A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Lívia Botelho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Maria de Fátima Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1541
Resumo: A velhice tem se imposto como um marco importante do ciclo da vida, constituindo objeto de políticas públicas, pesquisas científicas, fenômeno das conversas cotidianas e da mídia. Buscou-se investigar as representações sociais da velhice a partir do discurso veiculado em textos jornalísticos. Foram selecionadas 231 matérias publicadas na Folha de São Paulo e Jornal do Commercio, no período de janeiro a junho de 2009, que faziam referência ao tema. As informações encontradas foram categorizadas por meio do software Alceste, e submetidas à análise de conteúdo. A análise realizada pelo Alceste reuniu os discursos em dois eixos principais, sendo o primeiro relativo às ações e práticas do governo e da ciência dirigidas aos idosos, e o segundo às experiências vivenciadas por estes. Os resultados apontam para a circulação de representações da velhice como um período eminentemente marcado por perdas, objetivada na busca por remediá-las, assim como para um processo de mudança no modo de concebê-la, ancorando-se ora em aspectos biológicos, ora em aspectos sociais. A ampla cobertura da mídia escrita sobre o tema ratifica o papel da comunicação social na construção e difusão de representações sociais.
id UPF-3_ff29b8f23220a329453848a6b652083f
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/1541
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociaisA velhice tem se imposto como um marco importante do ciclo da vida, constituindo objeto de políticas públicas, pesquisas científicas, fenômeno das conversas cotidianas e da mídia. Buscou-se investigar as representações sociais da velhice a partir do discurso veiculado em textos jornalísticos. Foram selecionadas 231 matérias publicadas na Folha de São Paulo e Jornal do Commercio, no período de janeiro a junho de 2009, que faziam referência ao tema. As informações encontradas foram categorizadas por meio do software Alceste, e submetidas à análise de conteúdo. A análise realizada pelo Alceste reuniu os discursos em dois eixos principais, sendo o primeiro relativo às ações e práticas do governo e da ciência dirigidas aos idosos, e o segundo às experiências vivenciadas por estes. Os resultados apontam para a circulação de representações da velhice como um período eminentemente marcado por perdas, objetivada na busca por remediá-las, assim como para um processo de mudança no modo de concebê-la, ancorando-se ora em aspectos biológicos, ora em aspectos sociais. A ampla cobertura da mídia escrita sobre o tema ratifica o papel da comunicação social na construção e difusão de representações sociais.Editora UPF2012-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa Documentalapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/154110.5335/rbceh.2012.1541Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 8 n. 3 (2011)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1541/pdfFélix, Lívia BotelhoSantos, Maria de Fátima Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:35Zoai:seer.upf.br:article/1541Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:35Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
title A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
spellingShingle A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
Félix, Lívia Botelho
title_short A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
title_full A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
title_fullStr A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
title_full_unstemmed A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
title_sort A velhice na mídia escrita: um estudo em representações sociais
author Félix, Lívia Botelho
author_facet Félix, Lívia Botelho
Santos, Maria de Fátima Souza
author_role author
author2 Santos, Maria de Fátima Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Félix, Lívia Botelho
Santos, Maria de Fátima Souza
description A velhice tem se imposto como um marco importante do ciclo da vida, constituindo objeto de políticas públicas, pesquisas científicas, fenômeno das conversas cotidianas e da mídia. Buscou-se investigar as representações sociais da velhice a partir do discurso veiculado em textos jornalísticos. Foram selecionadas 231 matérias publicadas na Folha de São Paulo e Jornal do Commercio, no período de janeiro a junho de 2009, que faziam referência ao tema. As informações encontradas foram categorizadas por meio do software Alceste, e submetidas à análise de conteúdo. A análise realizada pelo Alceste reuniu os discursos em dois eixos principais, sendo o primeiro relativo às ações e práticas do governo e da ciência dirigidas aos idosos, e o segundo às experiências vivenciadas por estes. Os resultados apontam para a circulação de representações da velhice como um período eminentemente marcado por perdas, objetivada na busca por remediá-las, assim como para um processo de mudança no modo de concebê-la, ancorando-se ora em aspectos biológicos, ora em aspectos sociais. A ampla cobertura da mídia escrita sobre o tema ratifica o papel da comunicação social na construção e difusão de representações sociais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1541
10.5335/rbceh.2012.1541
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1541
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1541/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 8 n. 3 (2011)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937891860447232