Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Carla Cunha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Scortegagna, Helenice de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
DOI: 10.5335/rbceh.v12i1.4193
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193
Resumo: O povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida.
id UPF-3_2447a7220655252235c8651585b80a2b
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/4193
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
spelling Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminhoO povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida.Editora UPF2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresEstudo de campo, do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa; subprojeto do Projeto Integrado: “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”.application/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/419310.5335/rbceh.v12i1.4193Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193/pdfVaz, Carla CunhaScortegagna, Helenice de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/4193Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
title Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
spellingShingle Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
Vaz, Carla Cunha
Vaz, Carla Cunha
title_short Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
title_full Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
title_fullStr Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
title_full_unstemmed Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
title_sort Promovendo o cuidado para o viver-envelhecer saudável na escola: a educação gerontológica como caminho
author Vaz, Carla Cunha
author_facet Vaz, Carla Cunha
Vaz, Carla Cunha
Scortegagna, Helenice de Moura
Scortegagna, Helenice de Moura
author_role author
author2 Scortegagna, Helenice de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Carla Cunha
Scortegagna, Helenice de Moura
description O povo brasileiro, que sempre foi visto como uma população de jovens, vivencia hoje um envelhecimento populacional significativo e acelerado. Esse fenômeno surge como desafio a várias instâncias sociais, diante das necessidades que essa população demanda. Para tanto, a educação tem grande responsabilidade na formação da consciência gerontológica diante da multigeracionalidade social que se configura. Vale ressaltar a necessidade do comprometimento dos educadores e das instituições de ensino, bem como de estimular o interesse das crianças sobre a importância de uma educação para toda a vida, considerando a importância do ser saudável diante da longevidade. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é descrever as percepções de um grupo de escolares sobre a vivência de uma prática educativa de promoção do viver-envelhecer saudável, por meio de um estudo de campo do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em um subprojeto do projeto integrado “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”, a partir de atividades que promoveram a mobilização do conhecimento prévio e de novos aprendizados, a compreensão da vida para além dos limites da sala de aula e o lúdico como interface entre refletir e agir. Conclui-se que as discussões da temática, por meio de práticas educativas, permitiram trazer para os alunos o envelhecer como parte do viver de uma forma divertida, própria para a fase da infância. Os escolares manifestaram a compreensão sobre a importância do cuidado compartilhado e a necessidade da busca do ser saudável em todas as etapas da vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Estudo de campo, do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa; subprojeto do Projeto Integrado: “Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável”.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193
10.5335/rbceh.v12i1.4193
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v12i1.4193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4193/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1822131804413362176
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5335/rbceh.v12i1.4193