Análise do fator risco no lançamento de novos produtos: o caso do setor de microcervejarias
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4265 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar o fator risco no desenvolvimento e lançamento de no-vos produtos. A unidade de pesquisa foi uma microcervejaria de Belo Horizonte, tomando como base estimativas do fluxo de custos e benefícios previstos nas fases de concepção, desenvolvimento, avaliação e comercialização. Aplicou-se o método Hipercubo Latino no sentido de simular dois cenários, no período compreendido entre 2005 a 2015, com taxa de desconto de 10% e investimento inicial de R$ 1.000.000,00. Os resultados demonstraram viabilidade nas duas simulações, sendo na primeira o valor presente líquido médio de R$ 2.254.494,00 e, na segunda, de R$ 2.185.996,00. Quanto à estimativa de o projeto apre-sentar prejuízo, verificaram-se 13,49% de probabilidade na primeira simulação e 11,94% na segunda. Palavras-chave: Fator risco. Lançamento de novos produtos. Método de Monte Carlo. |
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Análise do fator risco no lançamento de novos produtos: o caso do setor de microcervejariasO artigo tem como objetivo analisar o fator risco no desenvolvimento e lançamento de no-vos produtos. A unidade de pesquisa foi uma microcervejaria de Belo Horizonte, tomando como base estimativas do fluxo de custos e benefícios previstos nas fases de concepção, desenvolvimento, avaliação e comercialização. Aplicou-se o método Hipercubo Latino no sentido de simular dois cenários, no período compreendido entre 2005 a 2015, com taxa de desconto de 10% e investimento inicial de R$ 1.000.000,00. Os resultados demonstraram viabilidade nas duas simulações, sendo na primeira o valor presente líquido médio de R$ 2.254.494,00 e, na segunda, de R$ 2.185.996,00. Quanto à estimativa de o projeto apre-sentar prejuízo, verificaram-se 13,49% de probabilidade na primeira simulação e 11,94% na segunda. Palavras-chave: Fator risco. Lançamento de novos produtos. Método de Monte Carlo.UPF Editora2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/426510.5335/rtee.v16i34.4265Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 16 n. 34 (2010): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4265/2751Paula, Luiz Carlos deSilva, Jersone Tasso MoreiraTeixeira, Luiz Antônio AntunesTadeu, Hugo Ferreira Bragainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:13Zoai:seer.upf.br:article/4265Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:13Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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