Responsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samudio, Isadora Ambrós
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2302
Resumo: Em função das atuais demandas ambientais, em companhia da crescente progressão de um grupo de pessoas envolvidas para/com tais necessidades, surge a manifestação de novos setores comerciais direcionadas à produções mais responsáveis e menos agressivas ao meio ambiente. Todavia, o comportamento humano está predisposto a seguir práticas já impostas à sociedade, e introduzir novos hábitos a parcela despreocupada da população se mostra como um desafio, que requer estratégias certeiras para revertê-lo. Com o objetivo de avaliar como a comunicação está sendo manipulada para induzir o consumidor ao comportamento sustentável, o presente trabalho, a partir de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas, sendo essas, a revisão bibliográfica em dados secundários e a abordagem qualitativa, executada pelo método de estudos de caso, apresenta uma avaliação relativa às publicações realizadas no Instagram de duas marcas que se posicionam como sustentáveis, a Thirty Seven Trend e a Agora Sou ECO. Para a análise foi utilizada a Teoria da Biologia Evolutiva, que prevê 5 tendências do comportamento humano, (1) interesse próprio, (2) status relativo, (3) imitação social, (4) desconto futuro, (5) preocupações impalpáveis. Após a observação do material, concluiu-se que ambas as marcas apropriam-se das tendências para incutir e estimular modificações nos hábitos de consumo e condutas comuns de seus seguidores, do mesmo modo que empenham os argumentos para anunciar/ofertar os produtos trabalhados.
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Com o objetivo de avaliar como a comunicação está sendo manipulada para induzir o consumidor ao comportamento sustentável, o presente trabalho, a partir de uma pesquisa exploratória realizada em duas etapas, sendo essas, a revisão bibliográfica em dados secundários e a abordagem qualitativa, executada pelo método de estudos de caso, apresenta uma avaliação relativa às publicações realizadas no Instagram de duas marcas que se posicionam como sustentáveis, a Thirty Seven Trend e a Agora Sou ECO. Para a análise foi utilizada a Teoria da Biologia Evolutiva, que prevê 5 tendências do comportamento humano, (1) interesse próprio, (2) status relativo, (3) imitação social, (4) desconto futuro, (5) preocupações impalpáveis. Após a observação do material, concluiu-se que ambas as marcas apropriam-se das tendências para incutir e estimular modificações nos hábitos de consumo e condutas comuns de seus seguidores, do mesmo modo que empenham os argumentos para anunciar/ofertar os produtos trabalhados.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidade e PropagandaComportamento humanoBiologia evolutivaSustentabilidadeComunicação sustentávelResponsabilidade socioambiental: a comunicação como vetor de indução ao comportamento sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedeiros, Janine Fleith deSamudio, Isadora Ambrósinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2302/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2022IsadoraAmbrósSamudio.pdfPF2022IsadoraAmbrósSamudio.pdfMonografia Isadora Ambrós Samudioapplication/pdf7790698http://localhost:8080/bitstream/riupf/2302/1/PF2022IsadoraAmbr%c3%b3sSamudio.pdfceb58cfc440054f3c42dd13296549a38MD51riupf/23022022-09-12 21:17:32.52oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-09-13T00:17:32Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
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