Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saugo, Josiele
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/981
Resumo: Analisando o mercado atual percebe-se uma corrida para ver quem conquista o consumidor primeiro. Nesta corrida, ganha quem souber conhecer melhor o seu público e suas necessidades e atende-las da melhor forma possível. Ganha também quem sabe usar-se das melhores estratégias de diferenciação, que podem ser muito úteis para chamar a atenção do público, além de trazer ele para perto. E em tempo de diversas redes sociais, esta corrida só aumenta, assim como as estratégias utilizadas pelas marcas para se destacar e consequentemente mostrar ao público consumidor porque escolher por determinada marca é melhor que optar por outra. Umas das estratégias presente na publicidade e propaganda é o licenciamento, onde duas marcas se unem para oferecer um produto diferente ao consumidor. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o engajamento gerado na rede social Facebook da marca Tic Tac, a partir da estratégia de licenciamento de seu produto com a marca Minions presente também em suas publicações. Desta forma, foram comparadas postagens na rede social com licenciamento e posteriormente postagens sem licenciamento, buscando assim avaliar qual dos dois tipos de publicação gerou mais engajamento nas publicações. Para que isso fosse possível, atribuíram-se pesos para cada envolvimento (curtida, compartilhamento e comentário) para então chegarmos a uma análise quantitativa, onde os valores foram somas mostrando qual tipo de publicação performou melhor. Isto é, qual gerou maior interesse do público da Fan Page considerando que comentários são o envolvimento de maior importância para gerar engajamento.
id UPF_4560a6329c7465b807926d1a893f0ee8
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/981
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2017-08-07T17:16:12Z2017-08-072017-08-07T17:16:12Z2016-12-09SAUGO, Josiele. Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac. 2016. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/981Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2017-08-07T17:16:12Z No. of bitstreams: 1 PF2016Josiele Saugo.pdf: 2631702 bytes, checksum: 3ebd8cae6481e5d776d4f31906879301 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-07T17:16:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016Josiele Saugo.pdf: 2631702 bytes, checksum: 3ebd8cae6481e5d776d4f31906879301 (MD5) Previous issue date: 2016-12-09Analisando o mercado atual percebe-se uma corrida para ver quem conquista o consumidor primeiro. Nesta corrida, ganha quem souber conhecer melhor o seu público e suas necessidades e atende-las da melhor forma possível. Ganha também quem sabe usar-se das melhores estratégias de diferenciação, que podem ser muito úteis para chamar a atenção do público, além de trazer ele para perto. E em tempo de diversas redes sociais, esta corrida só aumenta, assim como as estratégias utilizadas pelas marcas para se destacar e consequentemente mostrar ao público consumidor porque escolher por determinada marca é melhor que optar por outra. Umas das estratégias presente na publicidade e propaganda é o licenciamento, onde duas marcas se unem para oferecer um produto diferente ao consumidor. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o engajamento gerado na rede social Facebook da marca Tic Tac, a partir da estratégia de licenciamento de seu produto com a marca Minions presente também em suas publicações. Desta forma, foram comparadas postagens na rede social com licenciamento e posteriormente postagens sem licenciamento, buscando assim avaliar qual dos dois tipos de publicação gerou mais engajamento nas publicações. Para que isso fosse possível, atribuíram-se pesos para cada envolvimento (curtida, compartilhamento e comentário) para então chegarmos a uma análise quantitativa, onde os valores foram somas mostrando qual tipo de publicação performou melhor. Isto é, qual gerou maior interesse do público da Fan Page considerando que comentários são o envolvimento de maior importância para gerar engajamento.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaMarcaLicenciamentoEngajamentoRede SocialFacebookTic TacBanana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tacinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoSaugo, Josieleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/981/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2016Josiele Saugo.pdfPF2016Josiele Saugo.pdfMonografia Josiele Saugoapplication/pdf2631702http://localhost:8080/bitstream/riupf/981/1/PF2016Josiele%20Saugo.pdf3ebd8cae6481e5d776d4f31906879301MD51riupf/9812017-08-07 14:16:12.761oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-08-07T17:16:12Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
title Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
spellingShingle Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
Saugo, Josiele
Publicidade
Propaganda
Marca
Licenciamento
Engajamento
Rede Social
Facebook
Tic Tac
title_short Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
title_full Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
title_fullStr Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
title_full_unstemmed Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
title_sort Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac
author Saugo, Josiele
author_facet Saugo, Josiele
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Saugo, Josiele
contributor_str_mv Gusatti, Ciro Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Marca
Licenciamento
Engajamento
Rede Social
Facebook
Tic Tac
topic Publicidade
Propaganda
Marca
Licenciamento
Engajamento
Rede Social
Facebook
Tic Tac
description Analisando o mercado atual percebe-se uma corrida para ver quem conquista o consumidor primeiro. Nesta corrida, ganha quem souber conhecer melhor o seu público e suas necessidades e atende-las da melhor forma possível. Ganha também quem sabe usar-se das melhores estratégias de diferenciação, que podem ser muito úteis para chamar a atenção do público, além de trazer ele para perto. E em tempo de diversas redes sociais, esta corrida só aumenta, assim como as estratégias utilizadas pelas marcas para se destacar e consequentemente mostrar ao público consumidor porque escolher por determinada marca é melhor que optar por outra. Umas das estratégias presente na publicidade e propaganda é o licenciamento, onde duas marcas se unem para oferecer um produto diferente ao consumidor. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o engajamento gerado na rede social Facebook da marca Tic Tac, a partir da estratégia de licenciamento de seu produto com a marca Minions presente também em suas publicações. Desta forma, foram comparadas postagens na rede social com licenciamento e posteriormente postagens sem licenciamento, buscando assim avaliar qual dos dois tipos de publicação gerou mais engajamento nas publicações. Para que isso fosse possível, atribuíram-se pesos para cada envolvimento (curtida, compartilhamento e comentário) para então chegarmos a uma análise quantitativa, onde os valores foram somas mostrando qual tipo de publicação performou melhor. Isto é, qual gerou maior interesse do público da Fan Page considerando que comentários são o envolvimento de maior importância para gerar engajamento.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-07T17:16:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-07
2017-08-07T17:16:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAUGO, Josiele. Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac. 2016. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/981
identifier_str_mv SAUGO, Josiele. Banana! Um estudo sobre o licenciamento da marca Minions no produto Tic Tac. 2016. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/981/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/981/1/PF2016Josiele%20Saugo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
3ebd8cae6481e5d776d4f31906879301
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492614330155008