Impacto da linguagem de formas na percepção do consumidor sobre atributos de produtos e marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Lorenzo Luiz Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256953
Resumo: Este estudo teve como seu principal objetivo investigar o efeito da linguagem de formas aplicada a logotipos e como esta é capaz de influenciar a percepção do consumidor a respeito de atributos de produtos e marcas. Esta pesquisa tomou forma um experimento utilizando como instrumento de coleta uma survey online, onde inicialmente foi elaborada uma marca fictícia chamada Pace, atuante na indústria de calçados, assim como 3 logotipos inspirados nas formas primárias do círculo, quadrado e triângulo, em seguida os logos foram editados em um mockup de calçado e compostos em uma propaganda estilo banner formando 4 cenários sendo 1 de controle sem logotipo. Os resultados apresentados apontam para a linguagem de forma como potencial influenciador da percepção do consumidor. O cenário quadrado foi percebido como menos feminino e menos orientado ao público jovem, enquanto a marca foi vista como mais confiável. O cenário do círculo foi visto como menos orientado ao público jovem. E por fim o cenário do triângulo foi percebido como mais esportivo. Esta pesquisa oferece uma contribuição ao estudo do marketing sensorial explorando o efeito da forma como elemento capaz de estimular o sentido da visão e manipular a percepção do consumidor.
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