Aplicação da semiótica na investigação do posicionamento percebido: um estudo no setor da indústria de artigos esportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Potrich, Susana Zanetti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2580
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o posicionamento percebido da empresa Draggon Sports frente aos principais concorrentes do segmento industrial de confecções esportivas. No processo de posicionamento, as marcas devem funcionar como um “arquivo comprimido” que, quando aberto na mente do consumidor, apresenta a proposta da oferta por meio do desencadeamento das associações. As marcas representam as percepções e os sentimentos dos consumidores em relação a um produto e seu desempenho. Para a investigação do posicionamento percebido, utilizou-se a abordagem exploratória qualitativa a partir da semiótica. O estudo investigou o posicionamento de quatro marcas que atuam no segmento industrial de confecções esportivas junto a dezesseis sujeitos escolhidos por conveniência. Três grupos de ícones metafóricos (marcas de tênis, automóveis e animais) foram estabelecidos como signos aos quais os sujeitos da amostra os relacionam e associam as quatro marcas de artigos esportivos investigadas, estabelecendo características determinantes ao posicionamento. Como principal resultado, o estudo proporcionou o posicionamento percebido para a marca Draggon Sports em relação aos seus concorrentes, demonstrando que a marca é percebida como líder de mercado na região, na visão de seus clientes, e a empresa é especializada no seu segmento de mercado. Por fim, destaca-se que a ciência semiótica é relevante para o acesso de pesquisadores a elementos disfarçados pela racionalidade junto aos consumidores, sendo necessário que estudos quantitativos também sejam desenvolvidos, observando a metodologia de análise proposta por Peirce.
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Para a investigação do posicionamento percebido, utilizou-se a abordagem exploratória qualitativa a partir da semiótica. O estudo investigou o posicionamento de quatro marcas que atuam no segmento industrial de confecções esportivas junto a dezesseis sujeitos escolhidos por conveniência. Três grupos de ícones metafóricos (marcas de tênis, automóveis e animais) foram estabelecidos como signos aos quais os sujeitos da amostra os relacionam e associam as quatro marcas de artigos esportivos investigadas, estabelecendo características determinantes ao posicionamento. Como principal resultado, o estudo proporcionou o posicionamento percebido para a marca Draggon Sports em relação aos seus concorrentes, demonstrando que a marca é percebida como líder de mercado na região, na visão de seus clientes, e a empresa é especializada no seu segmento de mercado. Por fim, destaca-se que a ciência semiótica é relevante para o acesso de pesquisadores a elementos disfarçados pela racionalidade junto aos consumidores, sendo necessário que estudos quantitativos também sejam desenvolvidos, observando a metodologia de análise proposta por Peirce.The present study has as its objective to analyze the Draggon Sports company positioning facing the main competitors in the sportswear segment. In the positioning process, the brands need to function as a “compressed file” in the consumer’s mind and, when opened, presents the offer proposal through association unfolding. Brands represent the consumers’ perceptions and feelings related to a product an its performance. In order to investigate the realized positioning, it was used qualitative and exploratory approach from semiotics. The study investigated four brands positioning in the sportswear segment with 16 people chosen by convenience. Three metaphorical icon groups (sneakers brands, automobiles and animals) were established as metaphorical signs to which the people from the sample relate themselves and associates with four sportwear brands investigated, establishing determinant characteristics to the positioning. As main result, the study afforded the realized positioning to the Draggon Sports brand in relation to the competitors, demonstrating this brand is noted as the market leader in the region, through the customers’ views, and the company is specialized in its market segment. Thus, it stands out that semiotics science is relevant to the access of researchers to elements concealed by rationality among consumers, so as it is also necessary the quantitative studies development, observing the methodology for analysis proposed by Peirce.Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-02-02T18:15:45Z No. of bitstreams: 1 SAR2023SusanaZanettiPotrich.pdf: 1079642 bytes, checksum: 61d46de81f7fec03cfdedbf9fdb2d98d (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-02T18:15:45Z (GMT). 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