Estudo do processo de decisão de compra dos clientes da empresa Veísa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/689 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o processo de decisão de compra dos clientes da empresa Veisa. Cada indivíduo possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. Nesse sentido, se faz presente o marketing que, com suas habilidades e práticas, procura atender da melhor maneira possível os consumidores, a fim de mantê-los fiéis às marcas e produtos, além de atrair novos clientes. Os fatores que definem o processo decisório de compra são: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas pré-compra, compra, consumo, avaliação pós-compra e descarte (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005). Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório na empresa Veísa Veículos Ltda, localizada no bairro Valinhos, Passo Fundo/RS, caracterizando-se como um estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, coletados através de roteiro de entrevistas aplicados com os clientes da empresa no momento da compra, no período entre 02 à 30 de outubro de 2014. Concluiu-se que, os principais fatores que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores analisados foram: a qualidade dos produtos oferecidos aliada a marca, o atendimento, a necessidade, o preço e a qualificação dos profissionais. Com relação às influências de marketing, ou seja, o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção), ficou evidente a participação nas decisões de compra dos consumidores da Veísa. |
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Nesse sentido, se faz presente o marketing que, com suas habilidades e práticas, procura atender da melhor maneira possível os consumidores, a fim de mantê-los fiéis às marcas e produtos, além de atrair novos clientes. Os fatores que definem o processo decisório de compra são: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas pré-compra, compra, consumo, avaliação pós-compra e descarte (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005). Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório na empresa Veísa Veículos Ltda, localizada no bairro Valinhos, Passo Fundo/RS, caracterizando-se como um estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, coletados através de roteiro de entrevistas aplicados com os clientes da empresa no momento da compra, no período entre 02 à 30 de outubro de 2014. 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Com relação às influências de marketing, ou seja, o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção), ficou evidente a participação nas decisões de compra dos consumidores da Veísa.porAdministração de empresasClientesComportamento do consumidorMarketingEstudo do processo de decisão de compra dos clientes da empresa Veísainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCruz, Cassiana Maris LimaZortea, Evandro Rossoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014Evandro_Rosso_Zortea.pdfPF2014Evandro_Rosso_Zortea.pdfMonografia Evandro Rosso Zorteaapplication/pdf595715http://localhost:8080/bitstream/riupf/689/1/PF2014Evandro_Rosso_Zortea.pdf445ed41bfde559c80ff413aff9017222MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/689/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/6892017-05-26 09:54:37.537oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:54:37Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o processo de decisão de compra dos clientes da empresa Veisa. Cada indivíduo possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. Nesse sentido, se faz presente o marketing que, com suas habilidades e práticas, procura atender da melhor maneira possível os consumidores, a fim de mantê-los fiéis às marcas e produtos, além de atrair novos clientes. Os fatores que definem o processo decisório de compra são: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas pré-compra, compra, consumo, avaliação pós-compra e descarte (BLACKWELL; MINIARD; ENGEL, 2005). Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório na empresa Veísa Veículos Ltda, localizada no bairro Valinhos, Passo Fundo/RS, caracterizando-se como um estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, coletados através de roteiro de entrevistas aplicados com os clientes da empresa no momento da compra, no período entre 02 à 30 de outubro de 2014. Concluiu-se que, os principais fatores que influenciam o processo de decisão de compra dos consumidores analisados foram: a qualidade dos produtos oferecidos aliada a marca, o atendimento, a necessidade, o preço e a qualificação dos profissionais. Com relação às influências de marketing, ou seja, o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção), ficou evidente a participação nas decisões de compra dos consumidores da Veísa. |
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