Gêneros textuais e as implicações para o letramento de adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1473 |
Resumo: | O presente trabalho discorre sobre a análise de conteúdo dos materiais utilizados em sala de aula para a alfabetização de jovens e adultos em uma escola estadual da cidade de Passo Fundo/RS. A partir da verificação dos gêneros aplicados, (com base nos estudos de Gêneros Textuais do teórico Luiz Antônio Marcuschi) e as temáticas abordadas nos mesmos, discute-se em que grau foram levados em conta aspectos como: a faixa etária, a promoção da interatividade e o contexto de vida dos alunos para inseri-los no mundo da escrita, segundo as teorias do letramento apresentadas por Angela Kleiman e do sociointeracionismo, do pesquisador Lev Vygotsky. Visto que os mais recentes estudos dessas áreas preconizam pelo trabalho que represente sentido àquele que aprende, tornando o processo significativo e instigando a participação. O que, nesse caso, colabora diretamente para estimular os mecanismos cognitivos de assimilação dos códigos escritos. A metodologia empregada foi a análise dos materiais aplicados em aula, com base na pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. Os resultados obtidos demonstraram que o material utilizado não estava adequado à efetiva consumação do processo de ensino-aprendizagem, por não contemplar as temáticas de acordo com a idade dos alunos, prejudicando a permanência e o avanço dos mesmos no curso de EJA e sua consequente inserção na sociedade formal. |
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2018-08-15T04:23:50Z2018-08-162018-08-15T04:23:50Z2018-06-29CUNHA, Paula Rios da. Gêneros textuais e as implicações para o letramento de adultos. 2018. 66 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1473Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-08-15T04:23:50Z No. of bitstreams: 1 PF2018Paula Rios da Cunha.pdf: 1386671 bytes, checksum: fd5c1e8de983ba6012688b106ae76f09 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-15T04:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Paula Rios da Cunha.pdf: 1386671 bytes, checksum: fd5c1e8de983ba6012688b106ae76f09 (MD5) Previous issue date: 2018-06-29O presente trabalho discorre sobre a análise de conteúdo dos materiais utilizados em sala de aula para a alfabetização de jovens e adultos em uma escola estadual da cidade de Passo Fundo/RS. A partir da verificação dos gêneros aplicados, (com base nos estudos de Gêneros Textuais do teórico Luiz Antônio Marcuschi) e as temáticas abordadas nos mesmos, discute-se em que grau foram levados em conta aspectos como: a faixa etária, a promoção da interatividade e o contexto de vida dos alunos para inseri-los no mundo da escrita, segundo as teorias do letramento apresentadas por Angela Kleiman e do sociointeracionismo, do pesquisador Lev Vygotsky. Visto que os mais recentes estudos dessas áreas preconizam pelo trabalho que represente sentido àquele que aprende, tornando o processo significativo e instigando a participação. O que, nesse caso, colabora diretamente para estimular os mecanismos cognitivos de assimilação dos códigos escritos. A metodologia empregada foi a análise dos materiais aplicados em aula, com base na pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. 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