Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1562 |
Resumo: | O mercado da música a luz da Indústria Cultural, transformou-se ao longo do tempo, com sua própria lógica e contexto, principalmente nos aspectos promocionais. O desenvolvimento do ambiente online, proporcionou uma realidade mais diversificada em relação aos artistas e acessível para o consumidor. O presente estudo tem como objetivo, analisar as estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro. Para tal objetivo, o método descritivo foi empregado, através de uma abordagem quantitativa e qualitativa de análise de conteúdo. Buscou-se, compreender como a cantora promove seu material musical dentro do Instagram. Os resultados levantados mostram o uso de quatro estratégias diferentes, são elas, capa do single, teaser do videoclipe, disponibilização de links e conceito visual. Fotografias realizadas durante as filmagens, também são aproveitadas como forma de promoção, essa espécie de estratégia não foi levantada por autores. O uso frequente de textos na legenda das publicações, juntamente com representações gráficas, são um traço da sua comunicação. Concluindo que há uma preocupação em sistematizar essas mensagens, dividindo as em categorias conforme o conteúdo. Entretanto a questão da interação com os seguidores, é uma grande falha dos seus esforços, poucos comentários são respondidos. |
id |
UPF_0a1f8eadf94a4883c6e6d639e9bbd1e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1562 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2019-01-15T13:02:18Z2019-01-152019-01-15T13:02:18Z2019-10-29SITENESKI, Dalvan Alves. Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro. 2018. 66 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1562Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-01-15T13:02:18Z No. of bitstreams: 1 PF2018Dalvan Alves Siteneski.pdf: 1950220 bytes, checksum: 1609cd43b324ee52ea153752a773d443 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-15T13:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Dalvan Alves Siteneski.pdf: 1950220 bytes, checksum: 1609cd43b324ee52ea153752a773d443 (MD5) Previous issue date: 2019-10-29O mercado da música a luz da Indústria Cultural, transformou-se ao longo do tempo, com sua própria lógica e contexto, principalmente nos aspectos promocionais. O desenvolvimento do ambiente online, proporcionou uma realidade mais diversificada em relação aos artistas e acessível para o consumidor. O presente estudo tem como objetivo, analisar as estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro. Para tal objetivo, o método descritivo foi empregado, através de uma abordagem quantitativa e qualitativa de análise de conteúdo. Buscou-se, compreender como a cantora promove seu material musical dentro do Instagram. Os resultados levantados mostram o uso de quatro estratégias diferentes, são elas, capa do single, teaser do videoclipe, disponibilização de links e conceito visual. Fotografias realizadas durante as filmagens, também são aproveitadas como forma de promoção, essa espécie de estratégia não foi levantada por autores. O uso frequente de textos na legenda das publicações, juntamente com representações gráficas, são um traço da sua comunicação. Concluindo que há uma preocupação em sistematizar essas mensagens, dividindo as em categorias conforme o conteúdo. Entretanto a questão da interação com os seguidores, é uma grande falha dos seus esforços, poucos comentários são respondidos.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaIndústria culturalMovimento LGBTIndústria fonográficaEstratégias promocionaisAnálise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedeiros, Janine Fleith deSiteneski, Dalvan Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1562/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Dalvan Alves Siteneski.pdfPF2018Dalvan Alves Siteneski.pdfMonografia Dalvan Alves Siteneskiapplication/pdf1950220http://localhost:8080/bitstream/riupf/1562/1/PF2018Dalvan%20Alves%20Siteneski.pdf1609cd43b324ee52ea153752a773d443MD51riupf/15622019-01-15 11:02:19.008oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102019-01-15T13:02:19Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro |
title |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro |
spellingShingle |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro Siteneski, Dalvan Alves Publicidade Propaganda Indústria cultural Movimento LGBT Indústria fonográfica Estratégias promocionais |
title_short |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro |
title_full |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro |
title_fullStr |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro |
title_full_unstemmed |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro |
title_sort |
Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro |
author |
Siteneski, Dalvan Alves |
author_facet |
Siteneski, Dalvan Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Janine Fleith de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siteneski, Dalvan Alves |
contributor_str_mv |
Medeiros, Janine Fleith de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Indústria cultural Movimento LGBT Indústria fonográfica Estratégias promocionais |
topic |
Publicidade Propaganda Indústria cultural Movimento LGBT Indústria fonográfica Estratégias promocionais |
description |
O mercado da música a luz da Indústria Cultural, transformou-se ao longo do tempo, com sua própria lógica e contexto, principalmente nos aspectos promocionais. O desenvolvimento do ambiente online, proporcionou uma realidade mais diversificada em relação aos artistas e acessível para o consumidor. O presente estudo tem como objetivo, analisar as estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro. Para tal objetivo, o método descritivo foi empregado, através de uma abordagem quantitativa e qualitativa de análise de conteúdo. Buscou-se, compreender como a cantora promove seu material musical dentro do Instagram. Os resultados levantados mostram o uso de quatro estratégias diferentes, são elas, capa do single, teaser do videoclipe, disponibilização de links e conceito visual. Fotografias realizadas durante as filmagens, também são aproveitadas como forma de promoção, essa espécie de estratégia não foi levantada por autores. O uso frequente de textos na legenda das publicações, juntamente com representações gráficas, são um traço da sua comunicação. Concluindo que há uma preocupação em sistematizar essas mensagens, dividindo as em categorias conforme o conteúdo. Entretanto a questão da interação com os seguidores, é uma grande falha dos seus esforços, poucos comentários são respondidos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-15T13:02:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-15 2019-01-15T13:02:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SITENESKI, Dalvan Alves. Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro. 2018. 66 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1562 |
identifier_str_mv |
SITENESKI, Dalvan Alves. Análise das estratégias de comunicação de Pabllo Vittar no mercado musical brasileiro. 2018. 66 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1562/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1562/1/PF2018Dalvan%20Alves%20Siteneski.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c 1609cd43b324ee52ea153752a773d443 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492619547869184 |