Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
DOI: | 10.5335/rbceh.v12i1.4193 |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193 |
Resumo: | O povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida. |
id |
UPF-3_2447a7220655252235c8651585b80a2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/4193 |
network_acronym_str |
UPF-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
spelling |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminhoO povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida.Editora UPF2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresEstudo de campo, do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa; subprojeto do Projeto Integrado: “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”.application/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/419310.5335/rbceh.v12i1.4193Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193/pdfVaz, Carla CunhaScortegagna, Helenice de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/4193Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho |
title |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho |
spellingShingle |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho Vaz, Carla Cunha Vaz, Carla Cunha |
title_short |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho |
title_full |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho |
title_fullStr |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho |
title_full_unstemmed |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho |
title_sort |
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho |
author |
Vaz, Carla Cunha |
author_facet |
Vaz, Carla Cunha Vaz, Carla Cunha Scortegagna, Helenice de Moura Scortegagna, Helenice de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Scortegagna, Helenice de Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Carla Cunha Scortegagna, Helenice de Moura |
description |
O povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Estudo de campo, do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa; subprojeto do Projeto Integrado: “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193 10.5335/rbceh.v12i1.4193 |
url |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193 |
identifier_str_mv |
10.5335/rbceh.v12i1.4193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015) 2317-6695 1679-7930 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br |
_version_ |
1822131804413362176 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5335/rbceh.v12i1.4193 |