Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560 |
Resumo: | A necessidade de se destacar no meio digital faz com que o diálogo se torne uma ferramenta essencial para estimular o relacionamento entre a marca e seu público. Assim, o presente estudo explora o modelo dialógico da comunicação proposto por Paulo Freire e o relaciona a outros conceitos. Com o objetivo de investigar a comunicação do Orna Café no Instagram, entre 2017 e 2018, a partir do modelo dialógico da comunicação verificou-se a necessidade de conceituar diálogo, interação mútua, participação, marketing digital, engajamento e metáfora do espetáculo, para fazer uma correlação dos conceitos com a comunicação da marca. Realizou-se um estudo de caso através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, onde mapeou-se as publicações no Instagram da marca, identificou-se linhas de diálogo, dessas selecionou-se três para descrever e interpretar. Os resultados indicaram que o diálogo possibilita a participação/intervenção nas mudanças da cafeteria, fomentando o relacionamento com o público e o engajamento do mesmo. Também, constatou-se uma exemplar disposição da marca em estabelecer diálogos genuínos com seu público através das mídias sociais. Além disso, demonstra-se de extrema importância saber ouvir e permitir-se mudar a partir do diálogo com o público. |
id |
UPF_079618dc94065a12f8a3866b68d29133 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1560 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2019-01-15T12:18:41Z2019-01-152019-01-15T12:18:41ZMEREGALLI, Kananda. Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café. 2018. 65 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-15T12:18:41Z No. of bitstreams: 1 PF2018Shaiane da Silva Soares.pdf: 2576291 bytes, checksum: 01ac7bc049f921d91c198a9414d4bf82 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-15T12:18:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Shaiane da Silva Soares.pdf: 2576291 bytes, checksum: 01ac7bc049f921d91c198a9414d4bf82 (MD5)A necessidade de se destacar no meio digital faz com que o diálogo se torne uma ferramenta essencial para estimular o relacionamento entre a marca e seu público. Assim, o presente estudo explora o modelo dialógico da comunicação proposto por Paulo Freire e o relaciona a outros conceitos. Com o objetivo de investigar a comunicação do Orna Café no Instagram, entre 2017 e 2018, a partir do modelo dialógico da comunicação verificou-se a necessidade de conceituar diálogo, interação mútua, participação, marketing digital, engajamento e metáfora do espetáculo, para fazer uma correlação dos conceitos com a comunicação da marca. Realizou-se um estudo de caso através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, onde mapeou-se as publicações no Instagram da marca, identificou-se linhas de diálogo, dessas selecionou-se três para descrever e interpretar. Os resultados indicaram que o diálogo possibilita a participação/intervenção nas mudanças da cafeteria, fomentando o relacionamento com o público e o engajamento do mesmo. Também, constatou-se uma exemplar disposição da marca em estabelecer diálogos genuínos com seu público através das mídias sociais. Além disso, demonstra-se de extrema importância saber ouvir e permitir-se mudar a partir do diálogo com o público.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaComunicação dialógicaMarketing digitalInteraçãoInstagramOrna CaféComunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Caféinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSchaeffer, Olmiro Cristiano LaraSoares, Shaiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1560/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Shaiane da Silva Soares.pdfPF2018Shaiane da Silva Soares.pdfMonografia Shaiane da Silva Soaresapplication/pdf2576291http://localhost:8080/bitstream/riupf/1560/1/PF2018Shaiane%20da%20Silva%20Soares.pdf01ac7bc049f921d91c198a9414d4bf82MD51riupf/15602019-01-15 10:18:41.783oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-15T12:18:41Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café |
title |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café |
spellingShingle |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café Soares, Shaiane da Silva Publicidade Propaganda Comunicação dialógica Marketing digital Interação Orna Café |
title_short |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café |
title_full |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café |
title_fullStr |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café |
title_full_unstemmed |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café |
title_sort |
Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café |
author |
Soares, Shaiane da Silva |
author_facet |
Soares, Shaiane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Shaiane da Silva |
contributor_str_mv |
Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Comunicação dialógica Marketing digital Interação Orna Café |
topic |
Publicidade Propaganda Comunicação dialógica Marketing digital Interação Orna Café |
description |
A necessidade de se destacar no meio digital faz com que o diálogo se torne uma ferramenta essencial para estimular o relacionamento entre a marca e seu público. Assim, o presente estudo explora o modelo dialógico da comunicação proposto por Paulo Freire e o relaciona a outros conceitos. Com o objetivo de investigar a comunicação do Orna Café no Instagram, entre 2017 e 2018, a partir do modelo dialógico da comunicação verificou-se a necessidade de conceituar diálogo, interação mútua, participação, marketing digital, engajamento e metáfora do espetáculo, para fazer uma correlação dos conceitos com a comunicação da marca. Realizou-se um estudo de caso através de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, onde mapeou-se as publicações no Instagram da marca, identificou-se linhas de diálogo, dessas selecionou-se três para descrever e interpretar. Os resultados indicaram que o diálogo possibilita a participação/intervenção nas mudanças da cafeteria, fomentando o relacionamento com o público e o engajamento do mesmo. Também, constatou-se uma exemplar disposição da marca em estabelecer diálogos genuínos com seu público através das mídias sociais. Além disso, demonstra-se de extrema importância saber ouvir e permitir-se mudar a partir do diálogo com o público. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-15T12:18:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-15 2019-01-15T12:18:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEREGALLI, Kananda. Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café. 2018. 65 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560 |
identifier_str_mv |
MEREGALLI, Kananda. Comunicação é diálogo: estudo de caso da comunicação no Instagram do Orna Café. 2018. 65 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1560/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1560/1/PF2018Shaiane%20da%20Silva%20Soares.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 01ac7bc049f921d91c198a9414d4bf82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492619538432000 |