Homo storyteller: a técnica do transmedia storytelling enquanto recurso na comunicação direcionada à geração Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ebert, Vagner
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/705
Resumo: Contar histórias é, para o ser humano, uma viagem através da imaginação e dos sonhos, onde a razão é deixada de lado e a emoção ganha voz e vez, principalmente durante a infância. Mas histórias também podem ser utilizadas com o intuito de engajar os públicos de uma empresa, promover a venda de um produto ou a lembrança de uma marca. É está a proposto do Transmedia Storytelling, que constitui-se como uma contação de histórias através das diferentes tecnologias da informação e comunicação (TICs) disponíveis em pleno século XXI. O estudo aqui apresentado constitui-se como uma pesquisa bibliográfica e experimental, onde visa-se analisar as possibilidades da técnica do Transmedia Storytelling enquanto recurso na comunicação com a Geração Z. Para tanto, a revisão de literatura realizada aborda os temas necessários ao estudo em questão, investigando, assim, o potencial interativo das tecnologias e a teoria dialógica da comunicação, o Homo Zappiens, isto é, os indivíduos pertencentes à chamada Geração Z, e os processos comunicativos e mercadológicos que precedem à prática do Transmedia Storytelling. A metodologia utilizada consiste em um laboratório experimental, onde os participantes, jovens da geração investigada, estiveram expostos à três técnicas de apresentação. A investigação resultou na confirmação das possibilidades de interação e engajamento da técnica, mas descobriu-se também que contar histórias de modo oral e empregar imagens como recurso de apoio à compreensão da mensagem mostram-se eficientes e importantes. Ainda, é necessário levar em consideração alguns fatores de risco ao se aplicar a técnica.
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Mas histórias também podem ser utilizadas com o intuito de engajar os públicos de uma empresa, promover a venda de um produto ou a lembrança de uma marca. É está a proposto do Transmedia Storytelling, que constitui-se como uma contação de histórias através das diferentes tecnologias da informação e comunicação (TICs) disponíveis em pleno século XXI. O estudo aqui apresentado constitui-se como uma pesquisa bibliográfica e experimental, onde visa-se analisar as possibilidades da técnica do Transmedia Storytelling enquanto recurso na comunicação com a Geração Z. Para tanto, a revisão de literatura realizada aborda os temas necessários ao estudo em questão, investigando, assim, o potencial interativo das tecnologias e a teoria dialógica da comunicação, o Homo Zappiens, isto é, os indivíduos pertencentes à chamada Geração Z, e os processos comunicativos e mercadológicos que precedem à prática do Transmedia Storytelling. A metodologia utilizada consiste em um laboratório experimental, onde os participantes, jovens da geração investigada, estiveram expostos à três técnicas de apresentação. A investigação resultou na confirmação das possibilidades de interação e engajamento da técnica, mas descobriu-se também que contar histórias de modo oral e empregar imagens como recurso de apoio à compreensão da mensagem mostram-se eficientes e importantes. 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