Educação - Filosofia Pensamento crítico Educação humanística Razão prática |
topic |
Habermas, Jürgen Educação - Filosofia Pensamento crítico Educação humanística Razão prática Education, Humanistic Critical thinking Practical reason Education - Philosophy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education, Humanistic Critical thinking Practical reason Education - Philosophy |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
description |
The goal, in this work, is to approximate the theory of action and communicative rationality in Habermas with the (re)formulation of a practical-theoretical meaning to the pedagogy. Specifically, we intend to investigate the possibility of passage from rationality understood through the modern paradigm of conscience to the moment when the rationality starts being understood through the communicative paradigm of inter subjectivity. With these purposes, we reconstruct Habermas argumentation emphasizing the relation language, rationality and action that, according to what we think, support the possibility of changing the educational paradigm. Therefore, from this reconstruction, the work is accomplished as it points indicatives of meaning construction to the comprehension of education as much in the scope of fundamentation as autonomous and rational science as in the field which concerns its effective dimension. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:06:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/722 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/722/1/2007MiguelDaSilvaRossetto.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b6053cfc013972a0c1038d31ae99244 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1817440906987438080 |