Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962 |
Resumo: | É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêmganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfildos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estadodo Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dadosobtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Alémdisso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação. |
id |
UPF-2_2f080d8d5dd74fcfb3cfa969be1f9e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/8962 |
network_acronym_str |
UPF-2 |
network_name_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiroAlfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira.É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêmganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfildos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estadodo Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dadosobtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Alémdisso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação.UPF Editora2018-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/896210.5335/rtee.v24i50.8962Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 24 n. 50 (2018): Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962/114114384Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBogoni, Nadia MarLeite, MaurícioBarão, Fábio RobertoAlmeida, Mariza deHein, Nelson2018-12-12T17:37:19Zoai:seer.upf.br:article/8962Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2018-12-12T17:37:19Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro |
title |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro |
spellingShingle |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro Bogoni, Nadia Mar Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira. Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira. |
title_short |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro |
title_full |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro |
title_fullStr |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro |
title_full_unstemmed |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro |
title_sort |
Alfabetização financeira de estudantes universitários a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro |
author |
Bogoni, Nadia Mar |
author_facet |
Bogoni, Nadia Mar Leite, Maurício Barão, Fábio Roberto Almeida, Mariza de Hein, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maurício Barão, Fábio Roberto Almeida, Mariza de Hein, Nelson |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bogoni, Nadia Mar Leite, Maurício Barão, Fábio Roberto Almeida, Mariza de Hein, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira. Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira. |
topic |
Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira. Alfabetização financeira. Análise fatorial. Educação financeira. |
description |
É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira vêmganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfildos estudantes universitários de uma universidade localizada na Região Norte do estadodo Rio Grande do Sul, a partir das dimensões atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo um questionário on-line. Os dadosobtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Os resultados mostram que os estudantes participantes da pesquisa têm um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as dimensões atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também que os alunos respondentes demonstram ter preocupação com seu futuro financeiro, priorizando manter uma poupança e pagar contas em dia. Alémdisso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962 10.5335/rtee.v24i50.8962 |
url |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962 |
identifier_str_mv |
10.5335/rtee.v24i50.8962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/8962/114114384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Teoria e Evidência Econômica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 24 n. 50 (2018): Teoria e Evidência Econômica 2318-8448 0104-0960 reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
collection |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rtee@upf.br |
_version_ |
1800221097731293184 |