Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240 |
Resumo: | Este trabalho teve como principal objetivo analisar a política de crédito e cobrança atual da empresa, identificar as falhas na concessão do crédito e apresentar o plano mais adequado de cadastro, crédito e realização de cobranças para a loja X. Esta pesquisa foi classificada como descritiva e exploratória. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa foi definida como quantitativa e qualitativa. O estudo iniciou em seu referencial teórico e metodologia, em seguida foi realizada a apresentação dos resultados onde primeiramente a empresa foi contextualizada relatando um pouco de sua história, seu índice de inadimplência e as atuais práticas relacionadas aos processos de crédito e cobrança. Como proposta de melhoria, exemplificadamente recomendou-se que a empresa adotasse métodos estratégicos, os quais incluem estabelecer um limite de crédito para evitar extrapolamentos. Sugeriu-se também, que a empresa foque na realização e atualização cadastral, solicitando ao cliente todos os documentos necessários para análise. Conclui-se que se a proposta for implementada pela empresa, os riscos com inadimplência poderão ser minimizados. |
id |
UPF_0fab3cf5cccf488b75cd034cd36ed4ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/2240 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2022-04-07T19:22:01Z2022-05-072022-04-07T19:22:01Z2021-01-20MATIELLO, Marianna Stum. Política de crédito e cobrança: ações para redução da Inadimplência na loja X. 2021. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, 2021.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240Este trabalho teve como principal objetivo analisar a política de crédito e cobrança atual da empresa, identificar as falhas na concessão do crédito e apresentar o plano mais adequado de cadastro, crédito e realização de cobranças para a loja X. Esta pesquisa foi classificada como descritiva e exploratória. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa foi definida como quantitativa e qualitativa. O estudo iniciou em seu referencial teórico e metodologia, em seguida foi realizada a apresentação dos resultados onde primeiramente a empresa foi contextualizada relatando um pouco de sua história, seu índice de inadimplência e as atuais práticas relacionadas aos processos de crédito e cobrança. Como proposta de melhoria, exemplificadamente recomendou-se que a empresa adotasse métodos estratégicos, os quais incluem estabelecer um limite de crédito para evitar extrapolamentos. Sugeriu-se também, que a empresa foque na realização e atualização cadastral, solicitando ao cliente todos os documentos necessários para análise. Conclui-se que se a proposta for implementada pela empresa, os riscos com inadimplência poderão ser minimizados.The main objective of this work was to analyze the company's credit policy and current charge, identify flaws in the granting of credit and present the most appropriate plan for registration, credit and charges for X store. This research was classified as descriptive and exploratory. As for the approach to the problem, the research is defined as quantitative and qualitative. The study starts in its theoretical framework and methodology, and then the results were presented, where the company was first contextualized, reporting a little of its history, its default rate and current practices related to credit and charges processes. As an improvement proposal, for example, it was recommended that the company adopt strategic methods, which include establishing a credit limit to avoid extrapolations. It was also suggested that the company focus on performing and updating registration, asking the customer for all the documents necessary for analysis. It is concluded that if the proposal is implemented by the company, the default risks can be minimized.Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2022-04-07T19:22:01Z No. of bitstreams: 1 SOL2021MarianaStum Matiello.pdf: 6013 bytes, checksum: a09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6c (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-07T19:22:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOL2021MarianaStum Matiello.pdf: 6013 bytes, checksum: a09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6c (MD5) Previous issue date: 2021-01-20porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasCadastroInadimplênciaPolítica de cobrançaPolítica de créditoPolítica de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja Xinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRodrigues, DanielMatiello, Marianna Stuminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALSOL2021MarianaStum Matiello.pdfSOL2021MarianaStum Matiello.pdfArtigo de Conclusão de Curso Mariana Stum Matielloapplication/pdf6013http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/1/SOL2021MarianaStum%20Matiello.pdfa09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6cMD51riupf/22402023-04-20 16:14:45.76oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102023-04-20T19:14:45Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X |
title |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X |
spellingShingle |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X Matiello, Marianna Stum Administração de empresas Cadastro Inadimplência Política de cobrança Política de crédito |
title_short |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X |
title_full |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X |
title_fullStr |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X |
title_full_unstemmed |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X |
title_sort |
Política de crédito e cobrança: ações para redução da inadimplência na loja X |
author |
Matiello, Marianna Stum |
author_facet |
Matiello, Marianna Stum |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matiello, Marianna Stum |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de empresas Cadastro Inadimplência Política de cobrança Política de crédito |
topic |
Administração de empresas Cadastro Inadimplência Política de cobrança Política de crédito |
description |
Este trabalho teve como principal objetivo analisar a política de crédito e cobrança atual da empresa, identificar as falhas na concessão do crédito e apresentar o plano mais adequado de cadastro, crédito e realização de cobranças para a loja X. Esta pesquisa foi classificada como descritiva e exploratória. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa foi definida como quantitativa e qualitativa. O estudo iniciou em seu referencial teórico e metodologia, em seguida foi realizada a apresentação dos resultados onde primeiramente a empresa foi contextualizada relatando um pouco de sua história, seu índice de inadimplência e as atuais práticas relacionadas aos processos de crédito e cobrança. Como proposta de melhoria, exemplificadamente recomendou-se que a empresa adotasse métodos estratégicos, os quais incluem estabelecer um limite de crédito para evitar extrapolamentos. Sugeriu-se também, que a empresa foque na realização e atualização cadastral, solicitando ao cliente todos os documentos necessários para análise. Conclui-se que se a proposta for implementada pela empresa, os riscos com inadimplência poderão ser minimizados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-07T19:22:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-07 2022-04-07T19:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATIELLO, Marianna Stum. Política de crédito e cobrança: ações para redução da Inadimplência na loja X. 2021. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240 |
identifier_str_mv |
MATIELLO, Marianna Stum. Política de crédito e cobrança: ações para redução da Inadimplência na loja X. 2021. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, 2021. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/2240/1/SOL2021MarianaStum%20Matiello.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c a09a1ff5402857864d6a931bf0c36d6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492625634852864 |