Da educação danificada à formação da autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/627 |
Resumo: | In this dissertation work it aims to rebuilding of the current education and its critical perspective guided by the idea of the rational and moral formation of the subjects starting from the critic to the instrumental rationality of Adorno and Horkheimer. Starting of the Kant formation conception for the majority, the seeks, after analyzing the damage provoked by the Enlightenment project education by the reductionism of the instrumental rationality to point possible elements so that one can think and to implement an education tends for reference the education concept for the resistance of Adorno |
id |
UPF-1_a9542040f53fffae32a4e03cb9d4f6e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/627 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mühl, Eldon HenriqueCPF:25309552049http://lattes.cnpq.br/3402290519296482Brandão, Edemilson Jorge RamosCPF:09807527287http://lattes.cnpq.br/5921239393488617CPF:92004946091http://lattes.cnpq.br/9192350458521422Furmann, Leandro2018-01-10T18:06:29Z2009-08-122007-08-31http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/627In this dissertation work it aims to rebuilding of the current education and its critical perspective guided by the idea of the rational and moral formation of the subjects starting from the critic to the instrumental rationality of Adorno and Horkheimer. Starting of the Kant formation conception for the majority, the seeks, after analyzing the damage provoked by the Enlightenment project education by the reductionism of the instrumental rationality to point possible elements so that one can think and to implement an education tends for reference the education concept for the resistance of AdornoNeste trabalho é feita uma reconstrução da educação atual e de sua perspectiva crítica, orientada pela idéia da formação racional e moral dos sujeitos, a partir da crítica de Adorno e Horkheimer à racionalidade instrumental. Com base na concepção kantiana de formação para a maioridade e após analisar a danificação provocada pelo reducionismo da racionalidade instrumental no projeto iluminista de educação, procura-se apontar possíveis elementos que permitam pensar e implementar uma educação emancipatória, tendo por referência o conceito de educação para resistência de AdornoMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007LeandroFurmann.pdf: 717518 bytes, checksum: 41b7ee5f0babf432f0b11c3a4663bdb0 (MD5) Previous issue date: 2007-08-31application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoEducação - FilosofiaTeoria críticaPensamento críticoEducação humanísticaCritical theoryCritical thinkingEducation - PhilosophyHumanistic educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAODa educação danificada à formação da autonomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2007LeandroFurmann.pdfapplication/pdf717518http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/627/1/2007LeandroFurmann.pdf41b7ee5f0babf432f0b11c3a4663bdb0MD51tede/6272018-01-10 16:06:29.559oai:tede.upf.br:tede/627Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:29Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Da educação danificada à formação da autonomia |
title |
Da educação danificada à formação da autonomia |
spellingShingle |
Da educação danificada à formação da autonomia Furmann, Leandro Educação - Filosofia Teoria crítica Pensamento crítico Educação humanística Critical theory Critical thinking Education - Philosophy Humanistic education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
Da educação danificada à formação da autonomia |
title_full |
Da educação danificada à formação da autonomia |
title_fullStr |
Da educação danificada à formação da autonomia |
title_full_unstemmed |
Da educação danificada à formação da autonomia |
title_sort |
Da educação danificada à formação da autonomia |
author |
Furmann, Leandro |
author_facet |
Furmann, Leandro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mühl, Eldon Henrique |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:25309552049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Brandão, Edemilson Jorge Ramos |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
CPF:09807527287 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5921239393488617 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92004946091 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9192350458521422 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furmann, Leandro |
contributor_str_mv |
Mühl, Eldon Henrique Brandão, Edemilson Jorge Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Filosofia Teoria crítica Pensamento crítico Educação humanística |
topic |
Educação - Filosofia Teoria crítica Pensamento crítico Educação humanística Critical theory Critical thinking Education - Philosophy Humanistic education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical theory Critical thinking Education - Philosophy Humanistic education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
description |
In this dissertation work it aims to rebuilding of the current education and its critical perspective guided by the idea of the rational and moral formation of the subjects starting from the critic to the instrumental rationality of Adorno and Horkheimer. Starting of the Kant formation conception for the majority, the seeks, after analyzing the damage provoked by the Enlightenment project education by the reductionism of the instrumental rationality to point possible elements so that one can think and to implement an education tends for reference the education concept for the resistance of Adorno |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:06:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/627 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/627/1/2007LeandroFurmann.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41b7ee5f0babf432f0b11c3a4663bdb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1809092283934441472 |