A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosset, Tarcila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1489
Resumo: Estimular os sentidos do consumidor pode trazer bons resultados na ampliação da atenção, interesse e desejos. A partir disso, as marcas têm buscado incluir esse tipo de estratégia sensorial nas suas decisões de marketing. No entanto, para atingir resultados eficazes sabe-se que tudo deve fazer parte do planejamento de comunicação, incluindo o tipo de voz que a marca escolhe para representa-la. Este estudo investigou como a voz utilizada por uma marca na sua comunicação é um fator de influência na percepção dos consumidores no que se refere a atitudes sobre a propaganda, as atitudes sobre a marca, a confiança e a intenção de compra em relação a um produto anunciado. A pesquisa foi realizada a partir de referências bibliográficas e, em um segundo momento, foi realizado um experimento. Grupos de indivíduos foram submetidos a diferentes tratamentos, todos avaliaram versões de um mesmo audiovisual produzidos a partir de quatro tipos de vozes distintas. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar que a voz feminina com timbre agudo estimula atitudes mais positivas em relação a propaganda do que as demais vozes utilizadas neste estudo. Reconheceu-se também uma determinada associação entre os tons de voz grave e a ampliação de confiança sobre o anúncio.
id UPF_36f9e876e5f17a8e52e8e5a293810d9f
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1489
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-08-26T00:23:36Z2018-08-272018-08-26T00:23:36Z2018-07-02ROSSET, Tarcila. A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor. 2018. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1489Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-08-26T00:23:36Z No. of bitstreams: 1 PF2018Tarcila Rosset.pdf: 1407028 bytes, checksum: 9ecfbe07b5936f15a35fe8c9f48dd868 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-26T00:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Tarcila Rosset.pdf: 1407028 bytes, checksum: 9ecfbe07b5936f15a35fe8c9f48dd868 (MD5) Previous issue date: 2018-07-02Estimular os sentidos do consumidor pode trazer bons resultados na ampliação da atenção, interesse e desejos. A partir disso, as marcas têm buscado incluir esse tipo de estratégia sensorial nas suas decisões de marketing. No entanto, para atingir resultados eficazes sabe-se que tudo deve fazer parte do planejamento de comunicação, incluindo o tipo de voz que a marca escolhe para representa-la. Este estudo investigou como a voz utilizada por uma marca na sua comunicação é um fator de influência na percepção dos consumidores no que se refere a atitudes sobre a propaganda, as atitudes sobre a marca, a confiança e a intenção de compra em relação a um produto anunciado. A pesquisa foi realizada a partir de referências bibliográficas e, em um segundo momento, foi realizado um experimento. Grupos de indivíduos foram submetidos a diferentes tratamentos, todos avaliaram versões de um mesmo audiovisual produzidos a partir de quatro tipos de vozes distintas. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar que a voz feminina com timbre agudo estimula atitudes mais positivas em relação a propaganda do que as demais vozes utilizadas neste estudo. Reconheceu-se também uma determinada associação entre os tons de voz grave e a ampliação de confiança sobre o anúncio.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaMarketing sensorialIdentidade sonoraVoz da marcaComportamento do consumidorA voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoRosset, Tarcilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1489/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Tarcila Rosset.pdfPF2018Tarcila Rosset.pdfMonografia Tarcila Rossetapplication/pdf1407028http://localhost:8080/bitstream/riupf/1489/1/PF2018Tarcila%20Rosset.pdf9ecfbe07b5936f15a35fe8c9f48dd868MD51riupf/14892018-08-25 21:23:36.435oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-26T00:23:36Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
title A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
spellingShingle A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
Rosset, Tarcila
Publicidade
Propaganda
Marketing sensorial
Identidade sonora
Voz da marca
Comportamento do consumidor
title_short A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
title_full A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
title_fullStr A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
title_full_unstemmed A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
title_sort A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor
author Rosset, Tarcila
author_facet Rosset, Tarcila
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosset, Tarcila
contributor_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Marketing sensorial
Identidade sonora
Voz da marca
Comportamento do consumidor
topic Publicidade
Propaganda
Marketing sensorial
Identidade sonora
Voz da marca
Comportamento do consumidor
description Estimular os sentidos do consumidor pode trazer bons resultados na ampliação da atenção, interesse e desejos. A partir disso, as marcas têm buscado incluir esse tipo de estratégia sensorial nas suas decisões de marketing. No entanto, para atingir resultados eficazes sabe-se que tudo deve fazer parte do planejamento de comunicação, incluindo o tipo de voz que a marca escolhe para representa-la. Este estudo investigou como a voz utilizada por uma marca na sua comunicação é um fator de influência na percepção dos consumidores no que se refere a atitudes sobre a propaganda, as atitudes sobre a marca, a confiança e a intenção de compra em relação a um produto anunciado. A pesquisa foi realizada a partir de referências bibliográficas e, em um segundo momento, foi realizado um experimento. Grupos de indivíduos foram submetidos a diferentes tratamentos, todos avaliaram versões de um mesmo audiovisual produzidos a partir de quatro tipos de vozes distintas. De acordo com os dados obtidos, foi possível constatar que a voz feminina com timbre agudo estimula atitudes mais positivas em relação a propaganda do que as demais vozes utilizadas neste estudo. Reconheceu-se também uma determinada associação entre os tons de voz grave e a ampliação de confiança sobre o anúncio.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-26T00:23:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-27
2018-08-26T00:23:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSSET, Tarcila. A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor. 2018. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1489
identifier_str_mv ROSSET, Tarcila. A voz da marca como influenciador das atitudes e confiança do consumidor. 2018. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1489/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1489/1/PF2018Tarcila%20Rosset.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
9ecfbe07b5936f15a35fe8c9f48dd868
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492618770874368