Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogoni, Nadia Mar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Maurício, Barão, Fábio Roberto, Almeida, Mariza de, Hein, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teoria e Evidência Econômica
Texto Completo: https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962
Resumo: É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêmganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfildos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estadodo Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dadosobtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Alémdisso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação.
id UPF-2_2f080d8d5dd74fcfb3cfa969be1f9e52
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/8962
network_acronym_str UPF-2
network_name_str Revista Teoria e Evidência Econômica
repository_id_str
spelling Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiroAlfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêmganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfildos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estadodo Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dadosobtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Alémdisso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação.UPF Editora2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/896210.5335/rtee.v24i50.8962Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 24 n. 50 (2018): Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962/114114384Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBogoni, Nadia MarLeite, MaurícioBarão, Fábio RobertoAlmeida, Mariza deHein, Nelson2018-12-12T17:37:19Zoai:seer.upf.br:article/8962Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2018-12-12T17:37:19Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
title Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
spellingShingle Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
Bogoni, Nadia Mar
Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.
Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.
title_short Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
title_full Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
title_fullStr Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
title_full_unstemmed Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
title_sort Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
author Bogoni, Nadia Mar
author_facet Bogoni, Nadia Mar
Leite, Maurício
Barão, Fábio Roberto
Almeida, Mariza de
Hein, Nelson
author_role author
author2 Leite, Maurício
Barão, Fábio Roberto
Almeida, Mariza de
Hein, Nelson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogoni, Nadia Mar
Leite, Maurício
Barão, Fábio Roberto
Almeida, Mariza de
Hein, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.
Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.
topic Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.
Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.
description É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêmganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfildos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estadodo Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dadosobtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Alémdisso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962
10.5335/rtee.v24i50.8962
url https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962
identifier_str_mv 10.5335/rtee.v24i50.8962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962/114114384
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 24 n. 50 (2018): Teoria e Evidência Econômica
2318-8448
0104-0960
reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Teoria e Evidência Econômica
collection Revista Teoria e Evidência Econômica
repository.name.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv ||rtee@upf.br
_version_ 1800221097731293184